Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 alimentos que aumentam a gota e você não sabia

Quem tem gota sabe que para prevenir as crises deve evitar carnes, frango, peixes, mariscos e bebidas alcoólicas, pois esses alimentos aumentam a produção de ácido úrico, substância que se acumula nas articulações e causa a dor e o inchaço típicos da doença.

No entanto, a lista de alimentos que devem ser evitados é maior, e sendo importante estar atento principalmente não consumir preparações que levam ingredientes que aumentam a gota.
Por isso, veja a seguir 7 exemplos de alimentos que devem ser evitados:

1. Sushi

A maior parte das peças de sushi são feitas com peixes e mariscos como salmão, atum e camarão, devendo ser evitadas. Assim, para quem não resiste a um sushi, deve-se dar preferência às peças feitas apenas com frutas ou com kani kama, lembrando de não exagerar no molho de soja devido ao excesso de sal.

2. Comida de restaurante

Em geral, as preparações e os molhos de restaurantes são feitos com caldos de carne em cubos para aumentar o sabor e deixar a comida mais atraente para o cliente. No entanto, caldos de carne natural ou em cubos são ricos em purinas, favorecendo o aumento do ácido úrico no organismo.

Assim, prefira sempre comer em casa, pois além de mais barato, a comida caseira traz também menos gordura e aditivos que as refeições dos restaurantes.

3. Pizza

Quem sofre de crises de gota deve evitar o consumo de pizzas especialmente fora de casa, pois a maior parte dos sabores contêm alimentos proibidos como presunto, linguiça, frango e carne.

Nestes casos, para o matar o desejo de pizza a melhor escolha é preparar tudo em casa, com recheios a base de queijo e legumes. Para facilitar, também podem ser usadas massas prontas e o molho de tomate industrializado.

7 alimentos que aumentam a gota e você não sabia

4. Espaguete à carbonara

Apesar de ser uma delícia, o espaguete à carbonara traz bacon como ingrediente, um alimento que aumenta o ácido úrico. Então, para não deixar de comer esta delícia, pode-se utilizar o bacon vegetariano, o tofu defumado ou o carpaccio vegetariano.

5. Pamonha

Por ser rica em milho, a pamonha também está contraindicada na alimentação de pacientes com gota, especialmente durante as crises. No entanto, ela pode ser consumida esporadicamente em períodos em que o ácido úrico esteja bem controlado, e a mesma dica vale para pratos como canjica e mugunzá.

6. Patê de fígado

O patê de fígado, muito utilizado para passar no pão ou em torradas, é muito rico em purinas, e por isso favorece o acúmulo de ácido úrico nas articulações. O mesmo vale para outras vísceras de animais como moela, coração e rins.

7. Mingau de aveia

Apesar de saudável, o mingau de aveia não pode ser consumido com frequência porque este cereal contém quantidades moderadas de purinas, devendo ser evitado principalmente durante as crises.

As bebidas alcoólicas são especialmente contraindicadas porque contém purinas que levam ao acumulo de ácido úrico no sangue e consequentemente nas articulações. Embora a cerveja seja mais prejudicial, o vinho e outras bebidas também não devem ser consumidas, especialmente nos momentos de crise de gota.

Para saber o que pode não incluir na alimentação, veja como deve ser a dieta para ácido úrico.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...