Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas do ácido úrico alto

Os principais sintomas de ácido úrico elevado no sangue são dor e o inchaço das articulações, que ocorrem devido ao acumulo de cristais de urato de sódio em determinadas regiões do corpo.

Outros sintomas típicos do excesso de ácido úrico no corpo são vermelhidão e dificuldade de movimentar a articulação afetada, sensação de "areia" ao tocar na região onde os cristais se depositaram, calafrios e febre baixa, descamação da pele na região afetada e dor nas costas e dificuldade para urinar, o que pode estar relacionado com um mau funcionamento renal.

A dor é mais comum no dedão do pé, mas também pode afetar outras articulações como tornozelos, joelhos, punhos e dedos das mãos, sendo que os indivíduos mais afetados costumam ser os homens, pessoas com história familiar de artrite e pessoas que consomem muito álcool.

Sintomas do ácido úrico alto

Como é feito o tratamento

O tratamento para ácido úrico alto pode ser feito com algumas restrições na alimentação e com remédios receitados pelo médico reumatologista.

Algumas dicas para melhorar a alimentação e baixar o ácido úrico são:

  • Beber no mínimo 1,5 L de água por dia;
  • Ingerir alimentos que ajudam a reduzir o ácido úrico, como maçã, beterraba, cenoura ou pepino, por exemplo;
  • Tomar remédios caseiros que ajudam a baixar o ácido úrico e reduzem a inflamação, tais como chá de urtiga, cataplasma de confrei e pomada de arnica. Veja como preparar estes remédios caseiros;
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja por ter uma grande quantidade de purina;
  • Evitar o uso de anti-inflamatórios e diuréticos por elevarem os níveis de ácido úrico no sangue;
  • Evitar a ingestão de carne vermelha, frutos do mar, peixes e alimentos industrializados porque também contêm níveis elevados de purina.

Assista o vídeo seguinte e saiba mais sobre a alimentação que deve fazer se tem o ácido úrico elevado:

Alimentação para ÁCIDO ÚRICO alto

543 mil visualizações

Além de uma alimentação adequada, o médico também pode prescrever medicamentos indicados para diminuir os níveis de ácido úrico no sangue. Veja em que consiste o tratamento farmacológico.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem