Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer em caso de Alergia à Perfume

Alergia à perfume é comum, sendo fácil de tratar porque na maior parte das vezes basta não usar perfume, nem permanecer muito próximo de pessoas que usam perfumes intensos. A alergia ao perfumes pode causar sintomas respiratórios, como coceira no nariz, ardência nos olhos e espirros, mas também pode causar sintomas na pele que está em contato direto com o perfume.

Muitos perfumes são altamente instáveis ​​e oxidam durante seu armazenamento ou em caso de exposição à luz solar e ao ar. Esses produtos de oxidação atuam como agentes fototóxicos e potentes sensibilizadores causando os sintomas alérgicos. 

O que fazer em caso de Alergia à Perfume

Como identificar a alergia ao perfume 

Pode-se identificar a alergia após a observação dos sintomas:

  • Dor de cabeça;
  • Coceira no nariz;
  • Espirros;
  • Tontura;
  • Coriza;
  • Olhos lacrimejando;
  • Chiado no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Coceira e irritação na pele, no local de uso do perfume.

Pessoas que possuem asma, rinite alérgica ou algum outro tipo de alergia são as que tem maiores chances de desenvolver esse tipo de alergia. O médico clínico geral ou alergologista podem realizar o diagnóstico com base nos sintomas, sem a necessidade de exames específicos, e indicar o tratamento necessário, que pode ser feito apenas com o afastamento dos aromas intensos. 

Tratamento para alergia a perfume 

O tratamento mais indicado é não usar perfume, nem permanecer próximo de pessoas que usam fragrâncias muito intensas.

Algumas recomendações importantes são:

  • Evitar ao máximo o uso de perfumes, água de colônia, eau de parfum e também o uso de cremes hidratantes, loção pós barba e desodorantes com aromas muito intensos.
  • É preciso ter o cuidado de não utilizar produtos de limpeza para o lar perfumados ou que contenham substâncias como o Lyral, essência natural de geraniol e óleo-de-rosas, pois estes são alguns dos mais suscetíveis à alergia e por isso são sempre identificados nas embalagens dos produtos.
  • É aconselhado manter a boa circulação do ar dentro de casa e também no ambiente de trabalho, mantendo as janelas abertas ou um ventilador ou circulador de ar quando necessário. O uso de um medicamento anti-histamínico pode ser útil nos momentos em que os sintomas respiratórios são muito intensos e prejudicam a qualidade de vida. 

Não existe uma dessensibilização ao perfume, e por isso esse tipo de alergia não tem cura.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem