Prick test: o que é, para que serve e como é feito

abril 2022
  1. Para que serve
  2. Como é feito
  3. Resultados

O Prick test é um exame rápido de alergias que permite identificar a que tipo de substâncias a pessoa tem maior sensibilidade.

Para fazer o Prick test são colocadas no antebraço substâncias que podem causar alergia e, depois de 15 a 20 minutos, é observado se aconteceu alguma reação na pele. 

Apesar de ser bastante sensível e poder ser realizado em pessoas de todas as idades, o resultado do Prick test é mais confiável a partir dos 5 anos, já que nessa idade o sistema imunológico já se encontra mais desenvolvido.

Para que serve

O teste de Prick é indicado para verificar se a pessoa possui algum tipo de alergia alimentar ou respiratória.

As principais alergias testadas são:

  • Camarão;
  • Leite;
  • Ovo; 
  • Amendoim;
  • Ácaros:
  • Poeira;
  • Picadas de inseto;
  • Látex.

Na maioria das vezes, o teste de Prick é realizado junto com o teste para alergias de contato, em que uma fita adesiva contendo algumas substâncias potencialmente alergênicas é colocada nas costas da pessoa, sendo retirada apenas após 48 horas. Entenda como é feito o teste da alergia de contato.

Como é feito o teste

O Prick test é rápido, simples, seguro e não causa dor. Para que esse teste possa ser feito, é recomendado que a pessoa suspensa o uso de anti-alérgicos, em forma de comprimidos, cremes ou pomadas, por cerca de 1 semana antes da realização do teste, para que não haja interferência no resultado.

Antes de iniciar o teste, é importante que o antebraço seja observado com o objetivo de identificar qualquer sinal de dermatite ou lesões, pois caso seja percebidas essas alterações, pode ser necessário fazer o teste no outro antebraço ou adiar a realização do teste. O teste é feito seguindo o seguinte passo a passo:

  1. Higienização do antebraço, que é o local em que é realizado o teste, utilizando álcool a 70%;
  2. Aplicação de uma gota de cada substância potencialmente alergênica com uma distância mínima de 2 centímetros entre cada uma;
  3. Realização de uma pequena perfuração através da gota com o objetivo de fazer com que a substância entre em contato direto com o organismo, levando à reação imunológica. Cada perfuração é feita com uma agulha diferente para que não haja contaminação e interfira no resultado final;
  4. Observação da reação, sendo indicado que a pessoa permaneça no ambiente em que o teste foi realizado.

Os resultados finais são obtidos após 15 a 20 minutos e é possível que durante a espera a pessoa perceba a formação de pequenas elevações na pele, vermelhidão e coceira, sendo indicativo de que houve reação alérgica. Apesar da coceira poder ser bastante desconfortável, é importante que a pessoa não coce.

Como entender os resultados

Os resultados são interpretados pelo médico através da observação de sinais na pele, como vermelhidão ou elevações no local em que o teste foi realizado. Os testes são considerados positivos quando a elevação vermelha na pele apresenta diâmetro igual ou superior a 3 mm.

É importante que os resultados do Prick test sejam avaliados pelo médico levando em consideração o histórico clínico da pessoa e resultado de outros exames de alergia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2022.

Bibliografia

  • MORI, José Carlos. Teste de Puntura (Prick Test): técnica e prática. Disponível em: <http://www.ipibrasil.com.br/arquivos/Produtos/preparacao_teste_prick.pdf>.
  • Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia. Testes Cutâneos Alérgicos. 2018. Disponível em: <http://www.ans.gov.br/images/stories/Particitacao_da_sociedade/2017_gt_cosaude/gt_cosaude_reuniao_4_apresentacoes.pdf>.
Mostrar bibliografia completa
  • CENTRO DE REABILITAÇÃO IMUNIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO. Prick Test. Disponível em: <http://www.cridi.com.br/prick-test.php>. Acesso em 08 nov 2019
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.