Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Albuminúria: o que é, principais causas e como é feito o tratamento

A albuminúria corresponde à presença de albumina na urina, que é uma proteína responsável por diversas funções no organismo e que normalmente não é encontrada na urina. No entanto, quando há alterações no rim, pode haver liberação dessa proteína na urina, sendo importante que o nefrologista seja consultado para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento adequado.

A presença de albumina na urina pode ser identificada por meio do exame de urina do tipo 1, no entanto para verificar a quantidade de albumina é normalmente solicitado pelo médico a realização do exame de urina de 24 horas, em que toda urina produzida pela pessoa em um dia é coletada em um recipiente próprio e enviado ao laboratório para análise. Saiba tudo sobre o exame de urina de 24 horas.

Albuminúria: o que é, principais causas e como é feito o tratamento

Como entender o resultado

A albumina é uma proteína responsável por várias funções no organismo, como manutenção da pressão osmótica, controle do pH e transporte de hormônios, ácido graxos, bilirrubina e medicamentos. Em condições normais, os rins impedem a eliminação das proteínas na urina, no entanto, quando a função renal está comprometida, há a passagem de proteínas, albumina principalmente, da sangue para a urina. Assim, a albuminúria pode ser classificada de acordo com a extensão da lesão nos rins em:

  • Microalbuminúria, em que pequenas quantidades de albumina são encontradas na urina, podendo significar que a lesão renal ainda está inicial ou uma albuminúria situacional, que acontece após exercício físico intenso e em infecções urinárias, por exemplo. Veja mais informações sobre a microalbuminúria;
  • Macroalbuminúria, na qual são verificadas grandes concentrações de albumina, indicando um problema renal mais extenso.

A presença de albumina na urina é considerada normal quando é verificada uma concentração menor que 30 mg em 24 horas. Quando são verificadas quantidades e albumina acima do valor considerado normal pelo laboratório, o médico normalmente indica a repetição do exame após 1 mês para confirmar o diagnóstico.

Causas da albuminúria

A albuminúria normalmente acontece devido a problemas nos rins, como glomerulonefrite ou nefrite, ou como consequência de situações que podem interferir na atividade do rim, como:

  • Problemas cardíacos;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Reumatismo;
  • Excesso de peso;
  • Idade avançada;
  • Histórico de doença renal na família.

A albumina também pode estar presente na urina após exercícios físicos intensos, em infecções urinárias, na febre, desidratação e estresse, sendo denominada albuminúria situacional. Normalmente a albuminúria é assintomática, no entanto a presença de espuma na urina pode ser indicativo da presença de proteínas. Veja quais são as causas de espuma na urina.

Como é feito o tratamento

O tratamento para albuminúria depende da sua causa e é feito de acordo com a orientação do nefrologista. Em geral, os pacientes que apresentam microalbuminúria respondem de forma satisfatória aos medicamentos prescritos para a doença de base. Por outro lado, nos casos mais graves, pode ser necessária a reposição de proteína.

Durante o tratamento para albuminúria é importante manter um controle constante da pressão arterial e glicemia, pois o aumento de pressão e de glicose no sangue pode danificar ainda mais os rins.

Bibliografia >

  • MUNDT, Lilian A.; SHANAHAN, Kristy. Exame de urina e de fluidos corporais de Graff. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem