Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quais são as principais causas da Urina com Espuma

A urina com espuma geralmente não é um sinal de problemas de saúde, sendo mais frequente quando se fica apertando para não ir no banheiro e, depois, se urina com muita força ou, então, quando existem produtos de limpeza ainda no vaso sanitário, que acabam reagindo com a urina e formando a espuma.

No entanto, nos casos em que a espuma surge muito frequentemente, também pode indicar a presença de proteínas na urina o que pode acontecer devido a problemas como pedras nos rins ou pressão alta descompensada. Nestes casos, é muito importante consultar um urologista para avaliar a causa e orientar o tratamento mais adequado. Veja outras alterações na urina que podem indicar problemas de saúde.

A urina com espuma não é sinal de gravidez, mas pode indicar que a grávida tem pré-eclâmpsia, que é uma complicação que pode levar a convulsões ou coma, quando não tratada. Veja quais os outros sintomas comuns da pré-eclâmpsia.

Saiba quais são as principais causas da Urina com Espuma

6 Causas comuns da urina com espuma

A urina espumando pode ter diversas causas como:

1. Urinar com muita força

Quando a bexiga está muito cheia e se aperta para não ir logo no banheiro, quando se vai fazer xixi, a urina pode sair com muita força e formar espuma, no entanto, este tipo de espuma geralmente desaparece em poucos minutos.

  • O que fazer: uma boa forma de descobrir se a espuma se formou por se apertar muito pode ser deixar a urina no vaso por alguns minutos antes de dar a descarga. Caso seja essa a causa, não é necessário qualquer tipo de tratamento. No entanto, segurar o xixi pode ter riscos para a saúde. Veja porque não deve segurar o xixi.

2. Produtos de limpeza no vaso sanitário

Alguns produtos de limpeza usados no vaso sanitário podem reagir com a urina e formar espuma, não indicando qualquer tipo de problema de saúde.

  • O que fazer: uma boa forma de saber se é o produto de limpeza que está causando a urina espumosa é fazer xixi em um recipiente limpo. Se não formar espuma, provavelmente é o produto, mas se formar espuma é preciso ir no médico para avaliar a causa da urina espumosa.

3. Desidratação

Quando se bebe pouca água ou se faz muito exercício seguido, pode-se ficar desidratado e, por isso, a urina fica mais concentrada e com espuma. Além disso, a urina apresenta ainda uma coloração mais escura e pode mesmo ter um cheiro mais forte. Veja outros sinais que podem ajudar a confirmar uma possível desidratação.

  • O que fazer: caso se desconfie que a espuma tenha surgido por desidratação, deve-se beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia e beber ainda mais água quando se pratica exercício.

4. Presença de proteínas na urina

Uma das principais causas da urina espumosa é a presença de proteínas na urina. O excesso de proteínas pode ocorrer após a prática intensa de exercício físico, ingestão excessiva de suplementos de proteína ou pode ser indicativo de problemas nos rins, pressão alta não tratada e diabetes, por exemplo. Veja as principais doenças que podem causar proteínas na urina.

  • O que fazer: a presença de proteínas na urina pode ser detectada através do exame de urina simples, que pode ser feito na farmácia ou em um posto de saúde, por exemplo. Caso se confirme, é importante consultar um nefrologista para avaliar a causa da presença de proteínas na urina e iniciar o tratamento mais adequado.
Saiba quais são as principais causas da Urina com Espuma

5. Infecção urinária

Uma infecção urinária pode provocar urina espumosa quando as bactérias entram na bexiga. Além da urina com espuma, geralmente outros sintomas estão associados como dor ou ardor ao urinar, urinar com frequência e sangue na urina. Faça o nosso teste online gratuito para saber se pode estar com uma infecção urinária.

  • O que fazer: deve-se fazer um exame de urina na farmácia ou no urologista. Caso exista infecção, deve-se consultar o urologista para saber que antibiótico utilizar.

6. Problemas nos rins

Os rins têm a função de filtrar o sangue, resultando na produção de urina que depois é eliminada do organismo. Qualquer doença ou problema que afete os rins como infecção renal, insuficiência renal, pressão alta ou pedras nos rins, por exemplo, podem causar urina espumosa. Veja 11 outros sintomas que podem indicar problemas nos rins.

  • O que fazer: caso exista suspeita de uma alteração nos rins, deve-se ir ao nefrologista para fazer exames e identificar a causa, iniciando o tratamento mais adequado.

Além destas causas, a urina com espuma no homem também pode ser causada pela presença de sêmen na urina. Depois do contato íntimo, pequenas quantidades de sêmen podem ficar na uretra e ir até à bexiga quando ela está funcionando mal, causando urina espumosa. Esta situação deve ser avaliada e tratada pelo urologista.

Urina com espuma pode ser gravidez?

A urina com espuma não é sinal de gravidez, no entanto, se a mulher estiver grávida, a urina espumosa pode indicar a presença de proteínas na urina, o que pode ser sinal de pré-eclâmpsia.

A pre-eclâmpsia é uma complicação da gravidez caracterizada por pressão alta, presença de proteínas na urina e inchaço do corpo que, quando não tratada, pode causar convulsões e colocar o bebê em risco. Saiba mais em: Pré-eclâmpsia.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar