Urina de 24 horas: para que serve, como fazer e resultados

Atualizado em dezembro 2023

O exame de urina de 24 horas é uma análise da urina coletada durante 24 horas para avaliar a função dos rins, muito útil para identificar a acompanhar doenças renais.

Este exame é indicado principalmente para medir a função dos rins ou avaliar a quantidade de proteínas ou outras substâncias na urina, como sódio, cálcio, oxalato ou ácido úrico, por exemplo, como forma de identificar doenças dos rins e vias urinárias.

Para fazer este exame, é necessário coletar toda a urina em um recipiente próprio durante um período de 24 horas, devendo ser levada ao laboratório que irá analisar os valores. Saiba mais sobre outros exames de urina que existem e como coletar

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O exame de urina de 24 horas serve para avaliar a função dos rins para detectar possíveis alterações renais através da determinação da quantidade de algumas substâncias na urina como:

Outras substâncias como amônia, ureia, magnésio e fosfato também podem ser quantificadas neste exame.

Desta forma, a urina de 24 horas pode ajudar o médico a identificar problemas como insuficiência renal, doenças dos túbulos renais, causas de cálculos nas vias urinárias ou nefrite, que é um conjunto de doenças que causam inflamação dos glomérulos renais. Entenda melhor o que é a nefrite e o que pode causar

Na gravidez, este exame costuma ser utilizado para determinar a presença de proteínas na urina da gestante para o diagnóstico de pré-eclâmpsia, que é uma complicação que surge na gravidez, em que a grávida desenvolve hipertensão, retenção de líquidos e perda de proteínas pela urina.

Como colher o exame 

Para fazer o exame de urina de 24 horas não é preciso fazer qualquer tipo de preparo, devendo-se apenas seguir os seguintes passos:

  1. Buscar o recipiente próprio do laboratório;
  2. No dia seguinte, logo de manhã, após acordar, urinar no vaso sanitário, desprezando a primeira urina do dia;
  3. Anotar a hora exata da micção que fez no vaso sanitário;
  4. Depois de ter urinado no vaso sanitário, coletar todas as urinas do dia e da noite no recipiente;
  5. A última urina a ser coletada no recipiente deve ser à mesma hora da urina do dia anterior que fez no vaso sanitário, com uma tolerância de 10 minutos.

Por exemplo, se a pessoa urinou às 8 horas do dia, a coleta de urina deve terminar exatamente às 8 horas do dia seguinte ou no mínimo às 7h50 e no máximo às 8h10.

Cuidados durante a coleta da urina

Durante a coleta de urina de 24 horas, é necessário ter certos cuidados como:

  • Se for evacuar, não deverá urinar no vaso sanitário porque toda a urina deve ser colocada no recipiente;
  • Se for tomar banho, não pode urinar no banho;
  • Se sair de casa, tem que levar o recipiente junto ou não pode urinar até regressar a casa;
  • Não pode fazer o exame de urina de 24 horas menstruada.

Entre as coletas de urina, o recipiente deve estar em um local fresco, de preferência refrigerado. Quando a coleta estiver terminada, o recipiente deve ser levado o mais rapidamente possível ao laboratório.

Valores de referência 

Alguns dos valores de referência do exame de urina de 24 horas são:

  • Clearance de creatinina entre 80 e 120 ml/min, que pode estar diminuído na insuficiência dos rins. Entenda o que é a insuficiência renal e como tratar;
  • Albumina: menor que 30 mg/24 horas;
  • Proteínas totais: menor que 150 mg/ 24 horas;
  • Cálcio: sem dieta até 280 mg/24h e com dieta 60 a 180 mg/24h.

Estes valores podem varias de acordo o a idade, o sexo, as condições de saúde da pessoa e o laboratório que faz o exame, por isso, devem sempre ser avaliados pelo médico, que irá indicar a necessidade de um tratamento. 

O exame de urina de 24 horas pela dificuldade na coleta e aos erros frequentes que podem ocorrer, tem sido cada vez menos pedido na prática médica, sendo substituídos por outros exames mais recentes, como fórmulas matemáticas que podem ser feitas após um exame simples de urina.