Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos que contém mais agrotóxicos

Morango, pimentão, pepino, tomate, alface, cenoura, abacaxi, beterraba e mamão são os alimentos que possuem maior quantidade de agrotóxicos, substâncias prejudiciais à saúde porque aumentam o risco de doenças graves como câncer, problemas nos rins e fígado, por exemplo.

Quanto mais água e menos fibras o alimento tiver, maior será sua concentração de agrotóxicos e de outras substâncias que também podem ser causados por adubos, que penetram não somente na casca mas em todo alimento. Mesmo que a casca do alimento seja retirada, os químicos que penetraram no alimento não podem ser removidos e acabam se acumulando no corpo humano ao longo dos anos causando danos à saúde. 

Alimentos que contém mais agrotóxicos

Efeitos dos agrotóxicos na saúde

Os pesticidas são substâncias tóxicas que combatem as pragas que podem afetar as plantações mas seu uso pode causar:

  • Intoxicação aguda quando há uma exposição excessiva: pode acontecer por exemplo nos agricultores que não se protegem o suficiente na hora de sua aplicação, ou
  • Intoxicação tardia devido ao seu consumo regular ao longo dos anos: pode acontecer ao ingerir alimentos cheios de agrotóxicos como aqueles que encontramos nos supermercados.

A intoxicação tardia pode demorar anos para se manifestar mas as alterações que podem surgir são graves e por vezes irreversíveis.

Sinais e sintomas de contaminação 

A tabela a seguir indica alguns sinais e sintomas que podem indicar intoxicação aguda causada por agrotóxicos, que afetam especialmente os agricultores porque estes entram em contato com uma maior quantidade do produto de uma só vez, e também as doenças que podem ser causadas pela intoxicação tardia, que ocorre através do consumo regular de alimentos contaminados.

Sinais de intoxicação aguda (agricultores)Doenças causadas pela intoxicação tardia (população em geral)

Fraqueza


Cólicas abdominais


Olhos vermelhos, conjuntivite


Espirros


Agitação


Convulsões


Ataque de asma


Irritação no nariz e garganta

Tontura


Vômitos


Tremores musculares


Dor de cabeça

Perda do apetite

Câncer de pulmão

Câncer de tireoide

Câncer de testículo

Câncer de mama

Câncer de próstata

Infertilidade

Doenças mentais

Alterações no fígado

Alterações nos rins

Alterações na tireoide

Arritmias cardíacas

Doença de Parkinson


Fibrose pulmonar

Alergias respiratórias

Aumento das mal formação do bebê

É possível saber se a causa dos sintomas ou da doença instalada é causada pelos agrotóxicos através de exames de sangue específicos, que são difíceis de serem realizados porque a maior parte dos laboratórios não possuem e também porque tem elevado custo financeiro.

No entanto, o médico poderá suspeitar de que a doença esteja relacionada com os agrotóxicos quando surgem os sintomas agudos em agricultores ou quando a pessoa informa o médico sobre seu estilo de vida, por exemplo.

Como se proteger e evitar a ingestão de agrotóxicos

A melhor forma de se proteger e evitar a ingestão de agrotóxicos é optar pelos alimentos de agricultura biológica, que também são conhecidos por alimentos orgânicos porque estes não contém nenhum tipo de pesticidas, mas se isso não for possível você pode:

  • Descansar os alimentos antes de comer, o que nem sempre é possível e também não é muito bom porque a maior parte das vitaminas encontra-se na casca;
  • Lavar muito bem todas as frutas, legumes, verduras e hortaliças antes do seu consumo, com água e sabão 
  • Criar sua própria plantação em casa, no terreno ou em vasos de plantas, por exemplo, optando por utilizar apenas produtos naturais para evitar possíveis pragas.

Confira: 3 motivos para comprar alimentos orgânicos

Como plantar tomate e alface em casa

Alimentos que contém mais agrotóxicos

Comprar uma muda de tomate ou colocar as sementes num copinho de café com terra úmida até que comece a germinar e depois plantar no vaso que desejar, regando diariamente e deixar sempre no sol, porque o tomate precisa de muito sol para crescer e dar frutos.

Colocar as sementes do alface ou uma muda de alface no horto e colocar num vaso de planta ou numa garrafa pet cortada na horizontal regando diariamente. Assim como o tomate, o alface também precisa de sol pelo menos 5 horas por dia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...