Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o Fumacê e o que faz para a saúde

O fumacê é uma estratégia encontrada pelo governo para controlar os mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma 'nuvem' de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que permite eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Dessa forma, esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a zika ou a chikungunya.

Embora não seja a forma mais segura de eliminar mosquitos, é bastante rápida, fácil e eficaz, tornando-se uma das principais armas usadas contra os mosquitos durante epidemias.

Geralmente, a dose usada em uma aplicação é segura para a saúde humana, no entanto, se a aplicação for muito frequente o agrotóxico pode ir se acumulando no corpo, causando alguns danos no sistema nervoso.

Veja como pode eliminar os mosquitos de forma segura e natural.

O que é o Fumacê e o que faz para a saúde

Qual o agrotóxico utilizado no fumacê

No Brasil, o agrotóxico que é utilizado nas pulverizações do fumacê é o Melatião. Essa é uma substância desenvolvida em laboratório que é muito usada na agricultura para evitar o desenvolvimento de pragas nas colheitas.

Depois de pulverizado, o melatião fica no ar por até 30 minutos, mas mantém-se nas superfícies e no chão por até várias semanas, enquanto é degradado pelo sol, vento e chuva. Assim, o período em que é necessário mais cuidado é durante os primeiros 30 minutos, no qual o agrotóxico pode ser facilmente respirado, chegando até ao sangue.

Embora as doses sejam ainda mais baixas, o Melatião pode ainda ser ingerido em alimentos ou água contaminada com o agrotóxico, por exemplo.

Como o fumacê pode afetar a saúde

Desde que usado com intervalos longos, o fumacê não apresenta perigo para a saúde, já que a dose usada de melatião é muito baixa.

No entanto, se o fumacê for usado sem critério, especialmente por entidades privadas, pode levar ao acúmulo de uma dose muito elevada no organismo, podendo causar alterações como:

  • Dificuldade para respirar;
  • Sensação de peso no peito;
  • Vômitos e diarreia;
  • Visão embaçada;
  • Dor de cabeça;
  • Desmaio.

Estes sintomas surgem porque o Melatião atua diretamente sobre o sistema nervoso central, que inerva todos os órgãos do corpo.

Caso estes sintomas surjam depois de estar perto de uma pulverização de fumacê é muito importante ir imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento adequado e evitar o surgimento de sequelas.

Como reduzir o risco de exposição ao fumacê

Para reduzir as chances de ficar exposto a uma dose elevada de melatião durante uma pulverização de fumacê, existem alguns cuidados como:

  • Evitar estar nos locais de pulverização por 1 a 2 horas;
  • Ficar dentro de casa caso esteja a acontecer uma pulverização de fumacê;
  • Lavar bem as mãos, roupas e objetos que tenham estado expostos à pulverização;
  • Lavar bem alimentos que estejam armazenados ou crescendo em regiões pulverizadas pelo fumacê, antes de cozinhar.

Muitas vezes, o fumacê é aplicado por entidades privadas sem cuidado para a saúde humana e, por isso, caso se observe isso é muito importante informar imediatamente as autoridades.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Carregando
...