Acordar com dor de cabeça: 8 causas e o que fazer

setembro 2022

A dor dor de cabeça ao acordar pode acontecer devido insônia, usar um travesseiro inadequado ou dormir numa posição incorreta, por exemplo, podendo ser aliviada com medidas simples como fazer a higiene do sono, estipulando um horário fixo, para deitar e acordar, ou usar um travesseiro adequado.

Dependendo da sua causa, a dor de cabeça ao acordar, também chamada de dor de cabeça matinal, pode ser acompanhada de outros sintomas como cansaço, sonolência durante o dia, alterações do humor ou diminuição da vitalidade, por exemplo, o que pode indicar condições de saúde, como apneia do sono, estresse ou ansiedade.

Embora na maior parte dos casos não seja motivo para preocupação, existem situações em que é necessária a avaliação do clínico geral, para que seja identificada a causa da dor, e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado.

As principais causas de acordar com dor de cabeça são:

1. Insônia

A insônia caracteriza-se pela dificuldade para adormecer e manter o sono, sendo que um dos sintomas mais comuns é a dor de cabeça no dia seguinte. Esta situação é mais comuns em períodos de estresse, podendo também estar associada a doenças, como depressão, ou estar associada à gravidez ou à menopausa, por exemplo, que são situações que provocam alterações na fisiologia do organismo. Veja outras causas da insônia.

O que fazer: a insônia pode ser tratada de várias formas, o que vai depender da intensidade e duração da insônia e da causa que está na sua origem. O tratamento pode ser realizado com remédios naturais, como chá de maracujá, hipericão, tília ou camomila, por exemplo, e com a adoção de hábitos que facilitem a indução de sono, como a higiene do sono.

Além disso, em alguns casos, pode ser necessário recorrer a psicoterapia e a tratamento farmacológico com medicamentos ansiolíticos e indutores do sono.

Assista o video a segui com o enfermeiro Manuel Reis com dicas para combater a insônia e dormir bem:

2. Apneia do sono

A apneia do sono caracteriza-se por uma parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono, podendo provocar roncos e prejudicando o sono, que acaba por não ser tão relaxante como deveria, fazendo com que a pessoa acorde muitas vezes com dor de cabeça e cansaço. Saiba quais os sintomas característicos da apneia do sono.

O que fazer: o tratamento pode ser realizado através da correção de hábitos de vida, como fumar ou ter excesso de peso, além de controle de doenças, como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca, e pode ser indicado o uso de um aparelho que facilita a respiração, como o CPAP, e, em alguns casos, pode ser necessário recorrer a cirurgia.

3. Bruxismo

O bruxismo caracteriza-se pelo ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes, que pode ocorrer durante o dia ou durante a noite. O bruxismo pode estar associado a problemas neurológicos ou respiratórios e provoca sintomas como desgaste da superfície dos dentes e dor nas articulações e de cabeça ao acordar, devido à tensão que se exerce durante a noite.

O que fazer: o bruxismo não tem cura e o seu tratamento tem como objetivo aliviar a dor e evitar problemas nos dentes, o que pode ser conseguido com uma placa de proteção dentária durante a noite, para evitar o atrito entre os dentes. Em alguns casos, o médico pode recomendar a administração de medicamentos. Saiba mais sobre o tratamento do bruxismo.

4. Usar o travesseiro errado

A dor de cabeça também pode resultar do uso incorreto do travesseiro, de um travesseiro desadequado ou de dormir numa posição errada, o que pode causar tensão muscular no pescoço e na cabeça. 

O que fazer: para evitar dores de cabeça que resultam do uso incorreto do travesseiro, deve-se optar por um que mantenha a cabeça e o pescoço numa posição equilibrada.

5. Álcool e medicamentos

A dor de cabeça ao acordar pode resultar de uso excessivo de álcool no dia anterior, que é um dos sintomas da ressaca. Além disso, o uso de alguns medicamentos pode ter como efeito colateral a dor de cabeça pela manhã, principalmente se for tomado à noite.

O que fazer: caso a dor de cabeça resulte do consumo excessivo de álcool, a pessoa deve beber bastante água ou sucos e tomar um remédio para a dor, como o Paracetamol, por exemplo. Se a dor de cabeça resultar de um efeito colateral de um medicamento, a pessoa deve identificar qual é o medicamento e falar com o médico.

6. Desidratação

A desidratação acontece quando a água disponível no organismo é insuficiente para o seu bom funcionamento, gerando sintomas como sede excessiva, boca seca, dor de cabeça intensa e cansaço.

A dor de cabeça ao acordar devido a desidratação, normalmente está associada à baixa ingestão de água no dia anterior, ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

O que fazer: para evitar a desidratação, deve-se ingerir cerca de 2L de líquidos por dia, que podem ser feitos através da ingestão de água, chás, sucos, leite e sopa, por exemplo. Além disso, o consumo de frutas e legumes ricos em água, também contribui pra a hidratação do corpo. Confira a lista completa de alimentos ricos em água.

7. Desregulação do ciclo circadiano

O ciclo circadiano é o ritmo natural do próprio corpo, que dura as 24 horas do dia e que regula as principais atividades e processos biológicos, desde o metabolismo, até aos períodos de sono e vigília. Entenda melhor o que é o ciclo circadiano

Quando ocorre desregulação do ciclo circadiano, pode causar dor de cabeça ao acordar, e geralmente está relacionado a trabalhos noturnos, que resulta em má qualidade do sono, podendo ainda estar acompanhado de outros sintomas como sonolência durante o dia, diminuição da vitalidade e do desempenho, alterações do humor ou cansaço contínuo.

O que fazer: o tratamento deste problema apresenta limitações, porque o horário do trabalhador é muito instável. No entanto, caso os sintomas causem muito desconforto, o médico pode recomendar o uso de remédios estimulantes ou sedativos/hipnóticos e isolamento do ambiente de sono durante o dia. 

8. Estresse e ansiedade

O estresse e a ansiedade pode levar a um excesso de tensão, dificuldade para dormir e má qualidade do sono, que podem fazer com que os músculos da cabeça, pescoço ou ombros fiquem mais enrijecidos e resultar em dor dor de cabeça ao acordar, ou até dor no corpo todo, no fim do dia.

O que fazer: é importante adotar estratégias que ajudam a relaxar ao longo do dia, prevenindo a tensão, a dor de cabeça ai acordar e as dores do corpo. Assim, é recomendado descansar e praticar atividades relaxantes ou que promovam a sensação de bem estar, como meditação, yoga, caminhadas ou dança, por exemplo. Confira algumas formas de aliviar o estresse e a ansiedade.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em setembro de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em novembro de 2019.

Bibliografia

  • ARKA, K. N.; et al. Dehydration and Headache. Curr Pain Headache Rep. 25. 8; 56, 2021
  • NESBITT, A. D.; et al. Headache, drugs and sleep. Cephalalgia. 34. 10; 756-66, 2014
Mostrar bibliografia completa
  • STARK, C. D.; STARK, R. J. Sleep and chronic daily headache. Curr Pain Headache Rep. 2015 Jan;19(1):. 19. 1; 468, 2015
  • CHO, S. J.; et al. Sleep and Tension-Type Headache. Curr Neurol Neurosci Rep. 19. 7; 44, 2019
  • CASTRILLON, E. E.; EXPOSTO, F. G. Sleep Bruxism and Pain. Dent Clin North Am. 62. 4; 657-663, 2018
  • SPALKA, J.; et al. Morning Headache as an Obstructive Sleep Apnea-Related Symptom among Sleep Clinic Patients-A Cross-Section Analysis. Brain Sci. 10. 1; 57, 2020
  • MIYAMOTO, M.; et al. Headache and sleep disorders. Rinsho Shinkeigaku. 54. 12; 991-3, 2014
  • SLEEP.ORG. Reasons You Wake Up with a Headache. Disponível em: <https://www.sleep.org/articles/waking-up-with-headache/>. Acesso em 25 mar 2019
  • AMERICAN MIGRAINE FOUNDATION. Sleep Disorders and Headache. Disponível em: <https://americanmigrainefoundation.org/resource-library/sleep/>. Acesso em 25 mar 2019
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • INSÔNIA: 10 truques para dormir rápido e melhor

    06:54 | 108009 visualizações
  • MELHOR POSIÇÃO PARA SONO PERFEITO

    05:11 | 103905 visualizações
  • COMO ACABAR COM A INSÔNIA

    04:17 | 173976 visualizações
  • ASMR: Para relaxar e acabar com a ansiedade

    14:15 | 21286 visualizações
  • O que comer para a INSÔNIA

    05:26 | 236706 visualizações