Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser dor de cabeça ao acordar

Atualizado em Março 2019

São várias as causas que podem estar na origem da dor de cabeça ao acordar, como ter insônia, sofrer de apneia do sono, bruxismo, usar um travesseiro desadequado e dormir numa posição incorreta por exemplo.

Veja algumas das causas mais comuns da dor de cabeça ao acordar e o que fazer em cada uma destas situações:

1. Insônia

O que pode ser dor de cabeça ao acordar

A insônia caracteriza-se pela dificuldade para adormecer e manter o sono, sendo que um dos sintomas mais comuns é a dor de cabeça no dia seguinte. Esta situação é mais comuns em períodos de estresse, podendo também estar associada a doenças, como depressão, ou estar associada à gravidez ou à menopausa, por exemplo, que são situações que provocam alterações na fisiologia do organismo. Veja outras causas que podem estar na origem da insônia.

O que fazer:

A insônia pode ser tratada de várias formas, o que vai depender da intensidade e duração da insônia e da causa que está na sua origem. O tratamento pode ser realizado com remédios naturais, como chá de maracujá, hipericão, tília ou camomila, por exemplo, e com a adoção de hábitos que facilitem a indução de sono.

Além disso, em alguns casos, pode ser necessário recorrer a psicoterapia e a tratamento farmacológico com medicamentos ansiolíticos e indutores do sono.

2. Apneia do sono

O que pode ser dor de cabeça ao acordar

A apneia do sono caracteriza-se por uma parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono, podendo provocar roncos e prejudicando o sono, que acaba por não ser tão relaxante como deveria, fazendo com que a pessoa acorde muitas vezes com dor de cabeça. Saiba quais os sintomas característicos da apneia do sono.

O que fazer:

O tratamento pode ser realizado através da correção de hábitos de vida, como fumar ou ter excesso de peso, com a ajuda de um aparelho que facilita a respiração e, em alguns casos, pode ser necessário recorrer a cirurgia.

3. Bruxismo

O que pode ser dor de cabeça ao acordar

O bruxismo caracteriza-se pelo ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes, que pode ocorrer durante o dia ou durante a noite. O bruxismo pode estar associado a problemas neurológicos ou respiratórios e provoca sintomas como desgaste da superfície dos dentes e dor nas articulações e de cabeça ao acordar, devido à tensão que se exerce durante a noite.

O que fazer:

O bruxismo não tem cura e o seu tratamento tem como objetivo aliviar a dor e evitar problemas nos dentes, o que pode ser conseguido com uma placa de proteção dentária durante a noite, para evitar o atrito entre os dentes. Em alguns casos, o médico pode recomendar a administração de medicamentos. Saiba mais sobre o tratamento.

4. Usar o travesseiro errado

O que pode ser dor de cabeça ao acordar

A dor de cabeça também pode resultar do uso incorreto do travesseiro, de um travesseiro desadequado ou de dormir numa posição errada, o que pode causar tensão muscular no pescoço e na cabeça. 

O que fazer:

Para evitar dores de cabeça que resultam do uso incorreto do travesseiro, deve-se optar por um que mantenha a cabeça e o pescoço numa posição equilibrada.

5. Álcool e medicamentos

O que pode ser dor de cabeça ao acordar

A dor de cabeça ao acordar pode resultar de uso excessivo de álcool no dia anterior, que é um dos sintomas da ressaca. Além disso, o uso de alguns medicamentos pode ter como efeito colateral a dor de cabeça pela manhã, principalmente se for tomado à noite.

O que fazer:

Caso a dor de cabeça resulte do consumo excessivo de álcool, a pessoa deve beber bastante água ou sumo de frutas natural e tomar um remédio para a ressaca, como o engov, por exemplo. Se a dor de cabeça resultar de um efeito colateral de um medicamento, a pessoa deve identificar qual é o medicamento e falar com o médico.


Bibliografia

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem