Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Disfunção temporomandibular (DTM): o que é, sintomas e como tratar

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma anormalidade no funcionamento da articulação temporomandibular (ATM), que é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, podendo ser causada por apertar muito os dentes durante o sono, alguma pancada na região ou o hábito de roer unhas, por exemplo. 

Assim, uma anormalidade no funcionamento desta articulação e dos músculos que trabalham no movimento da mandíbula, caracteriza a DTM. Quando isso acontece, é comum sentir desconforto orofacial e dor de cabeça.

Para isso, o tratamento para a DTM é feito com a colocação de uma placa rígida que recobre os dentes para dormir, sendo também importante a realização de fisioterapia com exercícios de reprogramação postural.

Disfunção temporomandibular (DTM): o que é, sintomas e como tratar

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns da DTM são:

  • Dor de cabeça logo ao acordar ou ao fim do dia;
  • Dor na mandíbula e na face ao abrir e fechar a boca, que piora ao mastigar;
  • Sensação de rosto cansado durante o dia;
  • Não conseguir abrir a boca completamente;
  • Um lado da face mais inchado;
  • Dentes desgastados;
  • Desvio da mandíbula para um dos lados, quando a pessoa abre a boca;
  • Estalos ao abrir a boca;
  • Dificuldades em abrir a boca;
  • Vertigem;
  • Zumbido.

Todos estes fatores fazem com que a articulação e os músculos da mandíbula sejam afetados, gerando dor, desconforto e estalos. A dor na ATM, muitas vezes, pode gerar dor de cabeça, neste caso a dor é causada pela estimulação constante dos músculos da face e da mastigação.

Como confirmar o diagnóstico

Para confirmar o diagnóstico da DTM e ter o correto tratamento, o ideal é procurar um cirurgião-dentista capacitado em "Disfunção temporomandibular e dor orofacial".

Para diagnosticar o quadro de DTM, são feitas perguntas sobre os sintomas do paciente e em seguida, é realizado um exame físico que envolve a palpação dos músculo da mastigação e da ATM.

Além disso, exames complementares como ressonância magnética e tomografia computadorizada, também podem ser indicados em determinados casos.

Possíveis causas

A DTM pode ter diversas causas, desde alterações do estado emocional, fatores genéticos e hábitos orais, como o de apertar muito os dentes, que pode ser instintivo quando há sentimento ansiedade ou raiva, mas também pode ser um costume noturno que muitas vezes não se percebe. Este quadro é chamado de bruxismo, e um dos seus sinais é ter os dentes muito desgastados. Saiba como identificar e tratar o bruxismo

Porém, existem outras causas para o surgimento da dor na ATM, como a mastigação incorreta, ter tido alguma pancada na região, ter dentes muito tortos que forçam os músculos da face ou o hábito de roer unhas e de morder os lábios.

Disfunção temporomandibular (DTM): o que é, sintomas e como tratar

Como é feito o tratamento

O tratamento é feito de acordo com o tipo de DTM que a pessoa apresenta. De modo geral, recomenda-se sessões de fisioterapia, massagem para relaxar os músculos da face e da cabeça e uso de uma placa dentária de acrílico feita à medida pelo dentista, para uso noturno.

O uso de medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares pode também ser recomendado pelo dentista para aliviar a dor aguda. Saiba mais detalhes sobre o tratamento da dor na ATM.  Além disso, o dentista pode sugerir aprender técnicas de relaxamento para controlar a tensão muscular na mandíbula.

Quando surgem alterações em algumas partes da mandíbula, como nas articulações, músculos ou osso, e os tratamentos anteriores não surtirem efeito, a cirurgia poderá ser recomendada.

Bibliografia >

  • OLIVEIRA, Anamaria; BÉRZIN, Fausto. Impacto da dor na vida de portadores de disfunção temporomandibular. J. Appl. Oral Sci.. 11. 2003
  • CARRARA, Simone; BARBOSA, Stuginski. Termo do 1º Consenso em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Dental Press J. Orthod.. 15. 2010
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem