O que você precisa saber?

Para que serve e como usar o ZMA

O ZMA é um suplemento alimentar, muito utilizado por atletas, que contém zinco, magnésio e vitamina B6 e que é capaz de aumentar a resistência muscular, garantir o funcionamento normal do sistema nervoso, manter níveis adequados de testosterona e contribuir para a formação de proteínas no organismo.

Além disso, ajuda a melhorar o relaxamento muscular durante o sono, o que ajuda no processo de recuperação muscular e pode até evitar a insônia.

Este suplemento pode ser comprados em lojas de suplementos alimentares e alguns supermercados, sob a forma de cápsulas ou pó produzidos por várias marcas como Optimum nutrition, Max titanium, Stem, NOS ou Universal, por exemplo.

Para que serve e como usar o ZMA

Preço

O preço do ZMA normalmente varia entre os 50 e os 200 reais, dependendo da marca, forma do produto e quantidade na embalagem.

Para que serve

Este suplemento está indicado para pessoas que têm dificuldade para ganhar massa muscular, têm baixos níveis de testosterona ou sofrem frequentemente com cãimbras e dores musculares. Além disso, também pode ajudar a tratar a insônia e problemas do sono.

Como tomar

A dose recomendada deve ser sempre orientada por um nutricionista, no entanto, as orientações gerais indicam:

  • Homens: 3 cápsulas por dia;
  • Mulheres: 2 cápsulas por dia.

As cápsulas devem, preferencialmente, ser ingeridas com o estômago vazio 30 a 60 minutos antes de dormir. Além disso, deve-se evitar comer alimentos ricos em cálcio, pois o cálcio interfere na absorção do zinco e do magnésio.

Principais efeitos colaterais

Quando ingerido nas doses recomendadas, normalmente, o ZMA não provoca efeitos colaterais. Porém, se ingerido em excesso pode provocar sintomas como diarreia, náuseas, cãimbras e dificuldade para dormir.

Quem toma este tipo de suplemento deve fazer exames regulares aos níveis de zinco no organismo, uma vez que o seu excesso pode reduzir o sistema imune e até diminuir a quantidade de colesterol bom.

Quem não deve usar

O ZMA não deve ser consumido por grávidas e crianças. Além disso, pessoas com problemas de saúde devem consultar o médico antes de iniciar o uso do suplemento.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...