Suplemento Lavitan A-Z

Revisão clínica: Mafalda Abreu
Farmacêutica
fevereiro 2019

O Lavitan A-Z é um suplemento vitamínico e mineral que não engorda e que contém vitamina C, ferro, vitamina B3, zinco, manganês, vitamina B5, vitamina A, vitamina B2, vitamina B1, vitamina B6, vitamina D e vitamina B12.

Este suplemento pode ser comprado nas farmácias convencionais sem necessidade de receita médica, por um preço de cerca de 30 reais, sob a forma de um frasco com 60 comprimidos.

Para que serve

Este suplemento é especialmente utilizado em casos de deficiência nutricional ou cansaço físico e mental.

O Lavitan A-Z é utilizado como complemento nutricional e mineral, já que contribui para um correto metabolismo, crescimento e fortalecimento do sistema imunológico, regulação celular e equilíbrio do organismo, graças à presença de vitaminas e minerais:

1. Vitamina A

Tem ação antioxidante, atuando contra radicais livres, que estão associados às doenças e ao envelhecimento. Além disso, melhora a visão.

2. Vitamina B1

A vitamina B1 ajuda o corpo a produzir células saudáveis, capazes de proteger o sistema imunológico. Além disso, esta vitamina também é necessária para ajudar a quebrar os carboidratos simples.

3. Vitamina B2

Tem ação antioxidante e protege das doenças cardiovasculares. Além disso, ajuda também na criação de glóbulos vermelhos no sangue, necessários para o transporte de oxigênio para todo o corpo.

4. Vitamina B3

A vitamina B3 ajuda a aumentar a quantidade de colesterol HDL, que é o colesterol bom, e auxilia no tratamento da acne.

5. Vitamina B5

A vitamina B5 é ótima para manter uma pele, cabelo e mucosas saudáveis e para acelerar a cicatrização.

6. Vitamina B6

Ajuda a regular o sono e do humor, ajudando o corpo a produzir serotonina e melatonina. Além disso, também ajuda a reduzir a inflamação em pessoas com doenças, como por exemplo, a artrite reumatoide.

7. Vitamina B12

A vitamina B12 contribui para a produção de células vermelhas no sangue e ajuda também o ferro a realizar o seu trabalho. Além disso, também reduz o risco de depressão.

8. Vitamina C

A Vitamina C fortalece o sistema imunológico e facilita a absorção do ferro, promovendo a saúde dos ossos e dentes.

Como tomar

A dose recomendada é de 1 comprimido por dia, preferencialmente depois de fazer uma refeição, para melhorar a absorção das vitaminas.

No entanto, a dose pode ser adequada de acordo com indicação do médico.

Possíveis efeitos colaterais

Por ser um suplemento nutricional à base de vitaminas e minerais, não são conhecidos efeitos colaterais, desde que a dose seja respeitada.

Quem não deve tomar

O Lavitan A-Z deve ser evitado por grávidas, mulheres a amamentar e crianças com menos de 3 anos.

Este suplemento não contém glúten na sua composição e, por isso, pode ser utilizado em pessoas com doença celíaca.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em fevereiro de 2019. Revisão clínica por Mafalda Abreu - Farmacêutica, em fevereiro de 2019.
Revisão clínica:
Mafalda Abreu
Farmacêutica
Ex-colaboradora formada pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em 2013 e membro nº19685 da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal.