A vitamina D3 é um tipo de vitamina D encontrada em alimentos como ovos, leite e peixes, além de ser produzido na pele através da exposição aos raios ultravioletas do sol, sendo responsável por equilibrar os níveis de cálcio e fósforo no sangue, mantendo a saúde dos ossos e dentes.
Além disso, a vitamina D3, ou colecalciferol, também possui efeito imunomodulador e neuromuscular, ajudando a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a força e o equilíbrio.
No entanto, em situações como baixa ingestão de alimentos fonte de vitamina D, pouca exposição à luz do sol ou problemas de saúde como osteoporose e doença de Crohn, o uso de suplementos de vitamina D3 pode ser indicado por um médico ou nutricionista.

Para que serve
As principais funções da vitamina D3 no organismo são:
- Fortalecer o sistema imunológico, já que possui propriedades imunomoduladoras, aumentando a defesa do organismo contra algumas doenças;
- Ajudar na prevenção do surgimento do câncer, porque equilibra o processo de multiplicação e divisão das células;
- Manter os níveis adequados de cálcio e fósforo no organismo, participando do desenvolvimento e manutenção da saúde dos ossos e dentes;
- Melhorar a força e o equilíbrio, porque a vitamina D3 participa na produção de proteínas e na contração muscular, melhorando a agilidade e evitando quedas;
- Ajudar na prevenção da diabetes, pois atua no pâncreas equilibrando a produção da insulina, o hormônio responsável por controlar os níveis de glicose no sangue;
- Equilibrar a pressão arterial, já que controla as células musculares, a contração do coração e a inibição da renina, uma enzima responsável pelo aumento ou redução da pressão arterial.
Além disso, a vitamina D3 também participa da produção de queratina, uma proteína que ajuda a proteger e manter a hidratação da pele e dos cabelos.
Diferença entre a vitamina D2 e D3
A vitamina D2, conhecida como ergocalciferol, é encontrada somente em algumas plantas e fungos, como cogumelos e leveduras. Além disso, esse tipo de vitamina D também é encontrado em suplementos e alimentos fortificados.
Já a vitamina D3 é produzida pela pele através da exposição à luz do sol. Além disso, essa vitamina também é encontrada em alimentos de origem animal, como ovo e leite, e em alguns suplementos. Acredita-se que essa forma é a que mantém melhor e por mais tempo os níveis adequados de vitamina D no organismo.
Onde encontrar
A vitamina D3 é obtida principalmente através da exposição da pele aos raios ultravioletas B (UVB) do sol. Assim, é recomendado ficar exposto ao sol de 2 a 3 vezes por semana, durante 15 minutos, no caso de pessoas de peles mais claras, e de 30 minutos a 1 hora, no caso de pessoas de peles mais escuras, sem o uso de protetor solar nos braços e/ou pernas. No entanto, deve-se sempre aplicar o protetor solar no rosto.
Além disso, a vitamina D3 também é encontrada em alimentos de origem animal, como manteiga, ovos, leite e derivados, e frutos do mar. Veja outros alimentos ricos em vitamina D3.
Ingestão recomendada
A ingestão recomendada de vitamina D por dia, incluindo a vitamina D2 e a vitamina D3, varia de acordo com a idade e a fase da vida. Pessoas de 1 a 70 anos precisam consumir 15 mcg de vitamina D por dia, por exemplo. Conheça a quantidade de vitamina D indicada por dia para cada pessoa.
Quando usar suplementos
Os suplementos de vitamina D3 podem ser indicados para prevenir ou tratar algumas condições relacionadas com a baixa ingestão, aumento das necessidades ou dificuldade de absorção dessa vitamina, como:
- Níveis baixos de vitamina D no organismo;
- Doença de Crohn;
- Doença celíaca;
- Osteomalácia e raquitismo;
- Osteoporose;
- Tratamento da psoríase;
O suplemento de vitamina D3 pode ser encontrado em farmácias na forma de cápsulas ou gotas e a quantidade recomendada varia conforme a idade e a condição a ser tratada.
Para tratar a deficiência de vitamina D, o médico, ou nutricionista, pode recomendar 2000 UI de vitamina D3 por dia para adultos, por exemplo. Já para a prevenção da osteoporose, pode ser indicado o uso de 800 a 1000 UI de vitamina D3 por dia. Conheça mais sobre os suplementos de vitamina D.
No entanto, a ingestão excessiva de vitamina D3 pode causar sintomas como náuseas, vômitos, alteração nos batimentos do coração e confusão mental. Por isso, o uso desse suplemento só deve ser feito sob a orientação de um médico ou nutricionista.