Quando tomar vitamina D (e doses recomendadas)

Os suplementos de vitamina D são recomendados quando a pessoa possui deficiência nessa vitamina, sendo mais frequente em países mais frios em que há pouca exposição da pele à luz solar. Além disso, as crianças, idosos e as pessoas com pele mais escura também possuem mais chance de ter deficiência dessa vitamina.

Os benefícios da vitamina D estão relacionados com a boa saúde dos ossos e dos dentes, com o aumento da força muscular e do equilíbrio, e com a diminuição do risco de doenças como diabetes, obesidade e câncer.

Os suplementos de vitamina D podem ser encontrados em farmácias, supermercados, lojas de produtos naturais e na internet, podendo ser em cápsulas para os adultos ou em gotas para as crianças, e a dose depende da idade da pessoa.

Quando tomar vitamina D (e doses recomendadas)

Quando o suplemento é indicado

A suplementação de vitamina D é indicada pelo médico com o objetivo de tratar algumas condições que podem estar relacionadas com baixas quantidades de vitamina D circulante no sangue, como:

  • Osteoporose;
  • Osteomalácia e raquitismo, que resultam no aumento da fragilidade e deformidade nos ossos;
  • Níveis muito baixos de vitamina D;
  • Baixos níveis de cálcio no sangue devido à diminuição dos níveis do hormônio da paratireoide, o paratormônio (PTH);
  • Baixos níveis de fosfato no sangue, como o que ocorre na Síndrome de Fanconi, por exemplo;
  • No tratamento da psoríase, que é um problema de pele;
  • Osteodistrofia renal, que ocorre em pessoas com insuficiência renal crônica devido à baixa concentração de cálcio no sangue.

É importante que antes de iniciar o uso da suplementação de vitamina D, seja feito exame de sangue para saber os níveis dessa vitamina no sangue e, assim, o médico poderá informar qual a dose diária recomendada, por exemplo. Entenda como é feito o exame de vitamina D.

Dose recomendada do suplemento de vitamina D

A dose recomendada do suplemento depende da idade da pessoa, do objetivo da suplementação e dos níveis de vitamina D identificados no exame, podendo variar entre 1000 UI a 50000 UI.

É normalmente indicado pelo nutricionista ou médico que o suplemento de vitamina D seja tomado durante uma refeição com maior quantidade de gordura, como café da manhã ou almoço, pois assim consegue ser melhor absorvido, no entanto essa orientação pode variar de acordo as necessidades nutricionais e tipo de alimentação que a pessoa possui.

A tabela a seguir indica a dose recomendada para o tratamento e prevenção de algumas doenças:

ObjetivoNecessidade de vitamina D3
Prevenção de raquitismo em bebês667 UI
Prevenção de raquitismo de bebês prematuros1.334 UI
Tratamento do raquitismo e da osteomalácia1.334-5.336 IU
Tratamento complementar da osteoporose1.334- 3.335 UI
Prevenção quando há risco de deficiência de vitamina D3667- 1.334 UI
Prevenção quando há má absorção3.335-5.336 UI
Tratamento para hipotireoidismo e pseudo hipoparatireoidismo10.005-20.010 UI

É importante ter em mente que a dose recomendada deve ser indicada pelo profissional de saúde responsável e, por isso, é importante consultar o médico ou o nutricionista antes de consumir o suplemento. Conheça mais sobre a vitamina D e suas funções.

Efeitos secundários

A vitamina D ingerida é armazenada no organismo e, por isso, doses acima de 4000 UI desse suplemento sem orientação médica pode causar hipervitaminose, podendo provocar náuseas, vômitos, aumento da frequência urinária, fraqueza muscular e prisão de ventre.

Além disso, doses acima do recomendado pelo médico pode favorecer a deposição de cálcio no coração, rins e cérebro, o que pode ter graves consequências.

Contraindicações

O suplemento de vitamina D não deve ser usado pelas crianças, mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pessoas com aterosclerose, histoplasmose, hiperparatireoidismo, sarcoidose, hipercalcemia, tuberculose e por pessoas com insuficiência renal sem orientação médica.

Assista o vídeo seguinte e saiba também quais os alimentos ricos em vitamina D:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: