Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Suplementos de Vitamina D

Os suplementos de vitamina D são recomendados para pessoas com deficiência nessa vitamina, e podem ser comprados em farmácias e drogarias sem prescrição médica, na forma de comprimidos ou em gotas, como é o caso do medicamento Addera D3.

A vitamina D tem como função aumentar a absorção de cálcio no intestino, para favorecer a formação e o fortalecimento de ossos e dentes. A deficiência nessa vitamina é diagnosticada através do exame de sangue chamado 25(OH)D, e pode levar a problemas como osteoporose e diabetes.

Tipos de suplementos de vitamina D

A vitamina D pode ser encontrada em gotas ou comprimidos, tendo diversas dosagens.

Suplementos líquidos

Os suplementos líquidos de vitamina D, como Vitta D e Font D, podem ser usados por adultos e crianças de todas as idades. A dose diária do suplemento varia de acordo com a idade e a concentração do medicamento, mas normalmente recomenda-se de 1 a 6 gotas por dia para crianças e 7 gotas para adultos.

Suplementos em cápsulas

Os suplementos de vitamina D na forma de cápsulas, como Supra D e Addera D3, podem ser usados por crianças maiores de 12 anos e por adultos, normalmente sendo encontrados em concentrações de 200 UI a 50.000 UI de vitamina D. O suplemento em comprimido deve ser tomado 1 vez dia, e o tratamento geralmente dura de 2 a 4 meses.

Suplemento de vitamina D em gotaSuplemento de vitamina D em gota
Suplemento de vitamina D em cápsulasSuplemento de vitamina D em cápsulas

Cuidados com a suplementação de vitamina D

Utilizar suplementos de vitamina D sem orientação médica pode levar a uma superdosagem dessa vitamina, causando problemas como insuficiência renal, hipertensão, fraqueza muscular, prisão de ventre e vômito.

Também é importante lembrar que crianças, mulheres grávidas e pessoas com insuficiência renal devem tomar o suplemento de vitamina D apenas sob orientação médica.

Além dos suplementos, a vitamina D pode ser encontrada naturalmente em alimentos como peixes, frutos do mar, leite e derivados, e também é produzida pelo organismo quando a pele fica exposta à luz solar. Por isso, quem precisa tomar suplemento de vitamina D também precisa adotar estes cuidados.

Veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...