Os suplementos de vitamina D são recomendados para pessoas com deficiência, como em casos de baixa ingestão de alimentos fonte dessa vitamina, pouca exposição à luz solar ou problemas de saúde que diminuem a absorção de nutrientes, como doença celíaca ou doença de Crohn, por exemplo.
A vitamina D fortalece os ossos e os dentes, melhora o sistema imunológico e ajuda na prevenção de algumas doenças, como diabetes e pressão alta, sendo também indicada para tratar situações como raquitismo, osteoporose e osteomalácia. Conheça todos os benefícios da vitamina D.
Os suplementos de vitamina D são comercializados em farmácias e lojas de produtos naturais, na forma de cápsulas ou em gotas. No entanto, antes de iniciar o uso com a vitamina D é recomendado consultar um médico, ou nutricionista, já que essa vitamina é contraindicada em alguns casos e pode causar alguns efeitos colaterais.

Quando é indicado
O suplemento de vitamina D pode ser indicado para tratar algumas condições que relacionadas com baixos níveis de vitamina D no sangue, como:
- Osteoporose;
- Osteomalácia ou raquitismo, que resultam no aumento da fragilidade e deformidade nos ossos;
- Níveis muito baixos de vitamina D;
- Baixos níveis de cálcio no sangue devido à diminuição dos níveis do hormônio da paratireoide, o paratormônio (PTH);
- Baixos níveis de fosfato no sangue, como o que ocorre na síndrome de Fanconi, por exemplo;
- No tratamento da psoríase, que é um problema de pele;
- Osteodistrofia renal, que ocorre em pessoas com insuficiência renal crônica devido à baixa concentração de cálcio no sangue.
Antes de iniciar o uso da suplementação de vitamina D, é importante fazer um exame de sangue para se verificar os níveis dessa vitamina e, assim, o médico poderá recomendar a dose diária adequada.
Tipos de suplemento de vitamina D
Os suplementos de vitamina D normalmente são encontrados na forma de vitamina D2, um tipo de vitamina D que é encontrada em alguns vegetais e fungos, como cogumelos e leveduras.
Além disso, essa vitamina também pode ser encontrada na forma de vitamina D3, um tipo de vitamina D que é produzida na pele através da exposição à luz do sol e que pode ser encontrada em alimentos como ovos e leite.
Dose recomendada do suplemento de vitamina D
A tabela a seguir contém a dose diária recomendada de vitamina D para o tratamento e prevenção de algumas condições:
É recomendado tomar os suplementos de vitamina D durante uma refeição com maior quantidade de gorduras, como almoço ou jantar, porque a gordura dos alimentos facilita a absorção dessa vitamina.
É importante lembrar que a dose recomendada de vitamina D varia conforme o objetivo a ser tratado e as necessidades nutricionais individuais, devendo, por isso serem usados somente sob a orientação de um médico ou nutricionista.
Possíveis efeitos colaterais
Doses acima de 4000 UI de vitamina D pode causar alguns sintomas, como náuseas, vômitos, aumento da frequência urinária, perda do apetite, fraqueza e prisão de ventre.
Além disso, doses acima do recomendado pelo médico pode aumentar a concentração de cálcio nos vasos sanguíneos, causando lesão no coração e nos rins.
Quem não deve usar
O suplemento de vitamina D não deve ser usado por pessoas com aterosclerose, histoplasmose, hiperparatireoidismo, sarcoidose, hipercalcemia, tuberculose e por pessoas com insuficiência renal sem orientação médica.
Assista ao vídeo seguinte e conheça também os alimentos ricos em vitamina D: