Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a violeta de genciana e como usar

A violeta genciana é a substância ativa de um medicamento antifúngico normalmente utilizado no tratamento da candidíase.

Além de ser usado para tratar infecções por Candida albicans, a violeta de genciana pode ser utilizada para tratar queimaduras e lesões de pele devido à sua propriedade antisséptica e antibacteriana. A absorção da violeta é rápida e, pois isso, a melhora de sintomas como coceira, vermelhidão e ardor pode ser observada pouco tempo depois do início do tratamento.

A violeta de genciana pode ser encontrada em farmácias e seu preço varia entre R$2 e R$5,00, dependendo do volume do frasco e da farmácia.

Para que serve

O principal uso da violeta de genciana é no tratamento para infecções causadas por fungos do gênero Candida. Além disso, devido a suas propriedades, também pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de pessoas com gota, reumatismo, artrite, aftas e estomatite. Essa substância também pode ser utilizada em laboratórios para permitir a identificação de bactérias, por exemplo.

A violeta de genciana também têm sido utilizada para matizar os cabelos, porém, como esse produto leva álcool em sua composição, o uso prolongado nos cabelos podem deixá-los ressecados, além de poder manchar roupas e pele. Confira 5 receitas caseiras para hidratar cabelos secos.

Como usar

A violeta de genciana tem uso tópico e deve ser aplicado sobre a área lesionada 2 a 3 vezes por dia durante no máximo 3 dias, para evitar irritação da pele e manchas permanentes.

Possíveis efeitos colaterais e contra-indicações

O uso prolongado de violeta de genciana pode levar à ocorrência de alguns efeitos colaterias como coceira intensa, irritação da pele, presença de úlcera e manchas permanentes na pele.

O uso de violeta de genciana é contra-indicado para mulheres em fase de lactação ou que possuem gravidez de risco, pessoas com lesões ulcerativas e pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...