A verruga filiforme é um tipo de verruga com formato fino e alongado, que geralmente surge no rosto, especialmente nas regiões ao redor dos olhos, da boca, do nariz e do pescoço.
Também conhecida como verruga digitiforme, por seu formato que lembra pequenos dedos, a verruga filiforme é causada por uma infecção pelo vírus HPV, que atinge as camadas mais profundas da pele.
Leia também: Verrugas: o que são, tipos, como se pega (e como tirar) tuasaude.com/verrugasEm alguns casos, o tratamento da verruga filiforme é feito por motivos estéticos ou por desconforto, quando estão em áreas sensíveis do rosto. O dermatologista pode indicar a crioterapia, cauterização ou aplicação de ácido salicílico, por exemplo.
Sintomas da verruga filiforme
A verruga filiforme pode apresentar características como:
- Formato fino e alongado;
- Base estreita, parecendo “pendurada” na pele;
- Pode lembrar pequenos dedos;
- Superfície áspera ou endurecida;
- Coloração com a cor da pele, ou um pouco mais escura ou amarelada.
Além disso, a verruga filiforme geralmente não causa dor, é mais comum em adultos e geralmente surge no rosto, especialmente nas regiões ao redor dos olhos, da boca, do nariz e pescoço.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da verruga filiforme geralmente é feito pelo dermatologista apenas com um exame visual, observando as características da lesão, durante a consulta médica.
Marque uma consulta com o dermatologista mais próxima de você, utilizando essa ferramenta:
O que causa
A verruga filiforme é causada pelo vírus HPV. A infecção pelo vírus começa nas camadas mais profundas da pele, afetando as células chamadas queratinócitos, o que leva ao engrossamento da pele e à formação da verruga.
Leia também: Toda verruga é HPV? tuasaude.com/medico-responde/toda-verruga-e-hpvO vírus entra no corpo por contato direto com a pele machucada, especialmente em locais com cortes, arranhões ou regiões fragilizadas. Entenda melhor como é a transmissão do vírus HPV.
Verruga filiforme é perigosa?
A verruga filiforme não é perigosa. Essa verruga é um crescimento benigno da pele causado pelo vírus HPV e, embora possa incomodar pela aparência ou localização, não causa doenças graves e pode ser tratada com facilidade.
Tratamento da verruga filiforme
Os principais tratamentos feitos pelo dermatologista para verruga filiforme são:
- Cauterização, com aplicação do calor ou eletricidade para queimar a verruga;
- Crioterapia, que é o congelamento da verruga com nitrogênio líquido, fazendo com que caia depois de alguns dias;
- Aplicação de ácido salicílico, através de cremes ou pomadas, que ajudam a eliminar a verruga aos poucos, podendo ser aplicados em casa.
Além disso, a terapia a laser também é uma opção para verrugas que não respondem bem aos tratamentos, especialmente quando estão em áreas delicadas do rosto.
Leia também: 6 remédios caseiros para tirar verrugas naturalmente tuasaude.com/remedio-caseiro-para-verrugas