O VCM baixo pode significar a presença de problemas de saúde como anemia ferropriva, talassemia, anemia sideroblástica ou intoxicação por chumbo, por exemplo.
O VCM, ou Volume Corpuscular Médio, é considerado baixo em adultos quando o valor está abaixo de 83 fl no hemograma, indicando microcitose, que é quando os glóbulos vermelhos do sangue são pequenos.
Leia também: Volume Corpuscular Médio (VCM): o que é e porque está alto ou baixo tuasaude.com/volume-corpuscular-medioEm casos de VCM baixo, é aconselhado consultar o clínico geral ou pediatra, no caso de crianças, para que seja feito o diagnóstico correto e indicado o tratamento adequado, que pode incluir o uso de remédios, suplementos e, em alguns casos, a transfusão de sangue.
VCM baixo o que significa
O VCM pode significar situações como:
1. Anemia ferropriva
A anemia ferropriva é a causa mais comum relacionada com o VCM baixo, onde a pessoa pode apresentar sintomas como cansaço, sonolência, palidez e dificuldade de concentração.
Esta condição acontece quando não existe ferro em quantidade suficiente no corpo, levando à formação incorreta das moléculas heme da hemoglobina no sangue.
O que fazer: se houver a suspeita de anemia, é aconselhado consultar o clínico geral, para que seja feito o diagnóstico correto e recomendado o tratamento.
O tratamento indicado pelo médico pode incluir o uso de suplementos de ferro e a ingestão de alimentos ricos em ferro como lentilha, salsa, feijão e carnes vermelhas, por exemplo. Veja como é o tratamento para anemia.
2. Talassemia
O VCM baixo pode significar a presença de talassemia, um tipo de anemia causada por alterações genéticas que é caracterizada por uma produção de menos glóbulos vermelhos saudáveis e menos hemoglobina.
A talassemia pode causar sintomas como palidez, fadiga, imunidade frágil, alteração no crescimento e, nos casos mais graves, alteração no baço e no fígado, por exemplo.
O que fazer: caso o médico confirme a talassemia, os tratamentos que poderão ser indicados incluem o uso de medicamentos quelantes de ferro e de suplementos de ácido fólico.
Em alguns casos, o médico também pode indicar a transfusão sanguínea a cada 20 dias, por longos períodos ou durante toda a vida.
Leia também: Talassemia: o que é, sintomas, tipos e tratamento tuasaude.com/talassemia3. Anemia sideroblástica
A anemia sideroblástica é uma condição onde o VCM baixo pode estar presente no exame de sangue.
Este tipo de anemia é caracterizado pelo uso inapropriado de ferro para formar a hemoglobina, fazendo com que o ferro se acumule dentro das mitocôndrias dos eritroblastos, que são as células novas e imaturas dos glóbulos vermelhos.
O que fazer: em casos de suspeita de anemia sideroblástica, é aconselhado consultar o clínico geral ou hematologista, para que seja possível fazer o diagnóstico correto.
Quando esta condição é confirmada, o médico pode indicar o uso de medicamentos, a suplementação com vitamina B6, cobre ou ácido fólico, e a redução do consumo de bebidas alcoólicas.
Em casos mais graves, quando a anemia é provocada por alterações no funcionamento da medula óssea, o médico pode recomendar a realização de transplante.
4. Anemia por doença crônica
O VCM baixo no hemograma pode estar relacionado com a anemia por doença crônica, uma condição provocada por doenças crônicas que interferem na formação das células do sangue, diminuindo a quantidade de hemácias produzidas e circulantes e de hemoglobina.
O que fazer: se a anemia por doença crônica for confirmada, o médico poderá indicar a administração de eritropoietina, que é o hormônio responsável pela estimulação da produção de hemácias.
Além disso, o médico também pode prescrever a suplementação com ferro de acordo com o resultado do hemograma e da dosagem de ferro sérico e transferrina, por exemplo.
Leia também: Anemia crônica: o que é, causas, diagnóstico e tratamento tuasaude.com/anemia-cronica5. Intoxicação por chumbo
A intoxicação por chumbo pode estar relacionada com o VCM baixo no exame de sangue, pois esse metal pode atrapalhar a formação de heme e hemoglobina, levando à hemácias menores.
Alguns sintomas de intoxicação por chumbo são dor de cabeça, dificuldade de memória, fraqueza e encefalopatia. Conheça todos os sintomas de intoxicação por chumbo.
O que fazer: por ser uma condição grave, em casos de suspeita de intoxicação por chumbo, deve-se ligar imediatamente para o SAMU 192, no Brasil, ou o INEN 112, em Portugal, ou ir diretamente para o hospital.
Leia também: Intoxicação: o que é, tipos, sintomas (e como tratar) tuasaude.com/sintomas-de-intoxicacaoVCM e HCM baixo
O VCM e HCM baixo no exame de sangue pode indicar a presença de anemia microcítica, como a anemia ferropriva, talassemia ou anemia sideroblástica.
Leia também: HCM: o que é e porque está alta ou baixa tuasaude.com/hcm-hemoglobina-corpuscular-mediaVCM e HCM baixo e RDW alto
VCM e HCM baixo, e RDW alto no hemograma podem indicar problemas de saúde como anemia microcítica, anemia megaloblástica e problemas no fígado ou rins, por exemplo.
Leia também: RDW alto: o que significa (e o que fazer) tuasaude.com/rdw-altoVCM baixo em criança
Assim como nos adultos, o VCM baixo em criança pode indicar anemia por deficiência de ferro, talassemia, anemia sideroblástica, anemia crônica ou intoxicação por chumbo.
O VCM é considerado baixo em crianças entre 6 e 12 anos, se estiver abaixo de 77 fl. Já em crianças entre 2 e 6 anos, o VCM é baixo se apresentar valores menores que 75 fl.
Como saber se o VCM está baixo
Para saber se o VCM está baixo, é aconselhado consultar o clínico geral para que, assim, seja solicitado um exame de sangue.
Calculadora de hemograma
Se deseja saber se o VCM está baixo, insira o resultado do seu exame na calculadora a seguir:
Esta calculadora é apenas uma ferramenta de orientação. Por isso, não deve ser usada para substituir o diagnóstico ou a consulta com o clínico geral.