Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que significa HCM alto ou baixo no Hemograma

A Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) é um dos parâmetros do exame de sangue que mede tamanho e a coloração da hemoglobina dentro da célula sanguínea, que também pode ser chamada de hemoglobina globular média (HGM).

O HCM, assim como o VCM são pedidos num hemograma a fim de identificar o tipo de anemia que a pessoa possui, hipercrômica, normocrômica ou hipocrômica. 

O que significa HCM alto ou baixo no Hemograma

Possíveis alterações do HCM

Dessa forma, as possíveis alterações no resultado desse exame são:

HCM alta:

Quando os valores estão acima de 33 picogramas no adulto, isso indica anemia hipercrômica, alterações da tireóide ou alcoolismo.

As causas do HCM alto se devem ao aumento do tamanho dos glóbulos vermelhos são maiores que o desejado, levando ao surgimento de anemia megaloblástica causada pela falta de vitamina B12 e ácido fólico. 

HCM baixa: 

Quando os valores estão abaixo de 26 picogramas no adulto, isso indica anemia hipocrômica que pode ser causada por anemia ferropriva, devido a falta de ferro, e a talassemia, que é um tipo de anemia genética.

Quando o HCM está baixo isso indica que os glóbulos vermelhos são menores que o normal e como as próprias células são pequenas, o valor médio da hemoglobina é baixo. 

Valores de referência do HCM e CHCM

Os valores normais da hemoglobina corpuscular média em picogramas por glóbulo vermelho, são:

  • Recém nascido: 27 - 31
  • 1 a 11 meses: 25 - 29
  • 1 a 2 anos: 25 - 29
  • 3 a 10 anos: 26 - 29
  • 10 a 15 anos: 26 - 29
  • Homem: 27 - 29
  • Mulher: 27 - 29

Os valores da Concentração da hemoglobina corpuscular média (CHCM) variam entre 32 e 36%. 

Esses valores indicam a coloração que a célula sanguínea tem, por isso quando os valores estão baixos, o centro da célula fica esbranquiçado e quando os valores estão aumentados, a célula fica mais escura que o normal.

Tipos de anemia 

Os tipos de anemia são muito variados e saber qual tipo a pessoa possui é importante para identificar a sua causa e como realizar o melhor tratamento. No caso da anemia por falta de ferro, basta tomar suplementos de ferro e comer mais alimentos ricos em ferro para curar, essa anemia. No entanto, quando a pessoa tem talassemia, que é outro tipo de anemia, pode ser preciso até mesmo fazer transfusões de sangue. Saiba os tipos de anemia, seus sintomas tratamentos

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem