Hemoglobina Corpuscular Média (HCM): o que é e porque está alta ou baixa

Revisão clínica: Marcela Lemos
Biomédica
fevereiro 2022

A Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) é um dos parâmetros do exame de sangue que mede a quantidade média de hemoglobina dentro das hemácias, podendo ser também conhecida como hemoglobina globular média (HGM).

O HCM, assim como o VCM são pedidos num hemograma a fim de identificar o tipo de anemia que a pessoa possui, hipercrômica, normocrômica ou hipocrômica.

A alteração nos níveis de HCM pode acontecer devido ao consumo de álcool, alterações na tireoide e anemia, sendo importante que o médico seja consultado para que seja identificada a causa do HCM alto ou baixo e iniciado o tratamento mais adequado, caso haja necessidade.

As principais alterações do HCM são:

1. HCM alto

Quando os valores estão acima de 34 picogramas no adulto, isso indica hipercromia, de forma que a hemácia fica mais escura que o normal devido à grande quantidade de hemoglobina por hemácia, o que pode acontecer devido ao consumo elevador de álcool, uso de alguns medicamentos ou alterações de tireoide.

É comum também que sejam observadas hemácias maiores que o normal, o que pode ser indicativo de anemia megaloblástica, que acontece devido à deficiência de vitamina B12 e ácido fólico.

2. HCM baixa

Quando os valores estão abaixo de 26 picogramas no adulto, é indicativo de hipocromia, em que a hemácia apresenta cor mais clara que o normal devido à menor concentração de hemoglobina por hemácia, o que pode ser devido à anemia ferropriva devido a falta de ferro, e a talassemia, que é um tipo de anemia genética.

É comum também que sejam notadas hemácias menores que o normal, conhecidas como hemácias microcíticas, sendo importante que sejam avaliados os outros parâmetros do hemograma e o resultado de outros exames que possam ter sido indicados para que se possa identificar a causa da hipocromia e microcitose.

Valores de referência do HCM

Os valores normais da hemoglobina corpuscular média em picogramas por glóbulo vermelho, são:

  • Recém nascido: 27 - 31
  • 1 a 11 meses: 25 - 29
  • 1 a 2 anos: 25 - 29
  • 3 a 10 anos: 26 - 29
  • 10 a 15 anos: 26 - 29
  • Homem: 26 - 34
  • Mulher: 26 - 34

Esses valores indicam a coloração que a célula sanguínea tem, por isso quando os valores estão baixos, o centro da célula fica esbranquiçado e quando os valores estão aumentados, a célula fica mais escura que o normal.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em fevereiro de 2022. Revisão clínica por Marcela Lemos - Biomédica, em fevereiro de 2022.
Revisão clínica:
Marcela Lemos
Biomédica
Mestre em Microbiologia Aplicada, com habilitação em Análises Clínicas e formada pela UFPE em 2017 com registro profissional no CRBM/ PE 08598.