Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Volume Corpuscular Médio - VCM

O volume corpuscular médio é o tamanho das hemácias, ou seja das células vermelhas do sangue, e pode ser identificado no hemograma com a sigla VCM. Seu valor normal está entre 80 e 100 fentilitros, mas em fumantes pode haver um aumento de até 3 fentilitros. 

Saber a quantidade de VCM é particularmente importante para o diagnóstico da anemia ou para fazer o acompanhamento do doente após ter iniciado o tratamento. Mas além do VCM também é preciso verificar os valores de HCM - Hemoglobina corpuscular média e Hemoglobina - Hb.

O que é Volume Corpuscular Médio - VCM

Possíveis alterações do VCM

O volume corpuscular médio pode estar aumentado ou diminuído e cada uma destas alterações representam problemas de saúde distinto:

1. O que pode ser VCM alto

O valor aumentado de VCM pode indicar doenças como anemia perniciosa, macrocítica ou megaloblástica, mas também é comum encontrar esse valor aumentado em casos de dependência alcoólica, sangramento agudo, síndromes mielodisplásicas, hipotireoidismo, síndrome de Down, deficiência de ácido fólico ou ainda de vitamina B12.

2. O que pode ser VCM baixo

O valor diminuído do volume corpuscular médio normalmente acontece quando existe deficiência de ferro, talassemia menor, anemia microcítica, esferocitose congênita, uremia, doenças do colágeno ou infecções crônicas graves.

VCM no diagnóstico da Anemia

Para o diagnóstico da anemia o médico irá solicitar o exame de sangue e observar se a pessoa tem os valores normais de hemoglobina - Hb. Se esta estiver abaixo do esperado e também:

  • VCM e HCM baixos: Significa anemia microcítica;
  • VCM e HCM normais: Significa anemia normocítica;
  • VCM elevado: Significa anemia macrocítica.

O HCM é a Hemoglobina Corpuscular Média e indica a quantidade de hemoglobina presente na hemácia. Seu valor normal está entre 27 a 33 picograma. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...