Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Volume Corpuscular Médio - VCM

O VCM, que significa Volume Corpuscular Médio, é um índice presente no hemograma que indica a média do tamanho das hemácias, que são as células vermelhas do sangue. O valor normal do VCM é entre 80 e 100 fl, podendo variar de acordo com o laboratório.

Saber a quantidade de VCM é particularmente importante para auxiliar o diagnóstico da anemia e para fazer o acompanhamento do doente após o início do tratamento. No entanto, a análise do VCM deve ser feita juntamente com a análise de todo o hemograma, principalmente HCM, RDW e hemoglobina. Saiba como interpretar o hemograma.

O que é Volume Corpuscular Médio - VCM

Possíveis alterações do VCM

O volume corpuscular médio pode estar aumentado ou diminuído, sendo cada uma dessas situações características de problemas de saúde distintos:

1. O que pode ser VCM alto

O VCM alto indica que as hemácias são grandes, sendo normalmente verificado um valor aumentado de RDW, situação conhecida como anisocitose. Saiba o que significa o RDW no exame de sangue.

O valor aumentado pode ser indicativo de anemia megaloblástica e anemia perniciosa, por exemplo. Mas também pode estar alterado na dependência alcoólica, hemorragias, síndromes mielodisplásicas e no hipotireoidismo.

2. O que pode ser VCM baixo

O VCM baixo indica que as hemácias presentes no sangue são pequenas, sendo denominadas microcíticas. As hemácias microcíticas podem ser encontradas em diversas situações, como na talassemia menor, esferocitose congênita, uremia, infecções crônicas e principalmente nas anemias por deficiência de ferro, que também são conhecidas como anemias microcíticas hipocrômicas, pois também apresentam HCM baixo. Entenda o que é HCM.

VCM no diagnóstico da anemia

Para o diagnóstico laboratorial da anemia, o médico verifica, principalmente, os valores de hemoglobina, além dos outros índices, como VCM e HCM. Caso a hemoglobina se encontre baixa, o tipo de anemia pode ser identificado a partir dos seguintes resultados:

  • VCM e HCM baixos: Significa anemia microcítica, como por exemplo a anemia ferropriva;
  • VCM e HCM normais: Significa anemia normocítica, podendo ser indicativo de talassemia;
  • VCM elevado: Significa anemia macrocítica, como a anemia megaloblástica, por exemplo.

A partir do resultado do hemograma, o médico pode solicitar outros exames que possam confirmar o diagnóstico da anemia. Veja quais são os exames que confirmam a anemia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...