Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vacuoterapia no tratamento da Celulite

A vacuoterapia, também conhecida por endermologia ou endermoterapia, é uma das formas de tratamento para celulite e consiste em utilizar um aparelho que desliza e suga a pele a ser tratada, promovendo uma massagem mecânica ritmada, que reduz os nódulos e melhora a aparência do bumbum e das coxas, combatendo a celulite.

A endermologia ao descolar a pele do músculo promove a quebra das fibroses que ficam no tecido adiposo, melhora a circulação linfática, aumenta a oxigenação e libera toxinas, havendo uma diminuição da aparência da celulite. O uso do vácuo no tratamento da celulite também melhora a nutrição das células promovendo a criação de novos pequenos vasos sanguíneos, além de ter efeito tonificante e reafirmante. Veja outras aplicações desta técnica em: O que é Vacuoterapia e para que Serve.

Vacuoterapia no tratamento da Celulite

Como fazer 

O tratamento de vacuoterapia deve ser realizado cerca de 1 vez por semana numa clínica ou centro de estética, e deve ser aplicado um óleo vegetal sobre a pele, para permitir um melhor deslizamento do aparelho. É aconselhado que o aparelho seja deslizado com manobras rítmicas, lentas e suaves, no sentido de vasos linfáticos e linfonodos. 

​Quantas sessões fazer 

Para o tratamento da celulite recomenda-se 8-15 sessões de endermologia, com duração de 20-40 minutos. Após o tratamento, para diminuir a dor, desconforto e a vermelhidão local, pode-se aplicar uma bolsa de gelo, por 5-10 minutos na região tratada.

Se durante o tratamento a pressão do vácuo causar muito desconforto, pode-se pedir ao terapeuta para diminuir a intensidade do vácuo, para aliviar a pressão e o tratamento se tornar mais confortável

Como potencializar os resultados 

Para combater a celulite também é recomendado seguir algumas orientações importantes no dia a dia, como beber cerca de 2 litros de água por dia, ou chá verde sem açúcar, se alimentar bem, comendo pouca gordura e açúcar, e praticar exercícios regularmente. Para queimar gordura deve-se realizar exercícios diariamente, com moderada à alta intensidade durante 60-90 minutos. Ao preconizar os exercícios que envolvem pernas e glúteos melhores resultados são observados. 

Assista o vídeo a seguir e saiba o que mais pode fazer em casa: 

CELULITE: descubra o que realmente funciona

542 mil visualizações

Contraindicações do tratamento

O tratamento à vácuo é contraindicado em caso de:

  • Hipertensão, porque pode haver um pequeno aumento da pressão sanguínea;
  • Flebite e trombose, 
  • Lesão na pele, como ferida berta, inflamações e hematomas;
  • Infecções ativas,
  • Gravidez, sobre a região abdominal e lombar;
  • Toma de remédios anticoagulantes, como aspirina, porque aumenta o risco de sangramento;
  • Varizes, porque pode agravar a situação, e por isso o tratamento só pode ser realizado redor da variz;
  • Hérnia no local, porque pode agravar a herniação, e também a região umbilical nunca deve ser tratada porque pode surgir hérnia umbilical; 
  • Marcapasso cardíaco, porque pode interferir no ritmo cardíaco;
  • Pouca tolerância à dor.

Também não deve ser realizado em pessoas que apresentam facilidade para desenvolver hematomas. 


Bibliografia

  • A utilização da endermologia no tratamento fisioterapêutico em pacientes com fibro edema gelóide: revisão bibliográfica. Link: <portalbiocursos.com.br>. Acesso em 26 Mar 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem