Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vacina para Hepatite A

A vacina para a hepatite A é produzida com o vírus inativado e estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus da hepatite A, combatendo futuras infecções. Por ter na sua composição o vírus inativado, essa vacina não apresenta contraindicações, podendo ser administrada em crianças, adultos, idosos e gestantes.

A administração desta vacina é  considerada opcional pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, mas é recomendado que as crianças a partir dos 12 meses tomem a primeira dose da vacina. 

A hepatite A é uma doença contagiosa causada pelo vírus da hepatite A que leva ao surgimento de um quadro leve e de curta duração que se caracteriza por sintomas como cansaço, pele e olhos amarelados, urina escura e febre baixa. Saiba mais sobre a hepatite A.

Vacina para Hepatite A

Indicações da vacina

A vacina da hepatite A é geralmente recomendada em casos de surto ou contato com pessoas com hepatite A, podendo também ser tomada a partir dos 12 meses de idade como forma de prevenção.

  • Infância: a primeira dose é administrada aos 12 meses e a segunda aos 18 meses, podendo ser encontrada em clínicas privadas de vacinação. Caso a criança não tenha sido vacinada aos 12 meses, pode ser tomada uma dose única da vacina aos 15 meses;
  • Crianças, adolescentes e adultos: a vacina é administrada em duas doses com intervalo de 6 meses e é disponibilizada nas clínicas privadas de vacinação;
  • Idosos: a vacina é recomendada somente após avaliação sorológica pelo médico ou em períodos de surto de hepatite A, sendo administrada em duas doses com intervalo de 6 meses entre as doses;
  • Gestantes: os dados da utilização da vacina da hepatite A em mulheres grávidas são limitados e, por isso, a administração durante a gravidez não é recomendada. A vacina só deve ser aplicada em grávidas se for mesmo necessário, e após uma avaliação pelo médico dos riscos e dos benefícios. 

Além da vacina somente contra a hepatite A, existe também a vacina combinada contra o vírus da hepatite A e B, que é uma alternativa para as pessoas que não foram vacinadas contra hepatite A e B, sendo administrada em duas doses em pessoas com menos de 16 anos, com intervalo de 6 meses entre as doses, e em três doses em pessoas com mais de 16 anos, sendo a segunda dose administrada 1 mês após a primeira e a terceira dose, 6 meses após a primeira.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais relacionados à vacina são raros, no entanto podem ocorrer reações no local da aplicação, como dor, vermelhidão e inchaço, devendo os sintomas desaparecer depois de 1 dia. Além disso, a vacina para hepatite A também pode provocar o surgimento de dores de cabeça, dor de barriga, diarreia, náuseas, vômitos, dores musculares, diminuição do apetite, insônia, irritabilidade, febre, cansaço excessivo e dor nas articulações.

Quem não deve usar

Esta vacina não deve ser administrada em crianças com histórico de reação alérgica severa a qualquer componente da vacina ou após administração prévia de uma vacina com os mesmos componentes ou constituintes.

Além disso, também não deve ser usada em crianças menores de 12 meses ou em grávidas sem recomendação do médico.

Assista ainda ao vídeo seguinte, à conversa entre a nutricionista Tatiana Zanin e o Dr. Drauzio Varella, e esclareça algumas dúvidas acerca da transmissão, prevenção e tratamento da hepatite:

HEPATITE A, B e C: Principais sintomas e tratamento | com Drauzio Varella

3.8 mil visualizações

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de Vacinação SBIm Criança - Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2019/2020. 2019. Disponível em: <https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf>. Acesso em 05 Jul 2019
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOZAÇÕES. Calendário de Vacinação SBIm Adolescente - Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2019/2020. 2019. Disponível em: <https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-adolescente.pdf>. Acesso em 05 Jul 2019
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de Vacinação SBIm Adulto - Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2019/2020. 2019. Disponível em: <https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-adulto.pdf>. Acesso em 05 Jul 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem