Vacina da hepatite A: quando é indicada, doses e efeitos colaterais

A vacina da hepatite A é indicada para prevenir a infecção pelo vírus da hepatite A, que pode causar sintomas como cansaço, pele e olhos amarelados, urina escura e febre baixa.

Essa vacina contém o vírus inativado e estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus da hepatite A, combatendo futuras infecções, sendo aplicada através de injeção no músculo em postos de saúde.

Leia também: Hepatite A: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/hepatite-a

A vacina da hepatite A é oferecida gratuitamente pelo SUS para bebês com mais de 12 meses, fazendo parte do calendário de vacinação da criança, mas também pode ser tomada por crianças, adolescentes, idosos ou gestantes em clínicas particulares de vacinação.

Imagem ilustrativa número 1

Quando é indicada

A vacina da hepatite A é indicada para prevenir a infecção pelo vírus da hepatite A.

Essa vacina deve ser feita no bebê a partir dos 12 meses de vida, em duas doses, com intervalo de 6 meses entre elas, fazendo parte do calendário de vacinação do bebê.

Leia também: Calendário de vacinação do bebê 2024: do nascimento aos 4 anos tuasaude.com/calendario-de-vacinacao-do-bebe

Além disso, essa vacina também é indicada para crianças, adolescentes, adultos ou idosos que não tenham se vacinado contra a hepatite A anteriormente, ou em situações de surto ou contato com pessoas com hepatite A.

Doses da vacina de hepatite A

O esquema de doses da vacina contra hepatite A são:

Idade Doses da vacina de hepatite A
Bebês até os 18 meses
  • 1ª dose: aos 12 meses de idade;
  • 2ª dose: aos 18 meses de idade.
Crianças e adolescentes dos 10 aos 19 anos não vacinados na infância
  • 1ª dose: na data escolhida pelo médico;
  • 2ª dose: 6 meses após a 1ª dose.
Adultos de 20 a 59 anos não vacinados anteriormente
  • 1ª dose: na data escolhida pelo médico;
  • 2ª dose: 6 meses após a 1ª dose.
Idosos com mais de 60 anos (apenas após avaliação sorológica ou em situações de exposição ou surtos)
  • 1ª dose: na data escolhida pelo médico;
  • 2ª dose: 6 meses após a 1ª dose.
Gestantes (somente se necessário após avaliação e indicação do obstetra)
  • 1ª dose: na data escolhida pelo médico;
  • 2ª dose: 6 meses após a 1ª dose.

No caso de bebês não vacinados para hepatite B, nos primeiros 12 meses de vida, pode-se fazer a vacina combinada de hepatite A e B, com esquema de duas doses, com um intervalo de 6 meses entre as doses.

A vacina combinada de hepatite A e B também é uma alternativa para as pessoas que não foram vacinadas contra hepatite A e B anteriormente.

Nesses casos, é recomendada a administração da vacina da hepatite A e B em duas doses em pessoas com menos de 16 anos, com intervalo de 6 meses entre as doses, e em três doses em pessoas com mais de 16 anos, sendo a segunda dose administrada 1 mês após a primeira e a terceira dose, 6 meses após a primeira.

Leia também: Vacina da hepatite B: para que serve, quando tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/vacina-contra-hepatite-b

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais relacionados à vacina são raros, no entanto, podem ocorrer reações no local da aplicação, como dor, vermelhidão, inchaço ou hematoma.

Além disso, a vacina para hepatite A também pode provocar o surgimento de infecções respiratórias, diarreia, náuseas, vômitos, conjuntivite, dermatite de fralda, erupção na pele, febre ou irritabilidade.

Quem não deve tomar

A vacina da hepatite A é contraindicada para bebês com menso de 12 meses ou para pessoas com histórico de reação alérgica severa a qualquer componente da vacina ou após administração prévia de uma vacina com os mesmos componentes ou constituintes.

Durante a gravidez, a vacina da hepatite A só deve ser usada se recomendado pelo obstetra, após avaliação dos riscos e benefícios da vacinação.

Assista ainda ao vídeo seguinte, à conversa entre a nutricionista Tatiana Zanin e o Dr. Drauzio Varella, e esclareça algumas dúvidas acerca da transmissão, prevenção e tratamento da hepatite:

Vídeos relacionados