Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vacina para Hepatite A

A vacina para a hepatite A é feita com o vírus inativado e estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra o vírus da hepatite A, combatendo futuras infecções. Por ser confeccionada com o vírus inativado, essa vacina não apresenta contraindicações, podendo ser administrada em crianças, adultos, idosos e gestantes.

A vacina para hepatite A é considerada opcional pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, mas é recomendada que as crianças a partir dos 12 meses tomem a primeira dose da vacina. 

A hepatite A é uma doença contagiosa causada pelo vírus da hepatite A que causa um quadro leve e de curta duração e apresenta sintomas como cansaço, pele e olhos amarelados, urina escura, e febre baixa. Saiba mais sobre a hepatite A.

Vacina para Hepatite A

Indicações da vacina

A vacina da hepatite A é considerada opcional, sendo normalmente recomendado em casos de surto ou contato com pessoas com hepatite A. No entanto, a vacina para a hepatite A pode ser omada a partir dos 12 meses de idade como forma de prevenção.

  • Infância: a primeira dose é administrada aos 12 meses e a segunda aos 18 meses, podendo ser encontrada em clínicas privadas de vacinação. Caso a criança não tenha sido vacinada aos 12 meses, pode ser tomada dose única da vacina aos 15 meses, que é disponibilizada pelo SUS;
  • Crianças, adolescentes e adultos: a vacina é administrada em duas doses com intervalo de 6 meses e é disponibilizada nas clínicas privadas de vacinação;
  • Idosos: a vacina é recomendada somente após avaliação sorológica pelo médico ou em períodos de surto de hepatite A, sendo administrada em duas doses com intervalo de 6 meses entre as doses;
  • Gestantes: a vacina não tem contraindicações, por isso a gestante que não tenha sido vacinada pode tomar a vacina da hepatite A em duas doses.

Além da vacina somente contra a hepatite A, existe também a vacina combinada contra o vírus da hepatite A e B, que é uma alternativa para as pessoas que não foram vacinadas contra hepatite A e B, sendo administrada em duas doses em pessoas com menos de 16 anos, com intervalo de 6 meses entre as doses, e em três doses em pessoas com mais de 16 anos, sendo a segunda dose administrada 1 mês após a primeira e a terceira dose, 6 meses após a primeira.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais relacionados à vacina são raros, no entanto podem haver reações no local da aplicação, como dor, vermelhidão e inchaço no local em que a vacina foi administrada, devendo os sintomas desaparecer depois de 1 dia. Além disso, a vacina para hepatite A também pode provocar o surgimento de dores de cabeça, dor de barriga, diarreia, náuseas, vômitos, dores musculares, diminuição do apetite, insônia, irritabilidade, febre, cansaço excessivo e dor nas articulações.

A vacina contra a hepatite A não possui contraindicações, no entanto caso a pessoa tenha alergia a qualquer componente da vacina ou teve reação alérgica a doses anteriores da vacina, não é recomendado que tome novamente a vacina.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Carregando
...