Urovit: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O Urovit é um remédio analgésico que contém cloridrato de fenazopiridina na sua composição, uma substância indicada para o alívio da dor ou sensação de queimação ao urinar causada por infecção urinária, cirurgias ou utilização de cateteres urinários, por exemplo.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos contendo 100 mg ou 200 mg de cloridrato de fenazopiridina, e a dose e o tempo de tratamento dependem da orientação médica.

O Urovit geralmente é utilizado junto com o tratamento com antibióticos para a infecção urinária, ajudando no alívio da dor ou desconforto ao urinar, e deve sempre ser usado com indicação do médico.

Urovit: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Para que serve

O Urovit é indicado para dor ou sensação de queimação ao urinar, e outros desconfortos do trato urinário, causados por infecção urinária, trauma, cirurgia ou outros procedimentos, como utilização de cateteres, que podem causar irritação do trato urinário. Saiba quais as causas mais comuns de ardência ao urinar.

Como usar

O Urovit deve ser tomado por via oral, com um copo de água, após as refeições, para diminuir o desconforto no estômago.

A dose recomendada é de 200 mg de Urovit, a cada 8 horas, e o tempo de tratamento deve ser orientado pelo médico, sendo que geralmente deve ser usado por 2 dias.

No caso de esquecer de tomar uma dose na hora certa, deve-se tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar a próxima dose. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Urovit são náusea, vômito, diarreia, desconforto no estômago, dor de cabeça ou alterações visuais.

Esse remédio também pode causar alteração da cor da urina e das fezes, que podem ficar com uma coloração vermelho-alaranjada, o que é considerado normal no tratamento. No entanto, deve-se ter cuidado com as roupas íntimas, pois podem ficar manchadas permanentemente. 

Além disso, o Urovit também pode manchar permanentemente as lentes de contato gelatinosas, devendo-se evitar a utilização das lentes durante o tratamento com Urovit.

O Urovit pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.

Deve-e procurar atendimento médico imediato também caso a pessoa apresente sintomas como pouca ou nenhuma urina, inchaço repentino, dor na lateral ou na parte inferior das costas, febre, pele pálida, amarelada ou azulada, ou confusão mental. 

Quem não deve usar

O Urovit não deve ser usado por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que tenham insuficiência renal, problemas no fígado ou deficiência da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase.

Esse remédio também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à fenazopiridina ou qualquer outro componente do comprimido.

Além disso, por conter açúcar, o Urovit deve ser usado com cuidado por pessoas com diabetes.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Phenazopyridine. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/phenazopyridine.html>. Acesso em 07 Out 2021
  • UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S.A. UROVIT® (cloridrato de fenazopiridina). 2015. Disponível em: <https://img.drogasil.com.br/raiadrogasil_bula/UROVIT.pdf>. Acesso em 07 Out 2021
  • WANG, A.; et al. Urinary tract infections. Prim Care. 40. 3; 687-706, 2013
  • DRUGS AND LACTATION DATABASE (LACTMED) [INTERNET]. BETHESDA (MD): NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE (US). Phenazopyridine. 2018. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK501505/>. Acesso em 07 Out 2021
Mais sobre este assunto: