Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a ultrassonografia transretal da prostata

O ultrassom transretal de próstata é realizado através da inserção de uma sonda de ultrassom no reto do paciente, permitindo obter imagens da próstata do homem, sendo possível identificar alterações ou lesões que possam aparecer nesta região, como câncer, aumento da próstata, infecções, entre outros.

Este procedimento é realizado pelo reto porque a próstata se encontra entre este e a bexiga e permite uma visualização mais clara, do que quando se realiza um ultrassom abdominal.

O que é a ultrassonografia transretal da prostata

O que pode ser detetado

A realização de uma ultrassonografia transretal permite diagnosticar infecções, cistos, hipertrofia ou câncer na próstata. Saiba reconhecer os sintomas mais comuns de câncer da próstata.

Quem deve fazer este exame

Geralmente, a ultrassonografia transretal está indicada nas seguintes situações:

  • Homens que tenham um exame digital alterado e PSA normal ou aumentado;
  • Homens com mais de 50 anos, como exame de rotina, para o diagnóstico de doenças na próstata;
  • Diagnóstico de infertilidade;
  • Acompanhamento de uma biópsia;
  • Estadiamento do câncer da próstata;
  • Seguimento de uma hiperplasia da próstata benigna ou da recuperação após cirurgia. Saiba quais as consequências da cirurgia para retirar a próstata e como é feita a recuperação.

Quais os riscos

Pode ocorrer desconforto ou sangramento ligeiro em pessoas com hemorroidas ou fissuras anais. Nestes casos, pode ser usado um anestésico para aliviar os sintomas.

Como é o preparo para o exame

Para se preparar para o exame, o médico pode recomendar o uso de um laxante e/ ou a aplicação de um enema. Geralmente, faz-se a aplicação de um enema com água ou uma solução própria, cerca de 3 horas antes do exame, para melhorar a visualização.

Além disso, também é recomendado ingerir cerca de 6 copos de água, 1h antes do exame e reter a urina, porque a bexiga deve estar cheia no momento da realização do exame.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem