Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feito o ultrassom da próstata e para que serve

Outubro 2020

O ultrassom da próstata, também chamado de ultrassom transretal, é um exame de imagem que tem como objetivo avaliar a saúde da próstata, permitindo identificar alterações ou lesões que possam estar presentes e que podem ser indicativos de infecção, inflamação ou câncer de próstata, por exemplo.

Esse exame é recomendado principalmente para homens a partir dos 50 anos, no entanto, caso o homem tenha histórico de câncer de próstata na família ou tenha tido resultado alterado no exame de PSA, pode ser recomendada a realização desse exame antes do 50 como forma de prevenir doenças.

Como é feito o ultrassom da próstata e para que serve

Para que serve

A realização do ultrassom de próstata permite identificar sinais de inflamação ou infecção na próstata, presença de cistos ou sinais indicativos de câncer de próstata. Assim, esse exame pode ser recomendado nas seguintes situações:

  • Homens que tenham um exame digital alterado e PSA normal ou aumentado;

  • Homens com mais de 50 anos, como exame de rotina, para o diagnóstico de doenças na próstata;

  • Para auxiliar no diagnóstico de infertilidade;

  • No acompanhamento de uma biópsia;

  • Para verificar o estadiamento do câncer da próstata;

  • No seguimento de uma hiperplasia da próstata benigna ou da recuperação após cirurgia. 

Dessa forma, de acordo com o resultado do exame, o urologista poderá verificar se há algum risco de desenvolvimento de alterações na próstata ou se o tratamento realizado está sendo eficaz, por exemplo. Saiba identificar as principais alterações da próstata.

Como é feito

O ultrassom da próstata é um exame simples mas que pode ser desconfortável, principalmente se o homem tiver hemorroidas ou fissuras anais, sendo nesse caso necessária a aplicação de anestésico local para diminuir o desconforto.

Para fazer o exame, o médico pode recomendar o uso de um laxante e/ ou a aplicação de um enema. Geralmente, faz-se a aplicação de um enema com água ou uma solução própria, cerca de 3 horas antes do exame, para melhorar a visualização. Além disso, também é recomendado ingerir cerca de 6 copos de água, 1h antes do exame e reter a urina, porque a bexiga deve estar cheia no momento da realização do exame.

Em seguida, é feita a inserção de uma sonda no reto do homem, já que a próstata fica localizada entre o reto e a bexiga, para que sejam obtidas imagens dessa glândula e seja possível verificar qualquer sinal de alteração.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem