Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 benefícios da massagem na próstata

A massagem prostática é uma técnica na qual o médico, ou o terapeuta especializado, estimula a próstata do homem para expelir os líquidos dentro dos canais prostáticos. A próstata é uma pequena glândula, do tamanho de uma castanha, que está localizada logo abaixo da bexiga e que produz um líquido importante para a composição do esperma.

Uma vez que não é possível acessar diretamente a próstata, a massagem precisa ser feita através do ânus, pois é possível sentir as paredes da glândula através da porção final do intestino.

5 benefícios da massagem na próstata

Embora ainda não exista um consenso médico sobre os benefícios da massagem prostática, é possível que ajude a:

1. Evitar a ejaculação dolorosa

Alguns homens podem sentir bastante dor ao ejacular ou logo após terem ejaculado e isso pode acontecer devido ao acúmulo de líquido nos canais seminais após a passagem do esperma. Com a massagem da próstata, é possível criar um orgasmo muito intenso que ajuda a eliminar os restos de líquido presentes nos canais, aliviando a dor.

2. Melhorar a impotência sexual

Uma vez que a próstata é uma glândula muito sensível, quando é estimulada pode causar um aumento significativo das ondas de prazer durante o contato íntimo. Esta estimulação pode, assim, ser capaz de permitir que o homem inicie e mantenha uma ereção com maior facilidade.

Muitas vezes, a massagem prostática pode ser associada aos outros tratamentos convencionais para obter melhor resultados contra a impotência sexual. Conheça quais as formas de tratamento mais utilizadas para este problema.

3. Reduzir a inflamação da próstata

A inflamação da próstata, também conhecida como prostatite, pode ser aliviada com a massagem prostática porque através desta técnica é possível aumentar a circulação sanguínea no local, diminuindo a congestão da glândula e aliviando a inflamação e a dor da prostatite crônica.

4. Facilitar o fluxo de urina

Para que a urina seja eliminada do corpo precisa passar pela uretra, que é um pequeno canal que passa no interior da próstata. Assim, no caso do homem apresentar dificuldades para urinar devido à inflamação da próstata, a massagem pode melhorar a circulação e diminuir a inflamação local, liberando  a uretra e facilitando a passagem da urina.

5. Prevenir o câncer de próstata

Por melhorar a circulação sanguínea e aliviar a inflamação crônica da próstata, a massagem pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer ou outros problemas menos sérios como hipertrofia. Além disso, a massagem prostática permite uma avaliação constante da glândula, o que pode ajudar a identificar casos precoces de câncer, facilitando o trtamento e melhorando as chances de cura.

Como é feita a massagem

A estimulação da próstata pode ser feita com os dedos, e para isso o médico coloca umas luvas e lubrificante para diminuir o desconforto e a dor. Ou através do uso de equipamento especial, desenhado para atingir mais facilmente a próstata.

Quais os principais riscos

Os principais riscos deste tipo de massagem estão relacionados com a estimulação excessiva da próstata, que pode provocar:

  • Piora dos sintomas;
  • Surgimento de novos problemas na próstata;
  • Hemorragia devido a ruptura do intestino.

Dessa forma, é recomendado que a massagem prostática seja feita por um profissional de saúde especialista na área, para evitar complicações. Em alguns casos, o médico pode ensinar o homem ou outra pessoa para que faça a estimulação em casa, como acontece antes do contato íntimo nos casos de impotência sexual, por exemplo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...