Tylenol Bebê é um analgésico e antitérmico indicado para reduzir a febre e aliviar dores leves a moderadas em bebês, como as causadas por gripes, resfriados, dor de dente ou dor de garganta.
Essa medicação está disponível em suspensão oral, contendo 100 mg/mL do princípio ativo paracetamol, com sabor de frutas para facilitar o uso e acompanhada de seringa dosadora para medir a dose correta.
Leia também: Tylenol: para que serve, tipos e como tomar (Sinus, Bebê, Infantil e outros) tuasaude.com/paracetamol-tylenolO uso do Tylenol Bebê deve ser recomendado pelo pediatra, que indicará a dose correta de acordo com o peso da criança, sendo importante respeitar essa dosagem, pois doses acima podem causar efeitos colaterais, incluindo problemas no fígado.
Para que serve
O Tylenol Bebê é indicado para:
- Reduzir febre;
- Aliviar dores leves a moderadas.
O Tylenol Bebê não trata a causa da infecção, apenas alivia os sintomas, como dores de garganta, dor de dente, dores associadas a resfriados ou gripes.
Como tomar
O Tylenol Bebê é usado por via oral, através de uma suspensão líquida com sabor de frutas, e acompanha uma seringa dosadora para medir a quantidade correta.
Antes de usar, o frasco deve ser agitado, a tampa aberta pressionando e girando, e a seringa preenchida de acordo com a dose indicada pelo peso da criança.
A medicação deve ser colocada devagar na boca do bebê, entre a gengiva e o lado interno da bochecha, garantindo que seja ingerido de forma segura.
É necessário consultar o pediatra antes de usar o medicamento, especialmente para bebês com menos de 11 kg ou menores de 2 anos.
Posologia do Tylenol Bebê
A dose do Tylenol Bebê deve ser calculada de acordo com o peso da criança:
Em caso de dose esquecida, deve ser dada assim que lembrada, sem aumentar a quantidade da dose.
Tylenol Bebê de quantas em quantas horas?
O Tylenol Bebê deve ser dado a cada 4 a 6 horas, respeitando sempre a dose indicada pelo peso do bebê e sem ultrapassar o número máximo de 5 aplicações em 24 horas.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do Tylenol Bebê são geralmente leves quando usado corretamente, como náusea e dor de estômago.
Reações alérgicas são raras, mas podem incluir urticária, coceira, vermelhidão, erupções na pele e dificuldade para respirar. Nesses casos, o uso do medicamento deve ser interrompido e é fundamental procurar atendimento médico imediatamente.
Em casos de doses acima do recomendado, existe risco de toxicidade hepática, uma lesão grave no fígado que exige cuidados médicos.
Leia também: Hepatite medicamentosa: o que é, causas, sintomas e tratamento tuasaude.com/hepatite-medicamentosaTylenol Bebê dá sono?
O Tylenol Bebê geralmente não causa sono, pois seu efeito é apenas para aliviar dor e febre. No entanto, algumas crianças podem ficar mais descansadas quando a febre e o desconforto diminuem.
Quem não deve usar
O Tylenol Bebê não deve ser usado em crianças que apresentem alergia ao paracetamol ou a qualquer componente da fórmula.
Também é contraindicado em casos de doença grave no fígado ou insuficiência hepática.
É importante evitar a combinação com outros medicamentos que contenham paracetamol para prevenir a superdosagem.