É normal menstruar 2 vezes no mês? (e outras 10 dúvidas comuns)

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
julho 2022

A menstruação é um sangramento que, normalmente, ocorre nas mulheres uma vez por mês, como resultado da descamação do revestimento interno do útero, o endométrio. Geralmente, a primeira menstruação acontece entre os 9 e os 15 anos de idade, sendo a idade média os 12 anos, e só deixa de ocorrer na menopausa, perto dos 50 anos de idade.

O aparelho reprodutor feminino trabalha todos os meses para produzir e eliminar um óvulo, ou seja, prepara-se para engravidar. Se a mulher não tiver contato com um espermatozoide, não haverá fecundação e, cerca de 14 dias após a liberação do óvulo, surge a menstruação. A partir daí, em cada mês, se inicia um novo ciclo, para que o útero se prepare novamente para uma nova ovulação e é por isso que a menstruação desce todos os meses.

No caso da mulher ter mais de um sangramento por mês, pode ser sinal de alterações hormonais que podem afetar o ciclo menstrual ou do desenvolvimento de alterações no útero ou nos ovários, como mioma e cistos, por exemplo. Por isso, é importante que o ginecologista seja consultado caso existe sangramento menstrual mais de 1 vez por mês para que sejam feitos exames e seja iniciado o tratamento mais adequado.

As principais dúvidas sobre menstruar mais de uma vez no mês são:

1. Quanto tempo dura a menstruação?

Cada menstruação dura aproximadamente de 4 a 7 dias, mas o intervalo entre uma menstruação e outra dura uma média de 28 dias, podendo variar de 25 a 45 dias, sendo influenciada por fatores como estresse, alterações hormonais, doenças ou simplesmente a existência de uma menstruação irregular.

A menstruação que dura 8 dias ou mais é considerada prolongada, mas não pode ser considerada uma menstruação que vem em apenas 1 dia, nesse caso é provável que seja um sangramento de escape. Calcule seu ciclo menstrual inserindo seus dados a seguir:

Erro
Erro
Erro

2. É normal menstruar 2 vezes no mês?

Pode ser normal a menstruação vir duas vezes por mês com ciclos mais curtos, especialmente nos primeiros meses, pois o organismo da jovem ainda está se organizando a nível hormonal. Também pode acontecer a menstruação ficar muito irregular e vir mais de 1 vez no mês depois do parto, nos primeiros ciclos menstruais. Já nas mulheres mais maduras, essa alteração pode ser causada por:

  • Mioma uterino;
  • Excesso de estresse;
  • Câncer;
  • Ovários policísticos;
  • Cisto no ovário;
  • Uso de alguns remédios;
  • Alterações hormonais e emocionais;
  • Cirurgias nos ovários e laqueaduras.

Assim, se esta alteração acontecer muito frequentemente, é importante informar ao ginecologista os dias específicos em que a menstruação veio e todos os sintomas associados, para que possa identificar a causa do desequilíbrio na menstruação.

3. A menstruação descer 2 vezes no mesmo mês pode ser sinal de gravidez?

No início da gravidez, é comum que seja identificado um pequeno sangramento de cor rosa ou marrom que pode ser confundido com menstruação, no entanto é consequência da fecundação do óvulo.

No entanto, apresentar o sangramento vaginal mais de uma vez por mês não indica necessariamente uma gravidez, já que algumas situações hormonais, doenças renais ou hepáticas, endometriose ou cistos de ovário, por exemplo, podem causar um ciclo menstrual com menos de 21 dias, resultando em mais de um sangramento menstrual por mês. Por isso, é importante que o ginecologista seja consultado.

4. O que pode ser a menstruação atrasada?

A menstruação atrasada em mulheres com vida sexual ativa, normalmente, é logo associada a gravidez, mas isso nem sempre é verdade. Fatores como cistos nos ovários, doenças no útero, anemias, alterações psicológicas, como depressão e ansiedade, alterações na rotina, maus hábitos alimentares, dietas desequilibradas ou até mesmo o próprio estresse de estar pensando que pode ser uma gravidez, podem ser responsáveis pelo atraso na menstruação.

Caso isso aconteça regularmente, durante muitos meses, deve-se procurar um ginecologista para avaliar melhor a possível causa do atraso.

Entenda melhor as principais causas que podem provocar falta ou atraso da menstruação.

5. O que pode causar menstruação irregular?

A menstruação irregular pode ocorrer nos dois primeiros anos após a primeira menstruação, pois o corpo ainda está aprendendo a lidar com os hormônios, o que, geralmente, regulariza após os 15 anos. Nestes casos, podem ser usados alguns remédios caseiros que ajudam a regular a menstruação.

No entanto, se ocorrer uma irregularidade acentuada e constante do fluxo menstrual, deve ser analisada, pois pode interferir no processo de ovulação. Dentre as causas mais comuns estão a presença de tumores, cistos, desequilíbrio na produção hormonal e estresse.

O tratamento é baseado no uso diário de comprimidos para regular o fluxo menstrual, ajudando a equilibrar qualquer falha na produção de hormônios, mas cada caso deve ser avaliado pelo ginecologista.

6. É possível ter menstruação durante a gravidez?

A menstruação no início da gravidez é muito comum e pode acontecer nos três primeiros meses. Também é chamada de sangramento de escape, pois os hormônios femininos estão habituados a trabalhar para que ocorra a menstruação, e mesmo estando grávida, por vezes acontece o sangramento, fazendo com que a mulher só descubra mais tarde a gravidez.

Outras causas que podem causar sangramento na gravidez são:

  • Adesão do óvulo fertilizado à parede do útero;
  • Relações sexuais mais intensas;
  • Realização de ultrassom transvaginal ou exame de toque;
  • Em casos de reprodução assistida;
  • Uso de medicamentos anticoagulantes, como a heparina ou a aspirina;
  • Presença de miomas ou pólipos;
  • Infecção na vagina ou no colo do útero;
  • Início do trabalho de parto se a gravidez tiver mais que 37 semanas.

Se o sangramento acontecer por uma destas causas, é possível que o médico recomende repouso por alguns dias e que a mulher evite ter relações sexuais até o sangramento passar.

Em algumas mulheres, principalmente quando o volume de sangue é muito grande ou acompanhado de cólicas, pode-se tratar de um aborto espontâneo, devendo ser tratado com urgência. Saiba como identificar quando o sangramento na gravidez é grave.

7. Como fica a menstruação no pós-parto?

A menstruação no pós-parto vai depender se a mulher estiver ou não amamentando. Após o nascimento do bebê, a mulher tem um sangramento que pode durar até 30 dias, variando de acordo com cada organismo e com circunstâncias que a mulher está submetida.

As mães que amamentam de forma exclusiva podem passar até 1 ano sem menstruar, mas se não amamentarem, podem ter os ciclos menstruais regulares no mês seguinte depois do parto. O mais comum é que a volta da menstruação seja irregular, podendo vir adiantada e mais de 1 vez por mês, mas dentro de 3 a 6 meses ela deve ficar mais regulada, conforme era antes de engravidar.

8. O que pode ser menstruação escura?

A menstruação preta, marrom ou tipo “borra de café” pode ocorrer por diversas causas, incluindo:

  • Mudança de pílula anticoncepcional;
  • Alterações hormonais por medicamentos;
  • Estresse e fatores psicológicos;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Doenças, como miomatose e endometriose;
  • Possível gravidez.

No entanto, também é comum que em algumas mulheres a menstruação fique mais escura nos últimos 2 dias, sem precisar ser sinal de algum problema. Saiba mais sobre as principais causas de menstruação escura.

9. Menstruação com coágulos é normal?

A menstruação com coágulos pode acontecer nos dias em que o fluxo é muito intenso, fazendo com que o sangue coagule antes de sair do corpo da mulher. É uma situação muito comum, mas se aparecerem coágulos de sangue muito grandes ou em elevado número é importante consultar o ginecologista.

Entenda melhor em que situações a menstruação pode vir com pedaços.

10. O que significa menstruação fraca ou muito escura?

A menstruação muito fraca, tipo água, e a menstruação muito forte, tipo borra de café indicam alterações hormonais que devem ser avaliadas pelo ginecologista. 

11. A menstruação faz bem para a saúde? 

A menstruação é um evento que se repete todos os meses em mulheres em idade fértil, ela não faz mal à saúde e é fisiológica e esperada. Ela ocorre devido ao ciclo menstrual feminino, que passa por diferentes momentos ao longo do mês.

Em condições normais a menstruação não faz mal à saúde, mas se pode dizer que a menstruação abundante em mulheres anêmicas, pode trazer mais complicações, e nesse caso, pode ser indicado usar a pílula de uso contínuo para não ter menstruação. 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em julho de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em maio de 2019.

Bibliografia

  • NHS. When will my periods start again after pregnancy?. Disponível em: <https://www.nhs.uk/common-health-questions/pregnancy/when-will-my-periods-start-again-after-pregnancy/>. Acesso em 14 jul 2020
  • CLEVELAND CLINIC. Do Your Periods Change After Pregnancy?. Disponível em: <https://health.clevelandclinic.org/do-your-periods-change-after-pregnancy/>. Acesso em 14 jul 2020
Mostrar bibliografia completa
  • SCHOEP, Mark E. et al.. The impact of menstrual symptoms on everyday life: a survey among 42,879 women. American Journal of Obstetrics & Gynecology. Vol.220, n. 6. 569.e1-569.e7, 2019
  • SOGIMIG. Manual de Ginecologia e Obstetrícia. 5.ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2012. 25-48.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.