Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Triglicerídeos baixos: o que pode ser e o que fazer

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
dezembro 2022

Embora não exista um valor mínimo para os níveis de triglicerídeos no sangue, valores inferiores a 50 ml/dL podem indicar dietas com poucas calorias ou algumas doenças como hipertireoidismo ou desnutrição, por exemplo.

Os triglicerídeos são um tipo de gordura que são liberados na corrente sanguínea para fornecer energia para o corpo. No entanto, níveis elevados de triglicerídeos podem aumentar o risco de problemas como infarto, aterosclerose ou AVC. Entenda melhor para que servem os triglicerídeos.

Assim, apesar de ser importante manter os níveis de triglicerídeos entre 50 e 150 ml/dL para manter a saúde cardiovascular, valores muitos baixos devem ser avaliados por um médico, para identificar se existe algum problema de saúde que precisa ser tratado.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas de triglicerídeos baixos

As principais causas dos triglicerídeos baixos são:

1. Dietas com pouca gordura e carboidratos

A ingestão de gorduras e carboidratos são importantes para a formação dos triglicerídeos no organismo. Assim, pessoas que fazem dietas com baixa ingestão de carboidratos e gorduras, podem apresentar níveis muito baixos de triglicerídeos.

O que fazer: é importante fazer dietas sempre com o acompanhamento de um nutricionista, uma vez que fazer dietas muito restritivas por longos períodos pode causar deficiências de nutrientes e problemas de saúde.

2. Hipertireoidismo

Durante o hipertireoidismo, o metabolismo do organismo acelera e o corpo consome mais energia, podendo usar também as reservas de triglicerídeos, o que leva a uma diminuição dos seus níveis no sangue.

Além da alteração nos níveis dos triglicerídeos, o hipertireoidismo também pode causar perda de peso, alterações nos batimentos do coração, enfraquecimento das unhas e cabelo e alterações de humor. Conheça outros sintomas do hipertireoidismo.

O que fazer: deve-se consultar um clínico geral ou endocrinologista para avaliar os hormônios da tireoide e, caso seja confirmado o hipertireoidismo, o médico poderá indicar o uso de remédios, como Propiltiouracil e Metimazol, para regular a produção de hormônios da tireoide. Veja como é o tratamento do hipertireoidismo.

3. Uso de remédios para baixar o colesterol

Alguns remédios usados para baixar os níveis de colesterol no sangue, como estatinas, fibratos e ácido nicotínico, também podem diminuir os triglicerídeos.

O que fazer: é recomendado consultar o médico que prescreveu o medicamento para o tratamento do colesterol alto, para avaliar a possibilidade de substituir por outro remédio.

4. Desnutrição

A desnutrição, ou má nutrição, é causada pela baixa ingestão ou absorção de nutrientes, que leva à diminuição de vários nutrientes importantes, incluindo os triglicerídeos, no organismo.

Alguns sintomas que podem ajudar a identificar a desnutrição incluem:

  • Perda de peso, de massa muscular e de gordura excessiva;
  • Falta de apetite;
  • Barriga inchada;
  • Cabelo fraco, unhas frágeis e pele seca;
  • Alterações de humor.

O que fazer: é importante consultar um clínico geral para confirmar o diagnóstico da desnutrição e recomendar o tratamento adequado, que inclui o uso de suplementos e o aumento da ingestão de alimentos. Veja como é feito o tratamento da desnutrição.

5. Síndrome de má absorção

Nessa síndrome, o intestino não consegue absorver bem os nutrientes como vitaminas, proteínas, gorduras e carboidratos, diminuindo a formação de triglicerídeos no organismo. Pessoas com síndrome da má absorção normalmente apresentam doença celíaca ou doença de Crohn, por exemplo.

O que fazer: deve-se consultar um gastroenterologista ou proctologista, que vai solicitar alguns exames como endoscopia e exame de fezes, identificar a causa da má absorção e prescrever o tratamento mais adequado.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em dezembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • MOUNT SINAI. Triglyceride level. Disponível em: <https://www.mountsinai.org/health-library/tests/triglyceride-level>. Acesso em 27 dez 2022
  • WORLD GASTROENTEROLOGY ORGANISATION PRACTICE GUIDELINES. Má absorção. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1332096155malabsorption_pt.pdf>. Acesso em 27 dez 2022
Mostrar bibliografia completa
  • NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE: MEDLINEPLUS. Triglyceride level. Disponível em: <https://medlineplus.gov/ency/article/003493.htm>. Acesso em 27 dez 2022
  • MAYO CLINIC. Triglycerides: Why do they matter?. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/high-blood-cholesterol/in-depth/triglycerides/art-20048186>.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.