Tribulus terrestris: o que é, para que serve (e como tomar)

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

O Tribulus terrestris é uma planta medicinal adaptogênica rica em protodioscina e protogracilina, quercetina, canferol e isoramnetina, que são compostos com ação anti-inflamatória, antioxidante e energizante, melhorando a disposição física e mental.

Conhecido também como “viagra natural”, Gokshura ou abrojo, o Tribulus terrestris também tem propriedades afrodisíacas, que melhoram a fertilidade e aumentam o apetite sexual em homens e mulheres. Veja outras opções naturais para aumentar o apetite sexual.

O Tribulus terrestris pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais, na forma de suplementos em pó ou em cápsulas, devendo ser usado sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Imagem ilustrativa número 2

Para que serve

Os principais benefícios do Tribulus terrestris para a saúde são:

  1. Aumentar a libido em homens e mulheres: por estimular a excitação e diminuir a dor durante as relações sexuais, favorecendo o orgasmo;
  2. Combater a impotência sexual em homens: porque estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue no pênis;
  3. Aliviar os sintomas da menopausa: diminuindo as ondas de calor, a irritabilidade e a secura na vagina;
  4. Prevenir doenças cardíacas: por ter ação antioxidante e relaxante, melhorando a circulação de sangue e regulando os níveis de colesterol no sangue;
  5. Evitar a diabetes: pois melhora a ação da insulina no organismo, equilibrando os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, o Tribulus terrestris contém protodioscina e protogracilina, que são compostos bioativos que aumentam os níveis do hormônio DHEA no organismo e estimulam a conversão da testosterona em di-hidrotestosterona, promovendo o ganho de massa muscular.

Como tomar

O Tribulus terrestris pode ser tomado na forma de cápsulas ou em pó.

  • Tribulus terrestris em cápsulas: a dosagem varia de acordo com o objetivo, a idade, o sexo e o estado de saúde da pessoa. No entanto, geralmente é recomendado tomar de 250 mg a 1500 mg por dia, durante as refeições, e por até 90 dias;
  • Tribulus terrestris em pó: a dosagem recomendada varia entre 0,5 g a 3 g ao dia, que devem ser divididos em até 3 doses e por até 3 meses. Esse suplemento pode ser diluído em água, sucos, chás e sopas.

O Tribulus terrestris pode ser comercializado sozinho ou em associação com outras plantas, como a maca peruana, por exemplo.

Antes de iniciar o uso do Tribulus terrestris , é aconselhado consultar um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais. Isso porque a dosagem dessa planta varia conforme os objetivos e o estado geral de saúde de cada pessoa.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso do Tribulus terrestris são dor de estômago, diarreia, dor de cabeça, náusea, vômito, prisão de ventre, agitação, dificuldade para dormir ou aumento do fluxo menstrual.

Quando utilizado em excesso e por muito tempo, o Tribulus terrestris pode causar alteração do ciclo menstrual, acne, aumento da próstata, danos nos rins e fígado.

Quem não deve usar

O Tribulus terrestris não é indicado para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Essa planta também não é recomendada para homens com aumento da próstata, pessoas com doenças cardiovasculares, como pressão alta, doenças no fígado ou que fazem tratamento com lítio.

Além disso, o Tribulus terrestris pode aumentar ou diminuir o efeito de alguns remédios e, por isso, deve-se  sempre informar ao médico sobre todos os medicamentos em uso.