Maca peruana: 13 benefícios, para que serve (e como tomar)

Atualizado em fevereiro 2024
Evidência científica

A maca peruana é um "superalimento", que nutre o corpo e contribui para o aumento da energia e do vigor físico, combatendo sintomas de cansaço, fadiga e falta de concentração.

O nome científico da maca peruana é Lepidium meyenii, mas é popularmente conhecida como Ginseng-dos-Andes ou Viagra-dos-Incas. Por ser muito rica em alcalóides, flavonoides e glicosídeos, a maca peruana tem vários benefícios para a saúde, podendo ser usada para aumentar a vitalidade e a libido, controlar a glicemia e até ajudar a emagrecer.

A maca peruana pode ser comprada em lojas de produtos naturais sob a forma de cápsulas ou pó gelatinizado, que pode ser misturado em vitaminas ou sucos de fruta, por exemplo. Deve ser usada com orientação do médico, do nutricionista ou do fitoterapeuta.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios e para que serve

A maca peruana pode ser usada para:

1. Aumentar o desejo sexual

A maca peruana possui substâncias como macaridinas, macamidas, glucosinolatos e alcaloides, com propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas e, por isso, é considerada um poderoso estimulante sexual, sendo indicada para aumentar o desejo sexual.

Um estudo mostrou que doses de 1500 a 3000 mg de maca peruana por dia, na forma gelatinizada em pó, podem ajudar a melhorar o desejo sexual e aumentar libido em homens, após 8 semanas de tratamento.

Outro estudo feito com mulheres, com doses de 3000 mg por dia de raiz da maca peruana, tomadas por 12 semanas, demonstrou que a planta foi capaz de ajudar a aumentar libido de mulheres com disfunção sexual causada pelo uso de antidepressivos.

No entanto, ainda são necessários mais estudos para avaliação do efeito da maca peruana para aumentar o desejo sexual. Veja outras estratégias para aumentar o desejo sexual.

2. Melhorar a disfunção erétil

De acordo com um estudo, que utilizou 2,4 g da raiz da maca por 12 semanas em homens, essa planta pode ajudar a melhorar a disfunção erétil leve em homens, melhorando o bem estar geral e o desejo sexual. No entanto, ainda são necessários mais estudos que confirmem essa ação da maca peruana.

3. Aumentar a quantidade de sêmen

A maca peruana pode estimular a produção de esperma, aumentando a quantidade de sêmen, além de melhorar a mobilidade dos espermatozoides, o que pode ajudar no tratamento da infertilidade masculina.

4. Ajudar a controlar a glicemia

Alguns estudos feitos com ratos em laboratório, mostraram que a maca peruana pode ajudar a controlar a glicemia devido à presença de flavonoides e fenóis na sua composição, com ação antioxidante, que ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres nas células e melhorar a produção e/ou a ação da insulina, podendo ser um interessante aliado natural no tratamento da diabetes.

Ainda assim, são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

5. Diminuir o cansaço e a fadiga

Os polissacarídeos presentes na maca peruana podem ajudar a aumentar a energia e o rendimento, tanto físico como mental, reduzindo os sintomas de cansaço e fadiga.

Além disso, a maca peruana, por aumentar os níveis de energia no corpo, pode ser usada por atletas ou por pessoas que desejam melhorar o desempenho nas atividades físicas. Quando consumida após a prática de esportes, pode ajudar a reduzir a dor ou a fadiga muscular. Veja outros suplementos para melhorar o desempenho físico.

6. Melhorar a concentração e o raciocínio

Os ácidos graxos presentes no óleo essencial de maca possuem efeito antioxidante que reduz o dano causado pelos radicais livres nas células, protegendo os neurônios. Desta forma, esta planta pode ajudar a aumentar o rendimento mental, melhorando o raciocínio, a concentração e a memória.

youtube image - Os poderosos benefícios da MACA PERUANA

7. Aliviar sintomas da menopausa

Alguns estudos têm demonstrado que os flavonoides presentes na maca peruana podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, como ansiedade ou depressão, melhorando o humor e a disposição.

Além disso, a maca pode ajudar a regular os níveis de estrogênio no corpo, o que pode reduzir os sintomas da menopausa como ondas de calor ou suor noturno, por exemplo.

8. Ajudar a emagrecer

A maca pode ser usada como suplemento durante processos de emagrecimento pois melhora os níveis de energia, e aumenta a disposição para realização de exercícios físicos. No entanto, seu uso deve ser feito com orientação do médico, e fazer parte de uma dieta balanceada indicada pelo nutricionista. Veja como fazer uma dieta para emagrecer com saúde.

9. Prevenir o envelhecimento precoce

Devido às suas propriedades antioxidantes, a maca peruana pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, já que o consumo da maca favorece o aumento da concentração de interleucina-6 circulante no sangue, combatendo os radicais livres. No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse efeito.

10. Melhorar a hiperplasia benigna da próstata

A maca peruana pode ajudar a diminuir a inflamação associada à hiperplasia benigna de próstata, já que é capaz de diminuir a quantidade de células inflamatórias da próstata.

11. Prevenir a osteoporose

A maca peruana pode ajudar a prevenir a osteoporose, já que pode exercer um efeito protetor sobre os órgãos regulados por hormônios esteroides, como o estrogênio, sendo benéfico para prevenir a perda óssea no organismo.

12. Melhorar o humor

A maca peruana pode ajudar a melhorar o humor e reduzir a ansiedade, o estresse e a depressão, devido aos flavonoides presentes na sua composição.

No entanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.

13. Proteger os neurônios

Estudos feitos com células e animais mostraram que maca peruana tem efeito neuroprotetor, devido a sua capacidade antioxidante que evita os danos causados pelo estresse oxidativo nos neurônios, o que contribui par o melhor funcionamento do sistema nervoso central, e ajuda a evitar doenças neurodegenerativas.

No entanto, são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício..

Como tomar maca peruana

A dose diária recomendada de maca em cápsulas é de cerca de 3g, dividida em 3 vezes, que podem ser tomadas durante as refeições, e por um período de até 4 meses.

A maca também pode ser consumida na forma de raiz em pó, devendo ser adicionada na preparação em vitaminas, iogurtes ou sucos de fruta, por exemplo, na proporção de 2 a 3 colheres de chá.

No entanto, a dosagem pode variar de acordo com o tipo de tratamento ou da condição a ser tratada. Dessa forma, é recomendado sempre consultar um nutricionista ou um naturopata antes de utilizar a maca.

Possíveis efeitos colaterais

A maca peruana é segura para a maioria dos adultos quando usada em pequenas quantidades na alimentação ou tomada nas doses recomendadas de até 3g por dia e por até 4 meses.

No entanto, quando consumida em quantidades excessivas ou por tempo de tratamento prolongado, a maca pode causar alergia, por isso, o seu uso deve ser feito somente com orientação médica, de um nutricionista ou de um profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.

Quem não deve tomar

A maca peruana não deve ser utilizada durante a gravidez ou amamentação, porque ainda não existem estudos que confirmem a segurança desse tubérculo nessas situações.

Pessoas com problemas na tireoide só devem usar a maca sob a orientação de um médico. Isso porque essa brássica é rica em glicosinolatos, que são compostos bioativos que podem alterar a produção de hormônios na tireoide.

Além disso, a maca peruana também não deve ser usada por mulheres com histórico de algum tipo de doença ou câncer dependente de estrogênios, como endometriose, mioma uterino, câncer de mama, ovário ou útero.