Tremfya: para que serve e efeitos colaterais

Tremfya é um medicamento biológico indicado para o tratamento de doenças inflamatórias como a psoríase vulgar e a doença de Crohn, ajudando a reduzir a produção de substâncias responsáveis por manter a inflamação no organismo.

Essa medicação pertence à classe dos anticorpos monoclonais, tem como princípio ativo o guselcumabe e está disponível em solução pronta para uso subcutâneo, nas doses de 100 mg e 200 mg por aplicação.

Tremfya deve ser utilizada somente com a orientação do reumatologista, dermatologista ou gastroenterologista, que irá avaliar a condição a ser tratada para indicar a dose adequada, além de acompanhar os possíveis efeitos colaterais, como reações no local da injeção e infecções respiratórias.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Tremfya é indicada para tratar doenças inflamatórias em adultos, como:

  • Psoríase vulgar;
  • Artrite psoriásica;
  • Doença de Crohn;
  • Colite ulcerativa.

Nos casos de artrite psoriásica, doença de Crohn e colite ulcerativa, o uso do Tremfya é recomendado quando outros tratamentos não apresentaram resultado adequado, perderam a eficácia com o tempo ou causaram efeitos indesejados.

Já na psoríase vulgar de moderada a grave, o medicamento pode ser indicado para pessoas que necessitam de tratamento sistêmico ou fototerapia. Entenda o que é psoríase vulgar

Como tomar

Tremfya vem pronta para uso na forma de canetas ou seringas preenchidas, que deve ser aplicada por via subcutânea, ou seja, diretamente sob a pele.

Antes da aplicação subcutânea, o medicamento deve ser retirado da geladeira e deixado atingir a temperatura ambiente, em seguida, aplicado na frente das coxas, abdômen ou parte de trás dos braços, após higienização adequada da região.

Após treinamento adequado feito pelo médico, a administração da Tremfya pode ser realizada em casa.

Tremfya também pode ser administrada por infusão diretamente na veia, no entanto, deve ser realizada por enfermeiro ou médico em ambiente hospitalar ou clínica.

A medicação deve ser diluída em 230 ml de solução de cloreto de sódio a 0,9% e administrada lentamente, por pelo menos 1 hora.

Para entender melhor como funciona a Tremfya fale com um profissional Rede D'Or especializado no uso de imunobiológicos.

Posologia da Tremfya

A dose da Tremfya varia de acordo com a condição a ser tratada e a forma de administração, podendo incluir:

Doença

Dose/ Esquema

Avaliação de resposta

Psoríase vulgar

Dose de 100 mg por via subcutânea nas semanas 0 e 4.

Manutenção a cada 8 semanas.

Descontinuar se não houver melhora após 16 semanas de uso.

Artrite psoriásica

Dose de 100 mg por via subcutânea nas semanas 0 e 4. 

Manutenção a cada 8 semanas.

Descontinuar se não houver resposta após 24 semanas de uso.

Doença de Crohn

Dose de 200 mg por via intravenosa ou 400 mg por via subcutânea nas semanas 0, 4 e 8.

Manutenção com 100 mg por via subcutânea a cada 8 semanas.

 

Colite ulcerativa

Dose de 200 mg por via intravenosa nas semanas 0, 4 e 8.

Manutenção com 100 mg por via subcutânea na semana 16 e a cada 8 semanas.

Descontinuar se não houver resposta após 24 semanas de uso.

Em casos de dose esquecida, a Tremfya deve ser aplicada assim que lembrar, mantendo o intervalo normal entre as aplicações, e sem dobrar as doses.

Além disso, Tremfya pode ser usada junto com medicamentos imunossupressores, como ciclosporina ou corticosteroides, entretanto, é necessário ajustes de dose. 

Em pacientes idosos ou com insuficiência renal ou hepática de leve a moderada não há necessidade de ajustes na dose.

Cuidados no uso

Alguns cuidados durante o uso de Tremfya são:

  • Armazenar adequadamente, mantendo a medicação na geladeira, protegida da luz e na embalagem original. Deixar em temperatura ambiente por até 30 minutos somente antes da aplicação;
  • Controlar infecções ativas, como pneumonia, infecção urinária ou herpes ativa, o tratamento deve ser adiado até que a infecção seja controlada.
  • Manter a vacinação atualizada, pois vacinas com vírus vivos atenuados não devem ser administradas durante o uso do medicamento;

Tremfya pode interagir com medicamentos utilizados para depressão, ansiedade ou outros problemas de saúde mental, como amoxapina, amitriptilina e clomipramina, por exemplo, sendo importante informar ao médico o uso de algum deles.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos mais comuns do uso do Tremfya incluem reações no local da injeção, como vermelhidão, dor, coceira ou inchaço, além de infecções respiratórias, como resfriado ou gripe, e dor de cabeça.

Alguns efeitos menos frequentes podem incluir infecções como pneumonia, herpes zoster, candidíase oral, além de alterações gastrointestinais leves, como dor ou desconforto abdominal, diarreia leve e náusea.

Em casos raros, o uso de Tremfya pode causar reação alérgica grave, incluindo anafilaxia, que pode provocar dificuldade para respirar e inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta, exigindo atendimento médico de emergência imediato. Entenda melhor o que é anafilaxia.

Quem não deve usar

O uso de Tremfya é contraindicado em casos de:

  • Alergia ao guselcumabe ou a qualquer outro componente da fórmula;
  • Gravidez ou mulheres que planejam engravidar;
  • Crianças e adolescentes menores de 18 anos;
  • Infecções ativas, incluindo tuberculose e herpes.

Em casos de insuficiência hepática grave, o uso deve ser cuidadosamente avaliado pelo médico para garantir a segurança e eficácia do Tremfya.

Vídeos relacionados

PSORÍASE | Tratamentos Caseiros

05:00 | 723.418 visualizações

Dieta para DOENÇA DE CROHN

07:30 | 169.598 visualizações

O que comer para tratar o INTESTINO INFLAMADO

10:35 | 190.962 visualizações