Predsim: para que serve e como usar

O Predsim é um remédio corticoide, que contém fosfato sódico de prednisolona na sua composição, indicado para o tratamento de alterações hormonais, reumatismo, lúpus ou alergias, assim como problemas na pele ou nos olhos, pois tem potente ação anti-inflamatória, antirreumática e antialérgica.

Esse remédio age controlando a inflamação, por imitar os hormônios corticoides que são produzidos naturalmente pelo corpo nas glândulas supra renais, além de diminuir a resposta do sistema imunológico, o que permite aliviar os sintomas de diversas condições de saúde.

O Predsim pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimido ou xarope, e deve ser usado somente com indicação médica, pois o uso prolongado e indevido deste remédio pode levar ao surgimento de efeitos colaterais, como aumento do colesterol e triglicerídeos, por exemplo.

Predsim: para que serve e como usar

Para que serve

O Predsim é um remédio que age como anti-inflamatório, antialérgico, antirreumático e imunossupressor, indicado para o tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes.

As principais indicações do Predsim são:

  • Alterações endócrinas, como insuficiência adrenocortical, hiperplasia adrenal congênita, tireoidite não-supurativa ou hipercalcemia associada ao câncer;
  • Reumatismo, como artrite psoriática ou reumatoide, espondilite anquilosante, bursite, tenossinovite, artrite gotosa aguda, osteoartrite pós-traumática, sinovites osteoartríticas, fibrosite, miosite ou epicondilites;
  • Doenças do colágeno, em casos de lúpus eritematoso sistêmico, polimiosite ou cardite reumática aguda;
  • Doenças de pele, como pênfigo, algumas dermatites, micose fungóide ou psoríase grave;
  • Alergias, como rinite alérgica, pólipo nasal, asma brônquica, bronquite, dermatite de contato e atópica, doenças do soro ou reações alérgicas a medicamentos;
  • Doenças oftálmicas, como conjuntivite alérgica, ceratite, úlcera marginais alérgica da córnea, herpes zoster oftálmico, irite, inflamação do segmento anterior, coroidite e uveíte posterior difusa, oftalmia simpática, coriorretinite, neurite óptica ou iridociclites;
  • Doenças respiratórias, como sarcoidose sintomática, síndrome de Löefler, alguns casos de tuberculose ou pneumonite por aspiração;
  • Distúrbios do sangue, como púrpura trombocitopênica idiopática e trombocitopenia secundária em adultos, anemia hemolítica autoimune, ​​​​​​anemia eritrocítica ou anemia eritroide;
  • Doenças gastrointestinais, como colite ulcerativa ou enterite.

Além disso, o Predsim também pode ser indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer como leucemias e linfomas.

O uso do Predsim deve ser orientado pelo médico com doses individualizadas de acordo com a condição a ser tratada.

Como usar

O Predsim deve ser usado por via oral, sendo que as doses e a forma de tomar variam de acordo com a doença a ser tratada, peso, idade e a apresentação do medicamento, devendo sempre ser orientado pelo médico.

1. Predsim gotas 11 mg/mL

A dose inicial de Predsim gotas 11 mg/mL para adultos pode variar de 5 a 60 mg por dia, sendo que a dose máxima recomendada é de 80 mg por dia.

Para crianças, a dose do Predsim gotas deve ser calculada pelo pediatra, de acordo com a condição a ser tratada, idade, peso ou superfície corporal da criança.

Cada gota do Predsim equivale a 0,55 mg de prednisolona. A dose deve ser reduzida gradualmente ao longo do tratamento, se este durar por vários dias.

2. Predsim xarope 3 mg/mL

O Predsim xarope 3 mg/mL deve ser tomado por via oral e a dose deve ser medida com a seringa dosadora fornecida na embalagem.

As doses normalmente recomendadas para adultos variam de 5 e 60 mg por dia. Já para crianças, a dose do Predsim deve ser calculada pelo pediatra de acordo com o peso ou superfície corporal da criança.

As doses do Predsim xarope devem ser reduzidas gradualmente ao longo do tratamento, com orientação do médico, quando este remédio for administrado por vários dias.

3. Predsim comprimido

O Predsim comprimido deve ser tomado por via oral, com um copo de água, sendo que a dose normalmente recomendada para adultos pode variar entre os 5 e 60 mg por dia.

Já para crianças, a dose do Predsim deve ser calculada pelo pediatra, pois pode variar entre 0,14 e 2 mg por Kg de peso corporal por dia, ou de 4 a 60 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia.

Os horários e o tempo de tratamento com Predsim também podem variar de acordo com a condição a ser tratada, e devem ser feitos com orientação médica.

O Predsim comprimido pode ser encontrado em diferentes dosagens, de 5 mg, 20 mg ou 40 mg.

As doses do Predsim comprimido devem ser reduzidas gradualmente ao longo do tratamento, com orientação do médico, quando este remédio for administrado por vários dias.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o Predsim são aumento do apetite e indigestão, úlcera gástrica ou duodenal, com possível perfuração e sangramento, pancreatite, esofagite ulcerativa, nervosismo, cansaço e insônia, reação alérgica localizada, catarata, aumento da pressão intraocular, glaucoma, assim como facilidade para desenvolver infecções ocular por fungos e vírus.

Além disso, também pode ocorrer pré-diabetes ou diabetes em pessoas com tendência à diabetes, ou piora do controle da glicemia, podendo ser necessário aumentar a dose de insulina ou medicamentos antidiabéticos orais.

Quem não deve usar

O Predsim não deve ser usado por pessoas com infecções sistêmicas por fungos, alergia à prednisolona, a outros corticoides ou a qualquer componente de sua fórmula.

Além disso, também não deve ser usado por pessoas que estão fazendo tratamento com fenobarbital, fenitoína, rifampicina ou efedrina, pois reduz a eficácia desses remédios.

No caso de crianças, mulheres grávidas ou lactantes, o Predsim só deve ser usado com indicação do médico.

Esta informação foi útil?
Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa, Farmacêutica - em Janeiro de 2022.

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Prednisolone. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/prednisolone.html>. Acesso em 04 Jan 2022
  • MANTECORP PHARMASA. Pedsim. 2018. Disponível em: <https://img.drogasil.com.br/raiadrogasil_bula/PREDSIMCOMP-SOLUCAO.pdf>. Acesso em 04 Jan 2022
Mais sobre este assunto: