Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Como acabar com a papada do pescoço (queixo duplo)

Revisão clínica: Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
janeiro 2023

Para acabar com a papada do pescoço, também chamada de queixo duplo, pode-se aumentar o consumo de alimentos ricos em colágeno, aplicar cremes firmadores ou fazer um tratamento estético como a radiofrequência ou a lipocavitação, por exemplo, que são formas de acabar com a papada sem cirurgia.

A papada pode ser causada pelo acumulo de gordura na região abaixo do queixo, devido a fatores genéticos, maus hábitos alimentares ou excesso de peso, mas também pode surgir devido à flacidez da pele, que é comum com o envelhecimento do corpo, ou após grandes perdas de peso.

Além dos tratamentos estéticos, outra forma de eliminar a papada é fazer cirurgia plástica de lipoaspiração ou lifting de pescoço e colo, que ajudam a eliminar totalmente a papada, devendo ser feita pelo cirurgião plástico, e são normalmente indicadas quando os tratamentos estéticos não foram suficientes para acabar com a papada.

Veja de forma resumida o que se pode fazer para eliminar a papada nesse vídeo:

Como acabar com a papada sem cirurgia

Algumas opções para acabar com a papada sem cirurgia são:

1. Fazer uma alimentação rica em colágeno

Fazer uma alimentação rica em colágeno pode ajudar a diminuir a papada, principalmente quando a papada surge devido flacidez da pele, pelo envelhecimento natural do corpo, pois o colágeno melhora a firmeza e a elasticidade da pele.

Desta forma, é importante incluir na dieta alimentos ricos em colágeno, como carne vermelha, frango, peixe e gelatina, ou alimentos que estimulam a produção de colágeno, como abacaxi, limão, aveia, agrião ou arroz integral, por exemplo. Veja a lista completa de alimentos ricos em colágeno.

2. Praticar atividade física

A prática de atividades físicas aeróbicas regularmente ajuda na perda de gordura, sendo considerada uma das formas mais eficazes para emagrecer o corpo todo, inclusive a papada, pois ajuda a acelerar o metabolismo do corpo, favorecendo o gasto de energia e a queima de calorias e, quanto mais intenso o exercício, mais calorias são queimadas.

Assim, é importante que a pessoa pratique caminhada, corrida, natação e/ou exercícios de força de forma regular e de acordo com a orientação do profissional de educação física, pois assim é possível emagrecer, perder a gordura da papada e a ajudar a manter a perda de peso. Confira outros benefícios das atividades físicas.

3. Ter uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável e balanceada, priorizando o consumo de frutas e vegetais frescos, cereais integrais, proteínas magras, leguminosas e gorduras saudáveis, ajuda na perda de peso e eliminação de gordura do corpo e do queixo duplo. Saiba como fazer uma alimentação saudável.

Além disso, é importante evitar o consumo de carboidratos simples em excesso ou com frequência, e alimentos processados ou embutidos, como bolos, biscoitos, salsicha, linguiça, bacon, presunto, salame e mortadela, reduzir o consumo de sal na alimentação, e ingerir uma maior quantidade de líquidos durante o dia. Saiba calcular quantos litros de água se deve beber por dia.

4. Aplicar cremes firmadores

Os cremes firmadores com efeito tensor são ricos em colágeno, vitaminas e elastina, o que dá mais firmeza à pele e ajuda a diminuir a flacidez, sendo, por isso, uma ótima opção para ajudar a combater a papada. Os cremes devem ser aplicados todos os dias, preferencialmente à noite, sobre a pele limpa e seca e, deve-se deixar atuar durante toda noite, sendo também importante que a aplicação seja feita realizando uma leve massagem no local.

Alguns exemplos dos ingredientes que devem estar presentes no creme para que se tenha o efeito desejado são: ácido hialurônico, vitamina C, retinol, DMAE (dimethylaminoethanol lactate), vitamina E e Matryxil Sinthe 6.

Além disso, é possível prepara máscaras caseiras com abacate, pêssego e água de rosas, por exemplo, que ajudam a tonificar a pele, tornando-a mais firme e combatendo a flacidez, o que pode ter como consequência a diminuição da papada ao longo do tempo, por exemplo. Confira algumas opções de máscaras caseiras para diminuir a papada.

5. Fazer um tratamento estético

Existem alguns tratamentos estéticos que podem ajudar na diminuição do queixo duplo, e alguns dos mais utilizados incluem:

  • Radiofrequência: é uma técnica que ajuda a diminuir a gordura localizada, ajudando a tornar a pele mais firme, pois liberta a gordura e aumenta a circulação do sangue. Nesta técnica é aplicado um gel no queixo, deslizando um aparelho sobre o gel com movimentos circulares e os resultados são progressivos;
  • Laser: os lasers Nd: YAG e o laser diodo são os mais indicados para eliminar a gordura sob o queixo;
  • Acido deoxicólico: este ácido é feito a partir de uma molécula que existe naturalmente no organismo, proveniente dos ácidos biliares, e tem a ação de destruir a gordura no organismo. É um procedimento feito por profissionais habilitados, e quando aplicados na região desejada, causam uma reação inflamatória local que ajuda a diminuir a gordura e a flacidez;
  • Mesoterapia: consiste na aplicação de injeções de sustâncias drenantes, lipolíticas e reafirmantes, sendo necessária de 6 à 10 sessões semanais;
  • Criolipólise: é um tratamento estético que age resfriando a região tratada a baixas temperaturas, cristalizando a gordura localizada, que é eliminada naturalmente pela circulação linfática;
  • Lipocavitação: embora essa região do pescoço tenha gordura acumulada, para realizar a lipocavitação é necessário formar uma prega de gordura, por isso, esse procedimento só é indicado para pessoas com uma papada maior.

Além destes tratamentos, podem ser feitas sessões de drenagem linfática no rosto, o que ajuda a eliminar as células de gordura e diminuir o inchaço da papada. Veja no vídeo a seguir o passo-a-passo para fazer a drenagem linfática no rosto:

Cirurgias para eliminar a papada

Algumas cirurgias para eliminar a papada são:

1. Lipoaspiração

A lipoaspiração do queixo é uma cirurgia estética onde é aspirada a gordura em excesso do queixo através de pequenos cortes e, normalmente é feita em pessoas com excesso de peso.

Essa cirurgia, normalmente é indicada nos casos em que os tratamento estéticos não foram eficazes para reduzir a papada, e é feita com internamento hospitalar e aplicação de anestesia geral.

2. Lifting de papada

O lifting de papada, também chamado de lifting de pescoço ou ritidoplastia inferior, é indicado nos casos em que a papada é causada pelo excesso de pele na região do pescoço, como acontece em pessoas mais velhas ou que emagreceram muito, pois é um tipo de cirurgia em que o médico remove o excesso de pele e reposiciona os músculos do pescoço.

O lifting de papada, em alguns casos, pode ser feito juntamente com o lifting de rosto, o que ajuda a conferir uma aparência mais fina e harmoniosa do rosto. Entenda como é feito o lifting de rosto.

Tanto o lifting quanto a lipoaspiração são procedimentos estéticos de recuperação é rápida, demorando em média 2 semanas. Após a cirurgia pode surgir um pouco de inchaço e manchas escuras nos primeiros dias e, para ajudar a recuperar bem é importante colocar uma faixa de compressão no rosto, indicada pelo médico, e fazer drenagem linfática na primeira semana.

Exercícios para perder papada funcionam?

Não existem estudos que comprovem que exercícios específicos para papada funcionem, o que esses exercícios podem ajudar é a fortalecer os músculos da região do pescoço, no entanto, não ajudam a eliminar a gordura da papada.

Isto porque não existem exercícios que levem à eliminação de gordura somente da papada ou de uma parte específica do corpo, uma vez que as células de gordura são armazenadas no corpo como um todo. O ideal é praticar atividades físicas que ajudem a perder peso e a gordura do corpo como um todo, inclusive da papada.

Como disfarçar a papada

Além dos procedimentos estéticos e aplicação de cremes firmadores, algumas técnicas podem ajudar a disfarçar a papada naturalmente, como por exemplo:

  • Usar maquiagem: deve-se usar um pó mais escuro do que o tom de pele para acentuar a mandíbula e aplicar máscara nos olhos para que estes pareçam maiores, focalizando a atenção nos olhos e desviando a atenção do restante rosto e, por isso, deve-se optar por batons claros e neutros.
  • Ter o cabelo na altura dos ombros: o cabelo deve estar depois dos ombros, pois cabelos que toquem no pescoço chamam atenção para a papada ou que sejam muito compridos alongam o rosto;
  • Usar barba: no caso dos homens, a barba cuidada ajuda a disfarçar a papada;
  • Evitar colares: quem tem papada, não deve colocar colares no pescoço mesmo que não sejam justos, pois cativa a atenção das pessoas;
  • Manter uma postura ereta: permanecer com as costas esticadas, jogando os ombros para trás e mantendo as costas retas, ajuda a que não se acumule gordura no pescoço;
  • Optar por blusas com decote em V: porque assim o pescoço parece mais longo.

Estas são apenas técnicas que podem ajudar a disfarçar o queixo duplo, porém não o eliminam definitivamente.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2023. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • GERECCi, D.; et al. Incorporating Midline Platysmaplasty with Lateral Superficial Muscular Aponeurotic System Facelifting. Facial Plast Surg Clin North Am. 28. 3; 369-378, 2020
  • BRUNEAU, S.; et al. Neck rejuvenation by anterior cervicoplasty: an original technical modification. J Plast Reconstr Aesthet Surg. 66. 11; 1627-8, 2013
Mostrar bibliografia completa
  • FARINA, G. A.; et al. Deoxycholic acid in the submental fat reduction: A review of properties, adverse effects, and complications. J Cosmet Dermatol. 19. 10; 2497-2504, 2020
  • PÉREZ, P.; HOHMAN, M. H. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Neck Rejuvenation. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK562229/>. Acesso em 12 jan 2023
  • RODOPOULOU, S.; et al. Three-dimensional Cryolipolysis for Submental and Lateral Neck Fat Reduction. Plast Reconstr Surg Glob Open. 8. 4; e2789, 2020
  • KILMER, S. L.; et al. Safety and efficacy of cryolipolysis for non-invasive reduction of submental fat. Lasers Surg Med. 48. 1; 3-13, 2016
  • LIPNER, S. R. Cryolipolysis for the treatment of submental fat: Review of the literature. J Cosmet Dermatol. 17. 2; 145-151, 2018
  • MARTEN, T.; ELYASSNIA, D. Neck Lift: Defining Anatomic Problems and Choosing Appropriate Treatment Strategies. Clin Plast Surg. 45. 4; 455-484, 2018
  • ASCHER, B.; et al. ATX-101 (deoxycholic acid injection) for reduction of submental fat. Expert Rev Clin Pharmacol. 9. 9; 1131-43, 2016
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.

Tuasaude no Youtube

  • GELATINA FAZ BEM OU MAL?

    02:54 | 104809 visualizações
  • COMO ELIMINAR A PAPADA? I Marcelle Comenta #02

    01:04 | 90323 visualizações
  • Como fazer drenagem linfática no rosto

    03:40 | 337055 visualizações