Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feito o Tratamento para Teníase

O tratamento para teníase geralmente é iniciado com o uso de remédios antiparasitários, administrados sob a forma de comprimidos, que podem ser feitos em casa, mas que devem ser prescritos por um clínico geral ou gastroenterologista.

Estes remédios podem ser tomados em dose única ou divididos em 3 dias, e normalmente incluem um dos seguintes:

  • Niclosamida;
  • Praziquantel;
  • Albendazol.

O tratamento com estes remédios elimina apenas a versão adulta da tênia que está no intestino através das fezes, não eliminando os seus ovos. Por esse motivo, a pessoa que está fazendo o tratamento pode continuar infectando outras pessoas até que todos os ovos sejam eliminados do intestino, assim como também pode ser novamente infectado se ingerir ovos e larvas de tênia em alimentos contaminados.

Assim, é aconselhado que durante o tratamento se mantenha os cuidados que evitam a transmissão da doença, como cozinhar bem os alimentos, evitar beber água não engarrafada e lavar bem as mãos depois de ir no banheiro, assim como antes de cozinhar.

Como é feito o Tratamento para Teníase

Como confirmar o sucesso do tratamento

Para confirmar se a tênia foi eliminada com os remédios antiparasitários, o médico pode pedir um exame de fezes alguns dias após o tratamento, para avaliar se existe presença de ovos.

Dependendo dos resultados do exame de fezes, o médico pode recomendar fazer o tratamento por mais tempo, já que a tênia pode não ter sido completamente eliminada. Com os resultados, o médico também poderá substituir o medicamento que foi utilizado, por um que possa ter mais efeito, por exemplo.

Tratamento para situações mais graves

As situações mais graves causadas pela tênia geralmente acontecem quando a pessoa ingere os ovos, que chegam no sistema digestivo e liberam larvas que podem chegar em outras partes do corpo, como músculos, coração, pulmão ou olhos. Nesse caso, a infecção é conhecida como cisticercose, em vez de teníase.

Na cisticercose, o tratamento é feito apenas com comprimidos de Albendazol, pois parece ser o remédio com maior eficácia para eliminar a infecção, mas também podem ser receitado outros medicamentos para aliviar os sintomas, como:

  • Corticoides, que incluem Prednisona ou Dexametasona;
  • Antiepiléticos, como Fenitoína ou Carbamazepina.

No caso de cisticercose no coração, pulmão ou olhos, o médico pode até indicar uma cirurgia para retirar os cistos da tênia, que acabam prejudicando o funcionamento dos órgãos.

Para confirmar a cura da cisticercose, o médico geralmente pede um raio X dos locais afetados, para avaliar a presença e o tamanho dos cistos.

Entenda melhor a diferença entre Teníase e Cisticercose.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da teníase surgem com o início da ingestão dos remédios antiparasitários e incluem a diminuição dos sintomas como a diarreia ou prisão de ventre, os enjoos, a dor abdominal ou de cabeça.

Sinais de piora

Os sinais de piora da teníase, geralmente, surgem quando o paciente não faz o tratamento de forma adequada e incluem o aumento da intensidade da dor, dos episódios de diarreia e dos enjoos.


Bibliografia

  • MAYO CLINIC. Tapeworm infection. Link: <www.mayoclinic.org>. Acesso em 23 Abr 2019
  • NEVES, David P. Parasitologia Humana. 12.ed. Atheneu, 254-255.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem