Cisticercose: o que é, sintomas, ciclo de vida e tratamento

Atualizado em abril 2023

A cisticercose é uma infecção causada pela ingestão dos ovos de um tipo específico de Tênia, a Taenia solium. Esses ovos geralmente estão presentes na água ou em alimentos contaminados, como legumes, frutas ou verduras.

Pessoas que têm este tipo de tênia no intestino, podem não desenvolver cisticercose, mas liberam ovos nas fezes que podem contaminar legumes ou carnes, provocando a doença em outras pessoas.

Após três dias da ingestão dos ovos da Tênia, eles passam do intestino para a corrente sanguínea e se alojam nos tecidos como músculo, coração, olhos ou cérebro, formando larvas, conhecidos como cisticercos, que podem atingir o sistema nervoso e resultar na cisticercose cerebral ou neurocisticercose.

Imagem ilustrativa número 3

Principais sintomas da cisticercose

Os sintomas da cisticercose variam de acordo com o local afetado:

  • Cérebro: dor de cabeça, convulsões, confusão mental ou coma;
  • Coração: palpitações, dificuldade em respirar ou respiração ruidosa;
  • Músculos: dor local, inchaço, inflamação, cãibras ou dificuldade nos movimentos;
  • Pele: inchaço na pele, que geralmente não causa dor e que pode ser confundido com um cisto;
  • Olhos: dificuldade para enxergar ou perda de visão.

O diagnóstico da cisticercose pode ser feito com exames de imagem como radiografias, tomografias, ultrassom ou ressonância magnética, assim como com o exame do líquido cefalorraquidiano no cérebro ou exames de sangue.

Diferença entre teníase e cisticercose 

Teníase e cisticercose são doenças completamente diferentes, mas causadas pelo mesmo tipo de parasita, a Taenia sp. A Taenia solium é a tênia que normalmente está presente na carne de porco, enquanto que a Taenia saginata pode ser encontrada na carne bovina. Esses dois tipos causam teníase mas somente os ovos da T. solium causam cisticercose.

A teníase é adquirida ao consumir carne mal cozida contendo a larva, que no intestino torna-se adulta e provoca sintomas intestinais, além de haver reprodução e liberação de ovos. Já na cisticercose a pessoa ingere os ovos da Taenia solium que podem romper no organismo da pessoa, havendo liberação da larva, conhecida por cisticerco, que atinge a corrente sanguínea e chega em várias partes do corpo, como músculos, coração, olhos e cérebro, por exemplo.

Ciclo de vida da cisticercose

O ciclo de vida da cisticercose pode ser representado da seguinte forma:

Imagem ilustrativa número 2

A cisticercose é adquirida pelo homem através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de porco que contém ovos da Tênia. Os ovos, cerca de 3 dias após serem ingeridos, rompem e liberam as larvas que conseguem passar do intestino para a corrente sanguínea, onde circulam pelo corpo e se alojam em tecidos como cérebro, fígado, músculos ou coração, causando cisticercose humana.

Os ovos da tênia podem ser liberados através das fezes de um indivíduo com Teníase, podendo contaminar o solo, a água ou os alimentos que depois podem ser ingeridos pelo homem, porco ou boi. Saiba mais sobre a Teníase e como distinguir estas duas doenças.

Como é feito o tratamento da cisticercose 

O tratamento para a cisticercose geralmente é feito com remédios como o Praziquantel, Dexametasona e Albendazol, por exemplo. Além disso, pode ser necessário o uso de remédios anticonvulsivantes para evitar as convulsões, assim como corticoides ou cirurgia para a retirada da larva da Tênia, dependendo do estado de saúde do indivíduo e da gravidade da doença.

Vídeos relacionados