Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Cisticercose, como identificar e ciclo de vida

A cisticercose é uma parasitose causada pela ingestão de água ou de alimentos como legumes, frutas ou verduras contaminados com os ovos de um tipo específico de Tênia, a Taenia solium. Pessoas que têm esta tênia no intestino, podem não desenvolver cisticercose, mas liberam ovos nas fezes que podem contaminar legumes ou carnes, provocando a doença em outras pessoas.

Após três dias da ingestão dos ovos da Tênia, eles passam do intestino para a corrente sanguínea e se alojam nos tecidos como músculo, coração, olhos ou cérebro, formando larvas, conhecidos como cisticercos, que podem atingir o sistema nervoso e resultar na cisticercose cerebral ou neurocisticercose.

O que é Cisticercose, como identificar e ciclo de vida

Diferenças entre teníase e cisticercose 

Teníase e cisticercose são doenças completamente diferentes, mas causadas pelo mesmo tipo de parasita, a Taenia sp. A Taenia solium é a tênia que normalmente está presente na carne de porco, enquanto que a Taenia saginata pode ser encontrada na carne bovina. Esses dois tipos causam teníase mas somente os ovos da T. solium causam cisticercose.

A teníase é adquirida ao consumir carne mal cozida contendo a larva, que no intestino torna-se adulta e provoca sintomas intestinais, além de haver reprodução e liberação de ovos. Já na cisticercose a pessoa ingere os ovos da Taenia solium que podem romper no organismo da pessoa, havendo liberação da larva, conhecida por cisticerco, que atinge a corrente sanguínea e chega em várias partes do corpo, como músculos, coração, olhos e cérebro, por exemplo.

Principais sintomas da cisticercose

Os sintomas da cisticercose variam de acordo com o local afetado, sendo:

  • Cérebro: dor de cabeça, convulsões, confusão mental ou coma;
  • Coração: palpitações, dificuldade em respirar ou respiração ruidosa;
  • Músculos: dor local, inchaço, inflamação, cãibras ou dificuldade nos movimentos;
  • Pele: inchaço na pele, que geralmente não causa dor e que pode ser confundido com um cisto;
  • Olhos: dificuldade para enxergar ou perda de visão.

O diagnóstico da cisticercose pode ser feito com exames de imagem como radiografias, tomografias, ultrassom ou ressonância magnética, assim como com o exame do líquido cefalorraquidiano no cérebro ou exames de sangue.

Ciclo de vida da cisticercose

O ciclo de vida da cisticercose pode ser representado da seguinte forma:

O que é Cisticercose, como identificar e ciclo de vida

A cisticercose é adquirida pelo homem através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de porco que contém ovos da Tênia. Os ovos, cerca de 3 dias após serem ingeridos, rompem e liberam as larvas que conseguem passar do intestino para a corrente sanguínea, onde circulam pelo corpo e se alojam em tecidos como cérebro, fígado, músculos ou coração, causando cisticercose humana.

Os ovos da tênia podem ser liberados através das fezes de um indivíduo com Teníase, podendo contaminar o solo, a água ou os alimentos que depois podem ser ingeridos pelo homem, porco ou boi. Saiba mais sobre a Teníase e como distinguir estas duas doenças.

Como é feito o tratamento da cisticercose 

O tratamento para a cisticercose geralmente é feito com remédios como o Praziquantel, Dexametasona e Albendazol, por exemplo. Além disso, pode ser necessário o uso de remédios anticonvulsivantes para evitar as convulsões, assim como corticoides ou cirurgia para a retirada da larva da Tênia, dependendo do estado de saúde do indivíduo e da gravidade da doença.


Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. 8ª EDIÇÃO REVISTA SÉRIE B. TEXTOS BÁSICOS DE SAÚDE. Doenças Infecciosas e Parasitárias - Guia de Bolso. 2010. Link: <bvsms.saude.gov.br>. Acesso em 08 Fev 2019
  • BARER, Michael R. et al. Medical Microbiology: A guide to microbial infections - pathogenesis, immunity, laboratory investigation and control. 19. Elsevier, 2018. 627.
  • NEVES, David P. Parasitologia Humana. 12 ed. Atheneu, 249-250.
  • WHO. Transmission of taeniasis/cysticercosis. Link: <www.who.int>. Acesso em 14 Mar 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem