Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

8 dicas de como parar de roncar

Algumas formas de parar de roncar são elevar a cabeceira da cama, utilizar um travesseiro anti-ronco, evitar dormir de costas ou usar um adesivo nasal, por exemplo, pois permitem uma melhor passagem do ar pelas vias aéreas, facilitando a respiração e evitando o ronco.

No entanto ,é importante compreender a causa do ronco pois pode ocorrer devido ao nariz entupido por alguma alergia ou sinusite, ou até mesmo pelo relaxamento dos músculos da garganta, devido o uso de remédios para dormir ou consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo.

Além disso, o ronco também pode ser causado por alterações no septo do nariz, o que leva a pessoa a roncar, e por isso é importante consultar um otorrinolaringologista para avaliar a causa do ronco e indicar o tratamento mais adequado que, em alguns casos, pode ser feito com cirurgia.

8 dicas de como parar de roncar

Algumas dicas simples de como parar de roncar são:

1. Elevar a cabeceira da cama

Uma boa forma para parar de roncar é elevar a cabeceira da cama em dez centímetros, utilizando suporte de cama, blocos de cimento, madeira maciça ou livros velhos, por exemplo, pois ajuda a manter o corpo mais inclinado e as vias respiratórias abertas facilitando a passagem do ar, diminuindo o ronco.

2. Utilizar travesseiro anti-ronco

O travesseiro anti-ronco permite um maior relaxamento dos músculos do pescoço e da garganta, mantendo as vias respiratórias abertas e facilitando a passagem do ar pela traqueia, o que ajuda a parar de roncar.

Esse travesseiro pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos ortopédicos.

3. Evitar dormir de costas

Dormir de costas pode fazer com que a pessoa ronque mais e isto ocorre porque ao deitar de costas a língua pode se mover para o fundo da garganta, bloqueando o fluxo de ar para as vias respiratórias, causando o ronco. 

Por isso, deve-se evitar dormir de costas e dar preferência por dormir de lado, pois permite que o pescoço fique reto e o ar flua mais facilmente pelas vias respiratórias, ajudando a reduzir ou parar o ronco. 

Assista o vídeo com a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro com dicas de como dormir para parar de roncar:

4. Utilizar uma faixa anti-ronco

A faixa anti-ronco, também chamada de queixeira, é outra boa opção para parar de roncar, pois a faixa ajuda a manter a boca fechada, impedindo que a mandíbula fique relaxada e evitando que as vias aéreas sejam pressionadas, o que leva ao aumento do ronco.

Desta forma, a faixa anti-ronco permite uma melhor passagem do ar pelas vias aéreas, evitando o ronco. 

5. Usar um clip anti-ronco

O clip anti-ronco, ou dilatador nasal, é um dispositivo colocado na parte externa do nariz, chamada ponte, que é a cartilagem que separa as duas narinas, ajudando a aumentar o espaço para a passagem do ar, facilitando e tornando a respiração mais eficaz e ajudando a parar de roncar.

Este dispositivo pode ser encontrado em farmácias, drogarias ou lojas especializadas em dispositivos médicos.

6. Usar um adesivo nasal

O adesivo nasal, também chamado de faixa nasal, é uma fita adesiva aplicada na parte superior do nariz que ajuda a facilitar a passagem do ar pelas narinas, facilitando a respiração ou aliviando a congestão nasal que pode causar ronco e, por isso, ajuda a parar de roncar.

Esse adesivo pode ser comprado em farmácias ou drogarias.

7. Utilizar sprays nasais

Os sprays nasais, como Nasonex ou Sillenzz, hidratam e lubrificam a boca e a garganta reduzindo a vibração das vias aéreas e facilitando o fluxo de ar, o que ajuda a reduzir o ronco ou a parar de roncar.

Além disso, esses sprays são muito úteis para aliviar a congestão nasal causada por alergias, gripes e resfriados ou sinusite, que podem causar ou aumentar o ronco, e são encontrados em farmácias ou drogarias.

8. Evitar tomar remédio para dormir

Evitar tomar remédios para dormir, como alprazolam ou diazepam, por exemplo, ajuda a parar de roncar, pois esses remédios provocam um relaxamento excessivo da garganta provocando ou aumentando o ronco.

Para dormir bem e evitar tomar remédio para dormir, pode-se tomar um chá calmante como chá de camomila ou chá de erva cidreira, pois acalmam e permitem um sono tranquilo, mas não provocam relaxamento excessivo da garganta, não causando ronco. Saiba como preparar um chá calmante.

Tratamento caseiro para parar de roncar

Um ótimo tratamento caseiro para o ronco em caso de congestão nasal é a inalação de vapor de eucalipto preparado adicionando 5 gotas de óleo essencial de eucalipto em 1 litro de água fervente. Essa inalação pode ser feita por alguns minutos, ajudando a desobstruir as vias aéreas, o que permite parar de roncar.

Outro tratamento caseiro para aliviar a congestão nasal e parar de roncar é lavar o nariz com soro fisiológico pois ajuda a eliminar as secreções que causam entupimento do nariz e coriza.

Assista o vídeo com o enfermeiro Manuel Reis sobre como lavar o nariz com soro fisiológico para parar de roncar:

Como prevenir o ronco

Algumas medidas ajudam a prevenir o surgimento do ronco como:

  • Evitar fumar, pois o cigarro pode provocar inchaço ou irritação na garganta e causar o ronco;
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas antes de dormir porque o álcool relaxa os músculos da garganta, provocando o ronco;
  • Evitar fazer grandes refeições antes de dormir, pois podem causar refluxo e irritação na garganta, ocasionando ronco;
  • Manter o peso saudável, pois o excesso de peso pode causar acúmulo de gordura no corpo todo, inclusive na garganta, e causar ronco.

Além disso, é importante fazer exercícios com a garganta pois é normal que com o avanço da idade a musculatura da boca e garganta fique mais flácida impedindo a passagem do ar de forma adequada causando o ronco. Veja como fazer exercícios para evitar o ronco.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • STUCK, Boris A.; HOFAUER, Benedikt. The Diagnosis and Treatment of Snoring in Adults. Dtsch Arztebl Int. 116. 48; 817-824, 2019
  • IETO, Vanessa; et al. Effects of Oropharyngeal Exercises on Snoring: A Randomized Trial. Chest. 148. 3; 683-691, 2015
  • CAZAN, Dorotheea. The effect on snoring of using a pillow to change the head position. Sleep Breath. 21. 3; 615-621, 2017
  • FIZ, José Antonio; et al. Treatment of patients with simple snoring. Arch Bronconeumol. 45. 10; 508-15, 2009
  • CAMACHO, Macario; et al. Nasal Dilators (Breathe Right Strips and NoZovent) for Snoring and OSA: A Systematic Review and Meta-Analysis. Pulm Med. 2016. 4841310; 1-7, 2016
  • WHEATLEY, John R.; et al. Objective and Subjective Effects of a Prototype Nasal Dilator Strip on Sleep in Subjects with Chronic Nocturnal Nasal Congestion. Adv Ther. 36. 7; 1657-1671, 2019
Mais sobre este assunto:

Ajuda
Carregando
...