Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Meningite

O tratamento para meningite deve ser iniciado o mais rapidamente possível após o surgimento dos primeiros sintomas, como dificuldade para movimentar o pescoço, febre constante acima de 38ºC ou vômitos, por exemplo. Veja outros sinais em: Sintomas de meningite.

Geralmente, o tratamento para meningite dependo do tipo de micro-organismo que provocou a doença e, por isso, deve ser iniciado no hospital com exames de diagnóstico, como exame de sangue, para identificar o tipo de meningite e determinar o tratamento mais adequado.

Tratamento para meningite bacteriana

O tratamento para meningite bacteriana é sempre feito no hospital com injeção de antibióticos, como Penicilina, para combater as bactérias que estão provocando a doença e evitar o surgimento de complicações como perda de visão ou surdez. Veja outras sequelas em: Sequelas da meningite.

Além disso, durante o internamento, que pode demorar cerca de 1 semana, também pode ser necessário utilizar outros remédios, como Paracetamol ou Ibuprofeno, para reduzir a febre e aliviar as dores musculares, reduzindo o desconforto do paciente.

Nos casos mais graves, em que não é possível controlar os sintomas da doença, o paciente pode ficar internado durante mais tempo em um centro de terapia intensiva para receber líquidos na veia e fazer oxigênio.

Tratamento para meningite viral

O tratamento para meningite viral pode ser feito em casa pois, normalmente, é mais fácil que o tratamento da meningite bacteriana. No entanto, não existe um remédio ou antibiótico capaz de eliminar o vírus que está provocando a doença e, por isso, é importante controlar os sintomas.

Assim, durante o tratamento é recomendado:

  • Tomar remédios para a febre, como Paracetamol, segundo as orientações do médico;
  • Ficar de repouso, evitando sair de casa para trabalhar ou ir à escola;
  • Beber, pelo menos, 2 litros de água, chá ou água de côco por dia.

Geralmente, o tratamento para meningite viral pode demorar cerca de 2 semanas e, durante esse período, é aconselhado fazer avaliações médicas uma vez por semana para avaliar a evolução do tratamento.

Sinais de melhora da meningite

Os sinais de melhora da meningite surgem cerca de 3 dias após o inicio do tratamento e incluem diminuição da febre, alivio da dor muscular, aumento do apetite e redução da dificuldade para movimentar o pescoço, por exemplo.

Sinais de piora da meningite

Os sinais de piora da meningite surgem quando o tratamento não é iniciado rapidamente e incluem aumento da febre, confusão, apatia e convulsões. Em caso de piora dos sintomas de meningite é recomendado ir imediatamente ao pronto-socorro para evitar colocar em risco a vida do paciente.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...