Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para intoxicação alimentar

O tratamento para intoxicação alimentar consiste na reidratação com soluções específicas ou sucos de fruta, repouso e em uma dieta que facilite a digestão. Além disso, pode-se também ingerir uma cápsula de carvão vegetal duas vezes ao dia e tomar um analgésico como o paracetamol, para aliviar dores de cabeça.

Se 2 a 3 dias após o início do tratamento os sintomas da intoxicação alimentar piorarem ou não passarem, é necessário consultar o médico, pois pode ser necessário tomar antibiótico ou mesmo fazer um internamento hospitalar para uma lavagem estomacal ou intestinal.

Tratamento para intoxicação alimentar

O que comer 

Durante os 3 primeiros dias da intoxicação alimentar deve-se fazer uma dieta com alimentos líquidos e pastosos, para ajudar a diminuir os sintomas e facilitar a recuperação.

Os líquidos são fundamentais, podendo-se beber água, água de coco, sucos de frutas naturais, chás ou até comprar na farmácia sais de reidratação oral, que ajudam a repôr a quantidade de água e sais minerais perdidos no vômito e na diarreia, evitando a desidratação. Além disso, os alimentos mais indicados são:

  • Maçã e pêra assadas ou cozidas,
  • Banana,
  • Mingaus de maisena,
  • Arroz e frango cozidos,
  • Sopa de legumes coada,
  • Legumes cozidos como cenoura, abóbora ou batata.

Algumas pessoas também conseguem ingerir bolachas simples como bolachas Maria, Cream Cracker ou até pão e por isso, uma boa opção para o lanche é bater no liquidificador 3 a 4 bolachas Maria com maçã e banana. Veja o exemplo de um cardápio que ajuda a tratar a intoxicação alimentar. 

Após cerca de 3 dias, deve ser seguida uma dieta saudável e leve com alimentos cozidos ou grelhados evitando frituras ou outras gorduras.

Tratamento para intoxicação alimentar

Quais os remédios indicados

Um bom remédio para intoxicação alimentar é o carvão vegetal, que pode ser tomado logo no primeiro dia em que surgem os sintomas, isto porque o carvão vegetal vai absorver as toxinas que estão provocando os sintomas como diarreia. A dose recomendada é de uma cápsula de carvão vegetal, duas vezes ao dia. No entanto, se o médico indicar outro remédio, o carvão vegetal não deve ser consumido porque anula o efeito do medicamento.

Quando os sintomas envolvem dores de cabeça ou dores abdominais pode-se tomar um analgésico como o paracetamol para aliviar esses sintomas.

Além disso, pode ainda ser necessário tomar um antibiótico, mas só se for recomendado pelo médico. Veja outros remédios que podem ser utilizados.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...