Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para fibrose pulmonar

O tratamento para fibrose pulmonar, geralmente, envolve o uso de remédios corticoides, como a Prednisona ou Metilprednisona, e remédios imunossupressores, como Ciclosporina ou Metotrexato, prescritos pelo pneumologista, para aliviar a falta de ar e melhorar a respiração.

Em alguns casos, o médico pode ainda indicar o uso de Acetilcisteína, que é um remédio utilizado no tratamento de doenças pulmonares, para retardar o desenvolvimento da fibrose pulmonar, quando associado aos remédios corticoides.

Além disso, para facilitar a respiração, o pneumologista pode recomendar que o paciente utilize oxigênio em casa, especialmente para dormir ou fazer atividades diárias, como arrumar a casa ou subir escadas, por exemplo.

O tratamento para fibrose pulmonar não cura a doença, mas ajuda a aliviar os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente. No entanto, quando os sintomas pioram e o tratamento não faz efeito, pode ser necessário o paciente fazer um transplante de pulmão.

Fisioterapia para fibrose pulmonar

O tratamento fisioterapêutico para fibrose pulmonar ajuda a complementar o tratamento da doença através de exercícios respiratórios que melhoram o aporte de oxigênio para todo o organismo, facilitando a respiração do paciente.

Assim, a reabilitação para fibrose pulmonar, além de ajudar a aliviar os sintomas da doença, é capaz de melhorar a qualidade de vida do paciente, permitindo-lhe fazer as atividades de vida diária com mais facilidade.

Tratamento natural para fibrose pulmonar

O tratamento natural para fibrose pulmonar envolve a adoção de alguns cuidados diários que incluem:

  • Não fumar:
  • Evitar frequentar locais com fumaça ou poeira;
  • Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia;
  • Fazer nebulizações com soro fisiológico ou eucalipto, por exemplo;
  • Utilizar máscara quando não é possível evitar ambientes poluídos.

Estes cuidados ajudam a aliviar os sintomas, mas não substituem o tratamento médico, uma vez que os remédios são importantes para retardar a evolução da doença.

Sinais de melhora da fibrose pulmonar

Os sinais de melhora da fibrose pulmonar surgem alguns dias após o início do tratamento e incluem o alívio dos sintomas, como dificuldade para respirar, falta de ar, tosse seca e cansaço excessivo.

Sinais de piora da fibrose muscular

Os sinais de piora da fibrose pulmonar ocorrem quando o paciente continua a fumar, está exposto frequentemente a ambientes poluídos ou não faz o tratamento de forma adequada e incluem o agravamento da falta de ar, da tosse seca e do cansaço excessivo, assim como inchaço das pernas e dedos azulados ou arroxeados.

Saiba mais sobre a doença em: Fibrose pulmonar.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...