Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Baqueteamento digital: o que é, principal causas e como tratar

Atualizado em Outubro 2019

O baqueteamento digital, anteriormente conhecido como hipocratismo digital, é caracterizado pelo inchaço da ponta dos dedos e alterações na unha, como alargamento da unha, aumento do ângulo entre as cutículas e a unha, curvatura para baixo da unha e amolecimento das unhas, que pode ser acompanhada ou não por vermelhidão local.

O baqueteamento está normalmente associado a doenças pulmonares e cardíacas, sendo, portanto, um importante sinal indicativo de doenças graves. Dessa forma, ao ser verificado pelo médico a presença de baqueteamento, o médico pode indicar a realização de exames adequados para que o tratamento possa ser iniciado logo em seguida e, assim, promover a qualidade de vida da pessoa.

Como o baqueteamento digital pode estar associado a diversas situações além de doenças pulmonares e cardíacas, não há tratamento específico para essa situação. No entanto, a realização do tratamento da causa é suficiente para diminuir o inchaço e, por isso, o baqueteamento pode ser utilizado pelo médico como forma de acompanhar a evolução do paciente e resposta ao tratamento.

Baqueteamento digital: o que é, principal causas e como tratar

Principais causas

O baqueteamento digital pode ser hereditário ou acontecer como consequência de doenças graves, sendo principalmente associada a doenças pulmonares, como câncer de pulmão, fibrose cística, asbestose e bronquiectasia, por exemplo. No entanto, esse sintomas também pode ser consequência de outras doenças, como por exemplo:

  • Doenças cardíacas congênitas;
  • Linfoma;
  • Inflamações crônicas do sistema digestivo, como a doença de Crohn;
  • Alterações hepáticas;
  • Problemas relacionados à glândula tireoide;
  • Talassemia;
  • Síndrome de Raynaud;
  • Colite ulcerativa.

Ainda não se sabe o porquê do baqueteamento acontecer nessas situações, no entanto é importante que o médico leve em consideração esse sintoma e solicite a realização de exames para que se possa ser iniciado o tratamento adequado, já que o hipocratismo digital pode ser um dos sintomas iniciais de doenças graves.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o baqueteamento digital varia de acordo com a causa e a regressão do inchado dos dedos pode ser utilizado pelo médico como forma de avaliar a resposta do paciente ao tratamento.

Dessa forma, de acordo com a causa do hipocratismo digital, o médico pode recomendar a realização de quimio ou radioterapia, no caso de estar associada com doenças malignas pulmonares, ou uso de medicamentos e terapia com oxigênio. Nos casos mais graves de baqueteamento por doenças pulmonares, pode ser recomendada a realização de transplante de pulmão, no entanto essa recomendação é pouco frequente.

Nos casos que não estão relacionados com doenças respiratórias, o médico pode recomendar o uso de medicamentos específicos para a causa, além de mudança no estilo de vida.


Bibliografia

  • CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Etiologia e Fisiopatologia do Hipocratismo digital: uma manifestação de doenças graves. Link: <editorarealize.com.br>. Acesso em 02 Out 2019
  • MOREIRA, José da S. et al. Regressão do hipocratismo digital em pacientes com câncer de pulmão tratados cirurgicamente. Jornal Brasileiro de Pneumologia. Vol 34. 7 ed; 481-489, 2008
  • HEALTHLINE. Why Do Fingers or Toes Start Clubbing?. Link: <www.healthline.com>. Acesso em 02 Out 2019
  • PASTERKAMP, Hans; ZIELINSK, David. The History and Physical Examination. Disorders of the Respiratory Tract in Children. 9 ed; 2-25, 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem