Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Mecônio: o que é e o que significa

O mecônio corresponde às primeiras fezes do bebê, que possuem coloração escura, esverdeada, espessa e viscosa. A eliminação das primeiras fezes é um bom indicativo de que o intestino do bebê funciona corretamente, no entanto quando o bebê nasce após 40 semanas de gestação, há grande risco de aspiração do mecônio, o que pode levar a graves problemas. 

O mecônio é eliminado nas primeiras 24 horas após o nascimento devido ao estímulo da primeira amamentação. Após 3 a 4 dias, pode-se notar uma mudança na cor e consistência das fezes, o que indica que o intestino consegue desempenhar corretamente sua função. Caso não haja eliminação do mecônio em 24 horas, pode ser indicativo de obstrução ou paralisia intestinal, devendo ser feito outros exames para confirmar o diagnóstico.

Mecônio: o que é e o que significa

O que é sofrimento fetal

O sofrimento fetal acontece quando o mecônio é eliminado antes do parto, no líquido amniótico, que normalmente acontece devido a alterações no suprimento de oxigênio para o bebê por meio da placenta ou devido a complicações no cordão umbilical. 

A presença do mecônio no líquido amniótico e o não nascimento do bebê, pode levar à aspiração do líquido pelo bebê, o que é extremamente tóxico. A aspiração do mecônio leva à diminuição da produção de surfactante pulmonar, que é um líquido produzido pelo organismo que permite as trocas gasosas realizadas no pulmão, o que pode levar à inflamação das vias respiratórias e, consequentemente, dificuldade de respirar. Se o bebê não respira, há falta de oxigênio no cérebro, o que pode levar a danos irreversíveis.

Como é feito o tratamento

Logo após o nascimento, caso seja percebido que o bebê não consegue respirar sozinho, os médicos retiram secreções da boca, nariz e pulmões e administram surfactante para aumentar os alvéolos pulmonares e permitir as trocas gasosas. No entanto, se houver lesões cerebrais decorrentes da inalação de mecônio, o diagnóstico só é feito depois de algum tempo. Saiba o que é o surfactante pulmonar e como funciona. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...