O tratamento para a fascite plantar consiste no uso de compressas de gelo para alívio da dor, durante 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia. Analgésicos podem ser usados para controlar a dor e realizar algumas sessões de fisioterapia onde podem ser usados aparelhos e técnicas específicas.
Aplicar diariamente uma pomada anti-inflamatória, fazer uma massagem e alguns alongamentos são pontos importantes do dia a dia para ajudar na recuperação da lesão, mas também é importante evitar ficar muito tempo de pé e usar sapatos confortáveis e maleáveis. Saiba o que é e quais os sintomas da fascite plantar.
O tratamento para fascite plantar pode ser feito com:
1. Gelo

Você pode aplicar gelo enrolado num papel de cozinha e deixar atuar durante cerca de 15 minutos, duas vezes ao dia, porque o frio é bom para aliviar a dor e combater a inflamação.
Uma outra forma de aproveitar as propriedades do frio é colocar o pé numa bacia com água fria, com pedrinhas de gelo e deixar atuar 15 minutos.
2. Massagem

A massagem nos pés e na barriga da perna, também ajuda no tratamento, trazendo alívio dos sintomas e é uma forma fácil de se sentir melhor, podendo ser realizada em casa e por vezes no trabalho. Deve-se usar sempre um creme hidratante ou um óleo para deslizar melhor as mãos sobre os pés e para que a massagem seja mais agradável e eficiente.
Confira uma outra técnica que pode ajudar a aliviar a dor nos pés nesse vídeo:
3. Remédios
O médico pode recomendar o uso de pomadas para aplicar na região dolorida ou comprimidos, que não devem ser usados por mais de 5 dias consecutivos.
4. Fisioterapia

Na fisioterapia existem aparelhos como ultrassom, laser e iontoforese que podem ser usados em conjunto para desinflamar a fáscia, mas devem ser realizados quando prescritos pelo fisioterapeuta e por vezes pode-se optar por outros recursos.
5. Alongamentos
Os exercícios de alongamento podem ser feitos em casa todos os dias, são muito úteis para aliviar o desconforto e é uma técnica simples e fácil de fazer, várias vezes ao dia. Para alongar a fáscia, pode-se segurar na ponta dos pés, puxando-os para cima até onde a dor for suportável e manter esse alongamento por 30 segundos de cada vez, repetindo 3 vezes.
6. Splint para dormir

Uma outra estratégia que pode ser interessante é usar um splint no pé para dormir. Esse splint irá promover o alongamento da fáscia durante toda a noite, promovendo sua flexibilidade.
7. Exercícios para fortalecer os músculos dos pés

Como um dos fatores do desenvolvimento da fascite plantar é a fraqueza dos músculos intrínsecos do pé, os exercícios que são específicos para fortalece-los são essenciais para a recuperação após o alívio da dor. Uma boa posição é ficar sentado com os pés unidos, colando as solas dos dois pés e mantendo essa posição por aproximadamente 5 minutos, contados no relógio.
Para evitar que a fascite volte a aparecer, é aconselhado eliminar alguns fatores que favorecem o seu aparecimento.
As causas mais comuns da fascite plantar são a obesidade, uso de sapatos muito duros e esforço de repetição. Além de realizar o tratamento para a dor no pés, é necessário retirar o que está causando a doença, para que ela não volte com o passar do tempo.
Os obesos devem adotar uma dieta, para diminuir o peso sob os pés, e todos os pacientes devem comprar sapatos confortáveis, de preferência ortopédicos. Uma boa dica para comprar sapatos é ir à loja no final do dia, depois do trabalho, pois neste momento os pés estarão mais inchados, e se o sapato ficar confortável mesmo assim, ele está aprovado.
Quando voltar às atividades
Após o alívio da dor, ainda é importante manter o tratamento até à cura da lesão, assim é recomendado evitar usar salto alto durante todo o tratamento, preferindo um tênis macio. Quem pratica corrida não precisa abandonar completamente os treinos, somente as competições, para não piorar a dor.