O kinesio tape é uma fita adesiva resistente à água que é utilizada para acelerar a recuperação de uma lesão, aliviar dores musculares ou para estabilizar as articulações e preservar os músculos, tendões ou ligamentos, durante o treino ou competição, por exemplo, devendo ser colocado pelo fisioterapeuta ou pelo treinador.
O kinesio tape é feito de material elástico, permite o fluxo sanguíneo e não limita o movimento, podendo ser aplicada em qualquer lugar do corpo.
Essa fita promove o levantamento discreto da pele, criando um pequeno espaço entre o músculo e a derme, favorecendo a drenagem de líquidos que podem estar acumulados no local e que possam estar favorecendo os sintomas da lesão muscular, além de aumentar a circulação sanguínea local e promover melhor desempenho muscular e diminuição da fadiga.

Para que serve
As fitas de kinesio são utilizadas principalmente por atletas durante as competições com o objetivo de estabilizar e preservar as articulações e músculos, evitando lesões. Essas fitas também podem ser usadas por pessoas que não são atletas mas que possuem alguma lesão ou dor que atrapalha no dia a dia, desde que indicada pelo médico ou fisioterapeuta.
Apesar de poderem ser usadas para diversos fins, o uso das fitas deve fazer parte de um tratamento que engloba também fortalecimento muscular e exercícios de alongamento, além de outras técnicas para prevenir e combater lesões, sendo importante que o seu uso seja orientado pelo fisioterapeuta.
Principais benefícios
As fitas de kinesio podem trazer diversos benefícios, como:
- Melhorar o rendimento nos treinos;
- Melhorar a circulação sanguínea local;
- Diminuir o impacto sobre as articulações, sem limitar os movimentos;
- Conferir um melhor suporte da articulação afetada;
- Diminuir a dor no local lesionado;
- Aumentar a propriocepção, que é a percepção do seu próprio corpo;
- Diminuir o inchaço local.
Além disso, o kinesio tape também pode ser utilizado em gestantes que sofrem com dores lombares, possuindo bons resultados.
Como usar
Embora qualquer pessoa possa ter benefícios com o uso desta bandagem funcional, elas devem ser colocadas por um fisioterapeuta, médico ou treinador físico no local da lesão, a fim de oferecer um melhor suporte, evitar a dor e diminuir a fadiga muscular. Estas fitas adesivas podem ser colocadas em forma de X, V, I, ou em forma de teia, dependendo do objetivo do tratamento.
A fita é feita com material hipoalergênico e devem ser trocadas no máximo a cada 4 dias, não sendo necessário retirá-la para tomar banho.