Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

O que é Kinesio Tape, para que serve e como usar

O kinesio tape é uma fita adesiva resistente à água que é utilizada para acelerar a recuperação de uma lesão, aliviar dores musculares ou para estabilizar as articulações e preservar os músculos, tendões ou ligamentos, durante o treino ou competição, por exemplo, devendo ser colocado pelo fisioterapeuta ou pelo treinador.

O kinesio tape é feito de material elástico, permite o fluxo sanguíneo e não limita o movimento, podendo ser aplicada em qualquer lugar do corpo. Essa fita promove o levantamento discreto da pele, criando um pequeno espaço entre o músculo e a derme, favorecendo a drenagem de líquidos que podem estar acumulados no local e que possam estar favorecendo os sintomas da lesão muscular, além de aumentar a circulação sanguínea local e promover melhor desempenho muscular e diminuição da fadiga.

O que é Kinesio Tape, para que serve e como usar

Para que serve o Kinesio

As fitas de kinesio são utilizadas principalmente por atletas durante as competições com o objetivo de estabilizar e preservar as articulações e músculos, evitando lesões. Essas fitas também podem ser usadas por pessoas que não são atletas mas que possuem alguma lesão ou dor que atrapalha no dia a dia, desde que indicada pelo médico ou fisioterapeuta. Dessa forma, as fitas kinesio possuem diversos benefícios e aplicações, podendo ser usada para:

  • Melhorar o rendimento nos treinos;
  • Melhorar a circulação sanguínea local;
  • Diminuir o impacto sobre as articulações, sem limitar os movimentos;
  • Conferir um melhor suporte da articulação afetada;
  • Diminuir a dor no local lesionado;
  • Aumentar a propriocepção, que é a percepção do seu próprio corpo;
  • Diminuir o inchaço local.

Além disso, o kinesio tape também podem ser utilizadas em gestantes que sofram com dores lombares, possuindo bons resultados.

Apesar de poderem ser usadas para diversos fins, o uso das fitas deve fazer parte de um tratamento que engloba também fortalecimento muscular e exercícios de alongamento, além de outras técnicas para prevenir e combater lesões.

Como usar a Kinesio Tape

Embora qualquer pessoa possa ter benefícios com o uso desta bandagem funcional, elas devem ser colocada por um fisioterapeuta, médico ou treinador físico no local da lesão a fim de oferecer um melhor suporte, evitar a dor e diminuir a fadiga muscular. Estas fitas adesivas podem ser colocadas em forma de X, V, I, ou em forma de teia, dependendo do objetivo do tratamento.

A fita é feita com material hipoalergênico e devem ser trocadas no máximo a cada 4 dias, não sendo necessário retirá-la para tomar banho.

Bibliografia >

  • AY, Saime et al. The effectiveness of Kinesio Taping on pain and disability in cervical myofascial pain syndromeEfetividade do kinesio taping na dor e incapacidade na síndrome dolorosa miofascial cervical. Revista Brasileira de Reumatologia. Vol 57. 2 ed; 93-99, 2017
  • ARTIOLI, Dérrick P.; BERTOLINI, Gladson Ricardo. Kinesio taping: aplicação e seus resultados sobre a dor: revisão sistemática. Fisioter Pesq. 2014;21(1):94-99. Vol 21. 1 ed; 94-99, 2014
  • José Roberto de Souza Júnior. Effects of Kinesio Taping on the muscular performance of women with chronic lower back pain. O Mundo da Saúde, São Paulo. Vol 42. 3 ed; 494-511, 2018
  • KALINOWSKI, Pawel; KRAWULSKA, Anna. Kinesio Taping vs. Placebo in Reducing Pregnancy-Related Low Back Pain: A Cross-Over Study. Med Sci Monit. Vol 23. 6114-6120, 2017
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem