Tratamento para infecção por Escherichia coli (E. coli)

O tratamento para a infecção por Escherichia coli é feito com o uso de antibióticos, repouso, aumento da hidratação ou internamento hospitalar nos casos mais graves.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

A infecção por E. coli pode atingir o sistema gastrointestinal ou urinário, causando sintomas específicos como dor abdominal e diarreia, no caso de infecção intestinal, e dor e ardor para urinar, no caso de infecção urinária.

Leia também: 8 sintomas de infecção por Escherichia coli (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-e-coli

É importante que o tratamento para a infecção por E. coli seja iniciado assim que forem identificados os primeiros sintomas e o diagnóstico for confirmado, pois assim é possível combater a bactéria e evitar a progressão dos sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

6 tratamentos para E. coli

Os principais tratamentos para a infecção por Escherichia coli que podem ser indicados pelo gastroenterologista, urologista ou clínico geral são:

1. Aumentar da hidratação

O aumento da hidratação é um tratamento para E. coli que ajuda a evitar a desidratação causada pela diarreia, nos casos de infecção gastrointestinal.

Assim, é recomendado beber bastante água, soro caseiro ou soluções de reidratação oral, conforme orientado pelo médico de acordo com a gravidade dos sintomas.

Além disso, aumentar a hidratação também é importante nos casos de infecção urinária, pois ajuda a aumentar o volume e eliminação da urina e da E. coli das vias urinárias.

Leia também: 8 dicas para aliviar a infecção urinária rapidamente tuasaude.com/como-aliviar-infeccao-urinaria

Confira no vídeo a seguir como preparar o soro caseiro:

COMO FAZER SORO CASEIRO

02:34 | 3.044.304 visualizações

2. Fazer repouso

Fazer repouso é recomendado para o tratamento da E. coli pois ajuda a corpo a se recuperar mais rapidamente e a fortalecer o sistema imunológico para combater a infecção.

Essa recomendação é especialmente importante nos casos de gastroenterite, pois a pessoa pode se sentir mais fraca devido à diarreia.

3. Tomar antibióticos para E. coli

Os antibióticos para E. coli podem ser indicados pelo médico para eliminar a bactéria principalmente nos casos de infecção urinária.

Os principais antibióticos para infecção urinária por E. coli são:

  • Derivados do ácido fosfônico, como a fosfomicina;
  • Nitrofuranos, como a nitrofurantoína;
  • Sulfonamidas, como sulfametoxazol + trimetoprima;
  • Quinolonas, como levofloxacino ou ciprofloxacino;
  • Penicilinas, como amoxicilina ou ampicilina;
  • Cefalosporinas, como cefalotina;
  • Aminoglicosídeos, como gentamicina.

O antibiótico deve ser tomado pelo tempo de tratamento indicado pelo médico, não devendo-se interromper seu uso mesmo que o sintomas melhorem rapidamente. Confira os principais antibióticos para infecção urinária.

Nos casos de diarreia crônica por E.coli, os antibióticos normalmente não são indicados, a não ser que a infecção seja grave.

Nesses casos, o médico pode indicar antibióticos como rifaximina, azitromicina ou ciprofloxacino, por exemplo.

Leia também: Remédios para infecção intestinal (antibióticos e caseiros) tuasaude.com/remedio-para-infeccao-intestinal

4. Usar analgésicos

Os analgésicos, como paracetamol ou dipirona, podem ser indicados para ajudar a baixar febre causada pela infecção por E. coli.

Além disso, no caso da infecção urinária, o médico pode indicar um analgésico das vias urinárias, como a fenazopiridina, que ajuda a aliviar os espasmos sa bexiga e da uretra, e a sensação de dor ou ardor ao urinar.

5. Usar antiespasmódicos

Usar remédios antiespasmódicos, como butilbrometo de escopolamina (Buscopam ou Tropinal), pode ser indicado pelo médico para adultos para aliviar as cólicas intestinais ou do sistema urinário.

Leia também: Diarreia aquosa: 8 causas (e o que fazer) tuasaude.com/diarreia-aquosa

Esses remédios devem ser usados somente se indicados pelo médico, não sendo recomendados para crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

Além disso, o uso de remédios para parar a diarreia é contraindicado, pois impede que o organismo se livre das toxinas da bactéria do E. coli e causar complicações.

6. Internamento hospitalar

O internamento hospitalar para o tratamento da E. coli pode ser indicado pelo médico nos caos mais graves de desidratação por diarreia ou quando a pessoa não tolera a ingestão de líquidos.

Além disso, o internamento hospitalar também pode ser indicado nos casos de complicações da infecção urinária, como pielonefrite, por exemplo.

Nesses casos, o tratamento no hospital é feito com a aplicação de soro na veia e antibióticos.

Além disso, caso a pessoa desenvolva complicações devido as toxinas da E.coli, como a síndrome hemolítico urêmica, o médico pode recomendar transfusões de sangue ou diálise. Entenda o que é a síndrome hemolítico urêmica e tratamento.

Opção de tratamento natural

O tratamento natural para infecção por Escherichia coli pode ser feito como forma de complementar o tratamento indicado pelo médico e promover melhora dos sintomas e surgimento de complicações.

No caso da infecção urinária por E. coli, uma opção de tratamento natural é o consumo diário de suco de arando, pois dificulta a aderência da bactéria ao trato urinário, favorecendo a ação do antibiótico e facilitando a eliminação da bactéria na urina.

Leia também: 10 remédios caseiros para infecção urinária e como fazer tuasaude.com/remedio-caseiro-para-infeccao-urinaria

Já no caso da infecção gastrointestinal, é recomendado fazer uma alimentação leve e de fácil digestão, como pão, arroz e macarrão brancos, frango, peixe e frutas sem casca. Veja o que comer para diarreia.

Vídeos relacionados

COMO FAZER SORO CASEIRO

02:34 | 3.044.304 visualizações

GASTROENTERITE: o que comer nos 4 primeiros dias

10:06 | 179.342 visualizações

INFECÇÃO URINÁRIA: sintomas, tipos, prevenção e tratamento

13:01 | 4.110 visualizações