Infecção por Escherichia coli: sintomas e tratamento

Atualizado em março 2023

A Escherichia coli, ou E. coli, é uma bactéria naturalmente encontrada no intestino, mas que, quando está presente em grandes quantidades, pode causar uma infecção intestinal, com sintomas como diarreia, dor abdominal e enjoos, por exemplo.

Apesar das infecções intestinais por Escherichia coli serem comuns, a E. coli também causar infecções urinárias, que podem ser percebidas através de dor ou ardor ao urinar e cheiro mais forte do xixi, sendo mais frequente em mulheres.

Os sintomas de infecção por E. coli surgem cerca de 3 a 4 dias após o contato com a bactéria através do consumo de alimentos e água contaminados ou devido à chegada da bactéria no trato urinário devido à proximidade entre o ânus e a vagina, no caso das mulheres.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de infecção intestinal por E. coli

Os principais sintomas de infecção intestinal por E. coli são:

  • Diarreia constante;
  • Fezes com sangue;
  • Dor abdominal ou cólicas frequentes;
  • Enjoos e vômitos;
  • Mal estar geral e cansaço;
  • Febre abaixo de 38ºC;
  • Perda de apetite.

Caso os sintomas não desapareçam após 5 a 7 dias, é importante ir ao médico para que sejam feitos exames que possam identificar a bactéria. Caso seja confirmada a infecção por E. coli, o médico deve indicar o uso de antibióticos, bem como o repouso, alimentação leve e ingestão de bastante líquidos.

Sintomas de infecção urinária por E. coli

Alguns dos principais sintomas de infecção urinária por E. coli são:

  • Dor e ardor ao urinar;
  • Febre baixa persistente;
  • Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga completamente;
  • Urina turva;
  • Presença de sangue na urina.

A infecção urinária causada por E. coli é mais comum em mulheres devido à proximidade do ânus com a vagina, tornando mais fácil a transmissão da bactéria de um lugar para o outro. Para prevenir, a mulher deve beber bastante água, evitar o uso constante de duchas na região vaginal e limpar essa área na direção da vagina para o ânus.

O diagnóstico da infecção urinária por Escherichia coli é feito pelo médico de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa e resultado do exame de urina do tipo 1 e urocultura, que indicam se há infecção e qual o melhor antibiótico para tratar.

Teste de sintomas

Para saber se há possibilidade de ter infecção urinária por Escherichia coli, selecione os sintomas no teste a seguir:

  1. 1. Dor ou queimação ao urinar
  2. 2. Vontade frequente e repentina de urinar em pouca quantidade
  3. 3. Sensação de não conseguir esvaziar a bexiga
  4. 4. Sensação de peso ou desconforto na região da bexiga
  5. 5. Urina turva, escura, cheiro forte ou com presença de sangue
  6. 6. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º)

Como é feito o tratamento

O tratamento da infecção por Escherichia coli é feito de acordo com o tipo de infecção, idade da pessoa e sintomas apresentados, sendo normalmente indicado pelo médico o repouso e o uso de antibióticos, como Levofloxacino, Gentamicina, Ampicilina e Cefalosporina, por exemplo, por 8 a 10 dias ou de acordo com a recomendação do médico.

No caso da E. coli causar diarreia grave com presença de sangue nas fezes, pode ser indicado também fazer uso de soro para evitar a desidratação. Além disso, de acordo com a gravidade dos sintomas, o médico pode indicar remédios que aliviem a dor e o desconforto, como o Paracetamol, por exemplo.

É importante que durante o tratamento da infecção por Escherichia coli a pessoa tenha uma alimentação leve, dando preferência ao consumo de frutas, legumes e verduras, além de ingerir bastante líquidos para ajudar na eliminação da bactéria, no caso de infecção urinária, e prevenir a desidratação, no caso da infecção intestinal. Conheça mais sobre o tratamento para E. coli.