O que você precisa saber?

Tratamento para doença renal crônica

Para tratar a doença renal crônica é necessário identificar o que está causando o problema e iniciar o tratamento adequado para esse problema, de forma a piorar as lesões nos rins. Por isso, o urologista pode avaliar o historial de saúde para tentar achar uma possível causa e depois encaminhar para o médico especialista mais adequado para fazer o tratamento.

Tratamento para doença renal crônica

Além disso, quando a doença renal já está causando sintomas, o médico pode ainda recomendar o tratamento com:

  • Medicamentos para a pressão alta: devido à diminuição do funcionamento dos rins, existe um maior acúmulo de água que aumenta a pressão arterial. Por isso, o médico pode receitar novos remédios como Captopril ou Lisinopril, que além de baixar a pressão melhoram o funcionamento dos rins.
  • Remédios para o colesterol alto: o mau funcionamento renal aumenta o risco de ter colesterol alto. Dessa forma, o médico pode recomendar medicamentos para manter o colesterol baixo como Sinvastatina ou Atorvastatina.
  • Diuréticos como Furosemida ou Clorotiazida: ajudam a aliviar o inchaço provocado pelo acúmulo de água no organismo;
  • Suplementos de cálcio e vitamina D: fortalecem os ossos que podem ser enfraquecidos pela perda de minerais causada pela doença renal.

Uma dieta rica em frutas, legumes e vegetais, além do consumo de pouco sal e gordura, também é muito importantes para evitar que os rins fiquem sobrecarregados.

Para controlar as lesões renais e avaliar o sucesso do tratamento, o médico pode ainda pedir a realização frequente de exames à urina e sangue.

Tratamento para doença renal avançada

Nos casos mais graves, em que o tratamento foi iniciado muito tarde ou é difícil controlar as lesões provocadas nos rins, é possível desenvolver um caso de insuficiência renal.

Para tratar a insuficiência é necessário fazer diálise, que consiste em usar uma máquina para substituir a função dos rins e remover o excesso de líquidos e toxinas do sangue. Outra opção é fazer um transplante de rins, no entanto, pode ser bastante difícil achar um dador compatível.

Assista o vídeo da nossa nutricionista para saber o que pode comer e alguns truques para cozinhar os alimentos no caso de insuficiência renal:

Saiba mais sobre como é feito o tratamento da insuficiência renal.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...