Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Piodermite, fotos e tratamento

A piodermite é uma infecção na pele causada por bactérias que podem ter pus, ou não. Estas lesões são principalmente causadas por S. aureus e S. pyogenes e causa lesões na pele que formam crostas, bolhas, sendo bem delimitadas ou extensas, e por isso devem ser sempre observadas pelo médico para que o tratamento seja iniciado o quanto antes. 

Quando o tratamento desse tipo de lesão na pele não é feito com os antibióticos corretos as lesões podem piorar e chegar à corrente sanguínea se espalhando pelo corpo, o que é muito grave. Assim, sempre que surge uma lesão na pele que coça, dói, a área fica avermelhada e surgem crostas, bolhas ou descamação, deve-se buscar ajuda médica o quanto antes. 

Alguns exemplos de infecções bacterianas da pele são:

1. Furúnculo

Furúnculo
Furúnculo

O furúnculo é uma lesão muito dolorida, arredondada que pode surgir em qualquer parte do corpo, a região também apresenta coceira, mal-estar e febre baixa. 

  • Como tratar: Devem ser indicadas pomadas antibióticas como Furacin, Nebacetin ou Trok G, por exemplo, sob indicação médica. Saiba mais nomes de pomadas para furúnculo

2. Foliculite 

Foliculite
Foliculite

A foliculite é uma infecção da pele bastante comum devido a obstrução do folículo piloso, por um pelo encravado, mas quando se torna profunda pode se tornar um furúnculo havendo formação de pus.

  • Como tratar: Normalmente nos casos mais leves, esfoliar a pele com produtos esfoliantes é suficiente para desobstruir o folículo, mas se houver sinais de inflamação como intensa vermelhidão e inchaço deve-se ir ao médico porque também pode se transformar num furúnculo, sendo necessário usar uma pomada antibiótica, e nos casos mais graves nas lesões maiores, a toma de antibióticos também pode ser recomendada. Saiba como tratar a foliculite para que não vire um furúnculo.

3. Erisipela

Erispela
Erispela

No caso da erisipela além de vermelhidão extensa numa região da pele, também existem outros sintomas como dor de cabeça, febre e dor nas articulações. As áreas mais afetadas são as extremidades da pele e o rosto, e em alguns casos podem se formar bolhas na pele. 

  • Como tratar: É recomendado repouso, toma de analgésicos e antibióticos como penicilina ou procaína. Quando a erisipela não é grave o tratamento pode ser feito em casa, mas existem situações em que é necessário internamento no hospital com aplicação de antibióticos diretamente na veia. Saiba mais sobre o tratamento da erisipela

4. Celulite infecciosa

Celulite infecciosa
Celulite infecciosa

A celulite infecciosa é uma doença de pele causada por esfilococos que afetam as camadas mais profundas da pele causando sintomas como vermelhidão intensa, inchaço, pele muito quente e febre alta.

  • Como tratar: Devem ser usados remédios antibióticos, como Amoxicilina ou Cefalexina, por 10 a 21 dias. Nos casos mais graves a infecção pode se espalhar pelo corpo, sendo necessário internamento hospitalar. Saiba mais detalhes do tratamento da celulite infecciosa

5. Impetigo

Impetigo
Impetigo

O impetigo é causado por estafiloccos ou estreptococos, sendo mais comum em crianças, e pode se apresentar com bolhas ou não. O mais comum é afetar a região da boca e do nariz formando crostas secas de cor de mel. 

  • Como tratar: O médico pode indicar o uso de soro fisiológico para amolecer as crostas e depois aplicar uma pomada antibiótica como neomicina, nebacetin, mupirocina, gentamicina, retapamilina ou Cicatrene durante 5 a 7 dias, até que as feridas tenham cicatrizado completamente. Veja mais cuidados necessários para curar o impetigo.

6. Ectima

Ectima
Ectima

O ectima é muito semelhante ao impetigo, mas afeta as camadas mais profundas da pele e pode deixar cicatrizes, o mais comum é que aconteça como uma complicação de um impetigo mal tratado. 

  • Como tratar: Além de manter o local sempre limpo e seco, usando soro fisiológico e loção antisséptica, é preciso usar os antibióticos em forma de pomada, que sejam indicados pelo médico, e se não houver sinais de melhora em 3 dias, o médico pode recomendar a toma de antibióticos. Saiba mais detalhes do tratamento do ectima

7. Síndrome da pele escaldada 

Essa doença de pele é mais comum nas crianças que ficam com a pele grandemente afetada, com grandes áreas de descamação, febre, calafrios e fraqueza.

  • Como tratar: É essencial o uso de antibióticos pela veia e depois em forma de comprimidos ou xaropes, e cremes hidratantes para proteger a pele. 

Possíveis complicações 

As infecções bacterianas na pele podem se tornar graves, se espalhando por áreas maiores, e chegar, até mesmo, à corrente sanguínea, o que é muito grave. No entanto, isso só acontece quando o uso de antibióticos é iniciado muito tarde, quando a pessoa não usa os antibióticos corretamente, ou quando o antibiótico recomendado pelo médico não é o mais adequado para cada tipo de infecção.

Para evitar esse tipo de complicação é recomendado:

  • Ir ao médico logo que notar alguma alteração na pele; 
  • Usar o antibiótico receitado pelo médico, respeitando as doses, horários e número de dias;
  • Depois de iniciar o uso dos medicamentos, se não houver sinais de melhora em até 3 dias, deve-se voltar ao médico, especialmente se houver sinais de piora. 

Os sinais de melhora são a diminuição dos sintomas, da vermelhidão, normalização da temperatura, e melhor aparência das feridas. Já os sinais de piora são quando as lesões parecem estar maiores e piores, surgem outros sintomas como febre, aumento das bolhas ou pus, que inicialmente não estavam presentes na avaliação médica. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar