Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para caseum

O tratamento para caseum ou cáseos, que são bolinhas amarelas ou esbranquiçadas que se formam nas amígdalas, geralmente não é necessário, sendo apenas importante que se mantenha uma higiene bucal adequada.

Porém, quando os caseos amigdalianos causam sintomas como mau hálito, garganta inflamada ou dificuldade para engolir é recomendado iniciar o tratamento caseiro para caseum com:

  1. Gargarejos com 1 copo de água morna e 1 colher (de sopa) de sal, após comer;
  2. Gargarejos com enxaguantes bucais como Listerine, Tantum ou Halitus após lavar os dentes.

Já nos casos mais graves, em que estes tratamentos não aliviam os sintomas, é aconselhado consultar um otorrinolaringologista para fazer o tratamento com remédios para caseum, como Ibuprofeno, ou antibióticos como Amoxicilina, por exemplo.

Fotos dos caseum

Tratamento para caseum
Tratamento para caseum

Tratamento cirúrgico para caseum

A cirurgia para caseum na garganta só é utilizada em poucos casos quando os remédios não são capazes de combater o surgimento dos cáseos ou quando existe o desenvolvimento constante de amigdalites.

Nesses casos, a cirurgia utilizada é a amigdalectomia, que consiste em retirar ambas as amígdalas. O pós operatório nem sempre é fácil, pois os pacientes podem permanecer com muitas dores de garganta e ouvido durante vários dias. O uso de remédios para aliviar a dor como paracetamol ou aspirina está recomendado para aliviar o desconforto.

Outra opção é o uso de laser para remover caseum, pois fecha as cavidades amigdalinas, que são furinhos presentes nas amígdalas, impedindo a formação e acumulo das bolinhas amarelas na garganta.

Sinais de melhora do caseum

Os sinais de melhor do caseum podem demorar até 3 dias para surgir e incluem diminuição do número de bolinhas na garganta e redução do mau hálito.

Sinais de piora do caseum

Os sinais de piora do caseum são mais frequentes em pacientes que não fazem o tratamento ou que não apresentam boa higiene bucal e incluem dores de garganta, dificuldade para engolir e febre acima de 38º, devido ao surgimento frequente de amigdalites.

Se achou esta informação interessante, consulte também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...