Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tirar bolinhas brancas da garganta (caseum)

Atualizado em Novembro 2019

As bolinhas brancas na garganta, também chamados de cáseos ou caseum, surgem muito frequentemente, principalmente em adultos que têm amigdalites frequentes, e resultam do acúmulo de restos de alimentos, saliva e células da boca, sendo responsáveis pelo mau hálito, garganta inflamada e, em alguns casos, dificuldade para engolir.

Para tirar os cáseos que ficam presos nas amígdalas, pode-se realizar um gargarejo com água morna e sal ou com um enxaguante bucal, cerca de duas a três vezes ao dia ou remover manualmente com a ajuda de um cotonete, por exemplo.

1. Gargarejo com água morna e sal ou enxaguante bucal

Como tirar bolinhas brancas da garganta (caseum)

Para fazer gargarejos com água morna e sal, basta misturar um copo de água morna com uma colher de sopa de sal e gargarejar cerca de 30 segundos, 2 a 3 vezes ao dia.

Em alternativa à solução salina, os gargarejos também podem ser feitos com um enxaguante oral, que não deve conter álcool, já que esta substância aumenta o ressecamento e desidratação da mucosa bucal, aumentando a descamação de células, o que leva um aumento na formação de cáseos. O enxaguante deve ainda conter substâncias oxigenantes, de forma a prevenir o desenvolvimento de bactérias anaerobias, que contribuem para a formação de cáseos e mau hálito.

Alguns exemplos de enxaguantes com estas características são o Oral-B Complete Menta Natural, Oral-B Complete Hortelã, Colgate Periogard sem álcool ou Kin Cariax, por exemplo.

No entanto, se estes tratamentos não aliviarem os sintomas após 5 dias, pode ser necessário consultar um otorrinolaringologista.

2. Remoção com um cotonete

Como tirar bolinhas brancas da garganta (caseum)

Também se pode tentar remover os cáseos com a ajuda de um cotonete, pressionando gentilmente nas regiões da amígdala onde estão alojados os cáseos. Não se deve exercer muita força para evitar lesar os tecidos e, no final, o ideal é gargarejar com água e sal ou com um enxaguante adequado.

Confira ainda outras opções caseiras para retirar caseum da garganta.

Quando é necessário tratamento cirúrgico

A cirurgia só é utilizada em poucos casos, quando os remédios não são capazes de combater o surgimento dos cáseos, quando existe o desenvolvimento constante de amigdalites, quando a pessoa sente muito desconforto ou sofre de halitose que não se consegue tratar com outras medidas.

Nesses casos, a cirurgia utilizada é a amigdalectomia, que consiste em retirar ambas as amígdalas. O pós-operatório nem sempre é fácil, pois os pacientes podem permanecer com muitas dores de garganta e ouvido durante vários dias. Saiba mais sobre este tipo de cirurgia.

Outra opção é o uso de laser, que é uma técnica conhecida como criptólise amigdaliana e que fecha as cavidades das amígdalas, que são uma espécie de furinhos, impedindo a formação e acumulo das bolinhas amarelas na garganta.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora do caseum podem demorar até 3 dias para surgir e incluem diminuição do número de bolinhas na garganta e redução do mau hálito.

Sinais de piora

Estes sinais são mais frequentes quando o tratamento não é feito corretamente ou não existe boa higiene bucal e incluem agravamento da dor de garganta, dificuldade para engolir e febre acima de 38º, devido ao surgimento frequente de amigdalites.

Bibliografia >

  • CONCEIÇÃO, M. D. et. al.. Avaliação de um novo enxaguatório na formação de cáseos amigdalianos. Rev Bras Otorrinolaringol. 74. 1; 61-67, 2008
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HALITOSE. Cáseos amigdalianos: bolinhas malcheirosas que saem da garganta. 2019. Disponível em: <https://www.abha.org.br/fique-por-dentro/caseos-amigdalianos-bolinhas-malcheirosas-que-saem-da-garganta/>. Acesso em 13 Nov 2019
  • MARINHO, Antonio F. Amígdalas e adenóides - da infecção a obstrução. Revista Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facil. Vol.48(2). 25-32, 2010
  • LIMA, Davi A.A.D. Tratamento e manejo de pacientes com halitose tonsilar: uma revisão sistemática. Trabalho de conclusão de curso, 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • DROGARIA ONOFRE. Onofre. Disponível em: <https://www.onofre.com.br/>. Acesso em 13 Jun 2019
  • ORAL-B. Antisséptico Bucal Oral-B . Disponível em: <https://oralb.com.br/pt-br/produtos/antisseptico-bucal-oral-b-complete-menta-natural>. Acesso em 13 Jun 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem