Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser sensação de bolo na garganta

A sensação de bolo na garganta caracteriza-se por um desconforto na garganta que em alguns casos pode causar dificuldade para respirar. Este sintoma pode ocorrer por vários motivos distintos e em alguns casos é muito importante procurar ajuda médica, de forma a evitar complicações.

Os fatores mais comuns que podem causar sensação de bolo na garganta são:

O que pode ser sensação de bolo na garganta

1. Estresse e ansiedade

Reações emocionais como estresse e ansiedade podem causar sintomas como uma sensação de bolo na garganta, enjoo e vômitos, sensação de aperto no peito, tensão muscular ou tremores. Saiba reconhecer os sintomas de ansiedade.

Como aliviar

Para aliviar esta sensação causada pela ansiedade, pode-se recorrer a técnicas de relaxamento como yoga ou mindfulness, a ajuda de um terapeuta ou mesmo de um médico que pode receitar remédios calmantes

2. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, em direção à boca, podendo causar dor, ardência e inflamação e sensação de bolo na garganta. A intensidade dos sintomas depende da acidez do conteúdo do estômago e da quantidade de ácido que entra em contacto com a mucosa. Saiba mais sobre refluxo gastroesofágico e como tratar.

Como aliviar

Para reduzir a dor e desconforto que o ácido provoca na garganta, geralmente o tratamento consiste na administração de remédios inibidores da produção de ácido como o omeprazol ou esomeprazol ou antiácidos, como hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e bicarbonato de sódio.

3. Problemas na tireoide

A glândula da tireoide encontra-se localizada no pescoço e por isso pode sentir-se dor nesse local quando se identifica um nódulo ou caroço na região do pescoço, podendo o funcionamento da glândula da tireoide estar alterado.

Como aliviar

Caso o bolo na garganta ocorra devido a problemas na tireoide, o melhor a fazer é consultar o endocrinologista, que irá aconselhar o tratamento mais indicado

4. Edema da glote

Também conhecido por angioedema da laringe, pode surgir em caso de uma reação alérgica grave, que se caracteriza por um inchaço na região da garganta, causando a sensação de bolo na garganta e dificuldade para respirar. 

Como aliviar

Em caso de edema da glote deve-se ir imediatamente à urgência médica. Conheça os primeiros socorros para atuar nesta situação.

5. Miastenia Gravis

A Miastenia Gravis é uma doença que pode causar, entre outros sintomas, fraqueza dos músculos do pescoço que deixam a cabeça pendida para a frente ou para o lado. Esta alteração na força dos músculos, por vezes, pode causar uma sensação de bolo na garganta.

Como aliviar

O tratamento para miastenia grave consiste no uso de remédios que permitem um maior controle dos músculos, e na realização de uma cirurgia para retirada do timo, que em alguns casos pode melhorar a qualidade de vida do paciente. Saiba mais sobre o tratamento.

6. Distrofia miotônica

A distrofia miotônica é uma doença genética que se caracteriza pela dificuldade em relaxar os músculos após uma contração, sendo que os músculos mais atingidos são os da face, pescoço, mãos, pés e antebraços. Assim, é provável que pessoas com esta doença tenham uma sensação de bolo na garganta.

Como aliviar

O tratamento para distrofia miotônica pode incluir o uso de medicamentos como Fenitoína, Quinina, Procainamida ou Nifedipina, que aliviam a rigidez muscular e as dores causadas pela doença e fisioterapia, que leva a um aumento da força muscular. Veja quais os tipos de distrofia miotônica e como é feito o tratamento.

7. Câncer

Em casos mais graves, a sensação de bola na garganta pode dever-se a câncer no pescoço. Geralmente, caso se trate de câncer no pescoço, pode ainda sentir-se um caroço nesta região, rouquidão, dificuldade para engolir, engasgamento frequente, perda de peso e mal estar geral.

Como aliviar

Se a causa da sensação de bolo na garganta for um tumor, o médico deve realizar o tratamento tendo em conta a fase em que está o câncer e a história médica de cada pessoa.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar