Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para bicho geográfico e sinais de melhora e piora

Na maioria dos casos, o bicho geográfico é eliminado naturalmente do organismo após algumas semanas, não sendo necessário tratamento. No entanto, o médico pode indicar o uso de antiparasitários para aliviar os sintomas e ajudar a eliminar mais rapidamente o bicho geográfico.

O bicho geográfico, também conhecido como larva migrans cutânea, é uma infecção causada por um parasita, na maioria dos casos pelo Ancylostoma braziliensis, que infecta principalmente cães e gatos. Esse parasita é eliminado nas fezes desses animais e a larva fica presente no solo, sendo possível entrar na pele das pessoas, principalmente pelos pés, através de pequenos cortes ou ferimentos. Saiba como identificar o bicho geográfico.

Tratamento para bicho geográfico e sinais de melhora e piora

Remédios para bicho geográfico

Apesar de na maioria dos casos o bicho geográfico não ser necessário tratamento, já que consegue ser eliminada do corpo após algumas semanas, o clínico geral ou dermatologista pode indicar o uso de alguns remédios antiparasitários para diminuir a resposta inflamatória desencadeada por esse parasita e promover a eliminação mais rápida. Assim, os remédios mais indicados são:

  • Tiabendazol;
  • Albendazol;
  • Mebendazol.

Esses remédios devem ser usados de acordo com a recomendação do médico e normalmente o início do alívio dos sintomas acontece após cerca de 3 dias do início do tratamento, no entanto é importante que o tratamento seja continuado mesmo que não existam sintomas evidentes. Além dos remédios, pode-se aplicar gelo na região afetada para aliviar os sintomas.

Sinais de melhora e piora

Os sinais de melhora do bicho geográfico manifestam-se através da diminuição da intensidade dos sintomas, ocorrendo uma diminuição da coceira, da vermelhidão e do inchaço na pele. Além disso, a sensação de movimento por baixo da pele, que geralmente está presente, também diminui, assim como a lesão na pele em forma de mapa devido à morte das larvas.

Por outro lado, em alguns casos, podem surgir sinais de piora, onde a coceira e vermelhidão pioram e a lesão aumenta, sendo nestes casos importante consultar o médico para este possa indicar o melhor tratamento para a situação. Além disso, em casos mais graves, o fato de coçar pode favorecer o surgimento de infecções bacterianas secundárias, sendo necessário nesses casos o uso de antibióticos.

Como se pega bicho geográfico

O bicho geográfico está presente no intestino de animais domésticos, principalmente gatos e cachorros, sendo os ovos liberados nas fezes. As larvas presentes dentro dos ovos são liberadas no ambiente e evoluem até o seu estágio infectante, podendo entrar na pele e causar infecção quando:

  • A pessoa anda descalça na grama, areia da praia ou na terra;
  • As crianças andam descalças ou brincam com a areia dos parques infantis;
  • A pessoa deita na areia da praia sem toalha.

A principal medida a adotar para evitar pegar o bicho geográfico é evitar o contato com a areia ou terra, sendo, por isso, muito importante utilizar proteções como chinelos, sapatos ou toalhas. Além disso, os locais que geralmente são mais afetados são os pés, mãos, pernas, braços, antebraços ou nádegas. É importante também que os animais sejam desparasitados periodicamente para evitar a transmissão de doenças para as pessoas.

Bibliografia >

  • MAHON, Connie R.; LEHMAN, Donald C. Textbook of Diagnostic Microbiology. 6 ed. St- Louis, Missouri: Elsevier, 2019. 671; 674.
  • CDC. Parasites - Zoonotic Hookworm. Disponível em: <https://www.cdc.gov/parasites/zoonotichookworm/biology.html>. Acesso em 08 Abr 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem